Skip to main content

4 maneiras de utilizar o GitHub para avaliar desenvolvedores

Um currículo técnico traz apenas um esboço da carreira de um desenvolvedor. Ele pode lhe mostrar alguns pontos relevantes sobre trabalhos anteriores e competências em programação, mas têm uma série de outros detalhes que você precisa saber antes de contratar um programador.

Felizmente, muitos desenvolvedores não se sentem acanhados em compartilhar seu trabalho no GitHub. Muito do que você irá encontrar em um perfil típico do GitHub pode parecer não fazer sentido se você nunca tiver escrito uma linha de um código. Mas existem algumas formas de Tech Recruiters utilizarem o GitHub para avaliar desenvolvedores. Aqui estão algumas que você pode tentar assim que acabar de ler esse post.

 

Confira com qual frequência eles estão contribuindo

 

Forks (ou cópias) de repositórios permitem que desenvolvedores trabalhem com o código de outra pessoa sem reescrever nada. Se eles querem compartilhar sugestões com o dono daquele repositório, eles podem submeter algo chamado “Pull Request.”

Como tech recruiter, você pode não entender o código que alimenta esses repositórios – mas forkings frequentes e pull requests podem te dizer muito quando você avalia desenvolvedores. Pensando em adicionar desenvolvedores a um time colaborativo? Um grande número de forks e pull requests é um bom sinal de que seu candidato tem paixão por codar e contribuir com a comunidade do desenvolvimento.

 

Tome nota de suas Pull Requests aceitas

 

Pull requests frequentes são um bom começo para avaliar desenvolvedores. Mas os donos dos repositórios não têm obrigação algumas de aceitas todas elas. Na verdade, uma pull request aceita é algo bem relevante, especialmente porque programadores postam seus trabalhos favoritos e pessoais frequentemente no GitHub.

Para tech recruiters, pull requests aceitas são significantes por duas razões. Elas te dizem que um desenvolvedor é um expert verificado nas linguagens de programação utilizadas em um dado projeto. Além disso, quando você descobre que a pull request de um desenvolvedor foi aceita em um repositório popular do GitHub, é uma maneira óbvia e lisonjeadora de elogiá-los em um e-mail de recrutamento.

 

Entenda seu nível de participação no GitHub

 

A Tabela de Contribuições te fornece a discriminação diária da participação de um desenvolvedor no GitHub. Cada contribuição é representada por um quadradinho verde, e a sombra desse quadrado indica o volume de atividade em um determinado dia. Isso significa que você só deve olhar para desenvolvedores com Tabelas de Contribuição repletas de quadradinhos verdes? Não exatamente.

Alguns desenvolvedores podem ser mais ativos no GitHub nos finais de semana, o que significa que codar é tanto um hobby quanto uma carreira para eles. Esse é o tipo de candidato que você deveria querer contratar.

Mas para outros, projetos open source são o principal componente de seus trabalhos. Esses desenvolvedores irão estar no GitHub com mais frequência durante a semana. Quando você faz o pitch da sua empresa para esse tipo de candidato, se certifique de ressaltar as oportunidades que eles terão de continuar trabalhando em projetos de open source enquanto membro do seu time.

 

Não descarte desenvolvedores com um número pequeno de Sources

 

O GitHub é uma ótima ferramenta para te ajudar a entender as habilidades de um desenvolvedor, mesmo sem saber codar. Mas seja cuidadoso, especialmente se o número de sources de um programador parecer um pouco baixa. Seus candidatos ideais podem trabalhar para o governo ou corporações privadas que não permitem que eles compartilhem seus códigos publicamente.

Como resultado, seus perfis do GitHub estarão um pouco mais esparsos se comparado ao dos seus colegas. Isso pode parecer uma bandeira vermelha, mas não cometa o erro de rejeitar um desenvolvedor unicamente por falta de atividade no GitHub.

 

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

 

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.

Link original: https://www.stackoverflowbusiness.com/blog/4-ways-tech-recruiters-should-use-github-to-evaluate-developers
Traduzido por: Cecilia Schmitz

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar