retencao de desenvolvedores

#2 Podcast: Hacks para retenção de desenvolvedores, com Thuany Schutz da Involves

Com um aumento da oferta de novas oportunidades para desenvolvedores, tornou-se muito mais importante criar formas de reter esses funcionários com ações e estratégias diferentes, já que hoje um salário maior não é o principal motivo para mudar de emprego.

Muitos desenvolvedores valorizam muito mais os benefícios do dia a dia do que o salário no final do mês. Por isso, é muito importante estarmos preparados para evitar a rotatividade desses cargos valiosos, que muitas vezes são responsáveis por todo o negócio permanecer vivo.

Esse é o tema do nosso segundo podcast da série Inovar para Contratar! Dicas de hacks e um pouco sobre como a Involves faz para utilizar essas estratégias, do ponto de vista da Thuany Schutz, gerente de pessoas.

 

 

Confira as perguntas que rolaram durante a gravação:

 

1) Qual a relação dos valores da empresa com retenção de colaboradores?

 

Não podemos dizer que remuneração e benefícios não são atrativos para um colaborador, porém acredito que o que faz uma pessoa realmente ficar na empresa (de corpo e alma) é a identificação com valores e cultura. Prova disso é o caso de profissionais que ocupavam cargos de maior complexidade e vieram para nossa equipe para um cargo inicial de menor complexidade, em busca de uma cultura e de valores que realmente estejam presentes no dia a dia e que de fato acreditem.

Na Involves, todos os involvidos participaram da definição das melhores palavras que definem os valores em que realmente acreditamos, então quando eles veem isso nas nossas paredes (e não em quadrinhos como em empresas mais tradicionais) há um pouquinho deles ali. Além disso, as ações de gestão de pessoas, como nossa avaliação de desempenho, são construídas a partir dos nossos valores e estes também servem de base para nossa tomada de decisão.

 

 

2) Você percebe traços/características específicas de desenvolvedores? Quais são e qual seu impacto?

 

Sem dúvida. Eles possuem um estilo próprio. São profissionais que possuem bom raciocínio lógico, são críticos, estão sempre atentos às novas tecnologias (e adoram) e são autodidatas. Buscam meios de otimizar ao máximo seu trabalho e estão preocupados em realmente deixar uma marca por onde passam.

Sabemos que para ter sucesso nas nossas ações, precisamos pensar exatamente no nosso público. Como o desenvolvimento é uma área com grande representatividade, a atenção tem que ser ainda maior. Por isso, quando vamos pensar em algo, nos questionamos se faz realmente sentido para os nossos devs. Por exemplo, não teríamos sucesso em uma ação de cunho mais emocional com uma abordagem superficial. (Dia do abraço)

 

3) Quais são os principais motivos que os desenvolvedores resolvem sair da empresa?

 

Temos pouquíssimos casos deste aqui na empresa. Mas quando aconteceu foi uma combinação de uma proposta de remuneração agressiva com interesses pessoais (trabalhar perto de casa, mudança para Joinville).

 

4) Quais hacks você daria para Hacks para reter desenvolvedores na empresa?

 

  • Estar perto para saber o que realmente os motiva e direcionar ações para o foco;
  • Ter um canal de comunicação aberto com eles, ideias novas e boas sempre surgem. Dar oportunidade para ouvir e falar;
  • Compartilhar a estratégia da empresa e os passos futuros, eles querem realmente fazer parte e tem muito a contribuir;
  • Apresentar sempre novos desafios e oportunidades para trabalhar com as novas tecnologias do momento;
  • Dar autonomia e liberdade;
  • Reconhecer entregas significativas;
  • Fornecer capacitações de alta qualidade;
  • E, claro, remuneração alinhada com o mercado.

 

Veja também

Comentários

comentários