8 dicas para um perfil campeão

Todos que já passaram pela busca de uma nova oportunidade de trabalho sabem como pode ser desafiador se destacar em meio a uma multidão e encontrar aquela vaga que te faz brilhar os olhos. Para carreiras em tecnologia, esse desafio é ainda maior, porque envolve a comunicação de uma série de habilidades técnicas e especificidades que currículos tradicionais não costumam contemplar.

Auxiliar nessa busca utilizando tecnologia para facilitar os processos seletivos é o que impulsiona o trabalho da GeekHunter. E uma das ferramentas mais poderosas utilizadas para alcançar esse objetivo é a entrega de perfis qualificados e completos, que permitem uma análise inicial mais assertiva e profunda por parte das empresas.
Por isso saber criar um perfil bem estruturado influencia tanto no seu sucesso na GeekHunter. Neste post, vamos te dar dicas valiosas de como destacar o perfil.

1. Capriche na foto

Pode parecer um detalhe, mas sua foto vai ajudar a formar uma primeira impressão sobre você. Ter uma foto profissional e amigável é fundamental para passar uma imagem que inspire credibilidade. Fuja de fotos despojadas demais, dê preferência a locais com fundo neutro ou ambiente de trabalho.

A foto também é uma maneira de a empresa te identificar e memorizar o perfil, já que na listagem de candidatos são mostradas apenas as iniciais do nome.

2. Facilite o contato

Ao preencher seu perfil, não esqueça de informar um telefone válido e o nome do seu usuário no Skype. Apesar de o contato inicial com as empresas ser feito através da plataforma, as etapas seguintes do processo seletivo muitas vezes utilizam esses outros canais. Estar acessível é muito importante para não criar travas e para mostrar que você realmente está disponível e disposto a conversar.

Além disso, nossa equipe de Customer Success frequentemente dá suporte aos candidatos nos processos seletivos. Quanto mais fácil for encontrar você, maiores as chances de conseguirmos dar aquela força para que tudo ocorra da melhor forma possível.

3. Apresente-se nas suas palavras

Uma área do perfil que muitos candidatos não dão atenção, mas que faz toda a diferença para se destacar, é a apresentação. Ali você vai poder definir duas informações muito importantes: o seu cargo ideal e um resumo das experiências e interesses.

3.1. Cargo ideal

O cargo ideal é o título que melhor expressa a sua área de atuação e para o qual você almeja receber propostas. Aproveite para adicionar detalhes, como a sua tecnologia de especialidade e a senioridade. Por exemplo, Programador Back-end Ruby Senior. Isso deixa a informação mais rica e permite uma rápida compreensão de qual é o seu foco.

3.2. Resumo

O resumo é um espaço para sintetizar nas suas próprias palavras as experiências profissionais e as conquistas mais relevantes. É também onde você deixa claro o que procura para os próximos passos na carreira. É portanto, a sua chance de despertar interesse no seu perfil, antes de uma análise mais profunda e de mostrar a sua personalidade.

4. Esclareça seu foco e interesses secundários

Muitos desenvolvedores, apesar de terem um foco de carreira de preferência, estão abertos a receber propostas para áreas correlatas. Se for o seu caso, é importante que esses interesses fiquem claros no seu perfil. Por exemplo, você é Full-Stack, mas vagas Back-end também podem te interessar. Escolha Full-Stack como foco de carreira, marque que tem interesse em outras áreas e adicione Back-end como segunda opção. Isso vai permitir que as empresas que buscam desenvolvedores Back-end fiquem cientes de que não é o seu foco principal, mas evita que ignorem o seu perfil.

Na GeekHunter você pode adicionar até 3 áreas de interesse. Ao selecionar o tempo de experiência, não se esqueça de que ele se refere ao período no qual você de fato trabalhou exercendo a função.

5. Amplie seus horizontes, mas seja consciente

Estar disposto a aceitar propostas para vagas presenciais em outras localizações, que não a sua cidade de residência, pode aumentar consideravelmente as suas chances de receber convites. Especialmente, se você escolher cidades em que o setor tecnológico é mais desenvolvido e que, por consequência, a GeekHunter tem uma atuação mais forte, como Florianópolis – SC, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ.

Mas vá com calma, antes de adicionar 50 cidades nas suas preferências, faça uma reflexão. Você realmente se mudaria para essas cidades? Sabe um pouco sobre elas? É bastante frustrante para as empresas quando um convite é recusado por motivo de localização, sendo que a cidade constava no perfil. Por isso, amplie seus horizontes, mas seja consciente.

A ordenação das cidades também ajuda as empresas a entenderem as suas prioridades. Faça bom proveito do recurso 😉

6. Defina seu valor

A pretensão salarial é um importante filtro para as empresas e é um diferencial da GeekHunter em relação a outros serviços, como o LinkedIn, por exemplo. Ela ajuda as empresas a entenderem o valor do seu trabalho e a fazerem ofertas compatíveis com as suas ambições.

Se você tem dúvidas de que valor colocar, seu salário atual ou último salário recebido é uma boa referência. Aliás, é muito interessante que essa informação conste no seu perfil. Ela não vai ser mostrada para as empresas, mas ajuda a nossa equipe a entender o seu momento profissional.

Se você almeja empresas em outras cidades e está sem parâmetros para definir a pretensão salarial, uma ferramenta que pode te ajudar muito nessa tarefa é a Calculadora de Salários da GeekHunter. Ela é gratuita e vai te dar uma boa ideia de como está o mercado para determinado foco de carreira e região. Aproveite!

6.1. Diferenciando valores CLT e PJ

Na GeekHunter, é possível definir pretensões salariais diferentes para os regimes de contratação CLT e PJ. Salários PJ tendem a ser mais altos, já que nessa modalidade muitos benefícios garantidos pela CLT não estão incluídos. Se você não sabe como calcular o valor para o salário PJ, também existem ferramentas que podem te ajudar.

7. Conte a sua trajetória

O histórico profissional é parte fundamental do seu perfil. Especialmente no mercado de desenvolvimento, a experiência prática desempenhando funções e lidando com tecnologias conta muito.

Se você já tem um histórico bem descrito no LinkedIn, você pode importar facilmente esses dados para o seu perfil da GeekHunter. Basta baixar seu CV em PDF no LinkedIn e fazer o upload do arquivo na plataforma. Não se esqueça de marcar em cada experiência as habilidades desenvolvidas. Isso torna seu histórico mais legível e reforça a credibilidade na sua experiência real com cada tecnologia.

Se você ainda não tem seu histórico organizado, dedique um tempo para criar as descrições de cada experiência. Lembre-se de destacar não só as suas funções, mas principalmente os resultados que você conquistou em cada oportunidade. Se ainda não tem resultados, mostre o que aprendeu com cada uma delas.

7.1. Enriqueça seu histórico com certificados e projetos

Além das suas experiências profissionais também é muito interessante adicionar certificados e projetos ao seu histórico. Fez aquele curso para se aprofundar em uma tecnologia ou participou de algum projeto pessoal de que se orgulha? Tudo isso conta muito para deixar seu perfil ainda mais atraente. Também mostra que você gosta de se aperfeiçoar e é capaz de se engajar em prol de uma causa.

8. Adicione links para outras redes

Adicione links para o seu perfil em outras redes como LinkedIn, GitHub e Stack Overflow. Assim, o recrutador conseguirá fazer uma análise muito mais profunda do seu perfil, levando em conta fatores como rede de contatos, presença em comunidades e até mesmo qualidade de código.

Esse é um recurso muito valorizado pelas empresas e que certamente vai jogar a seu favor.

Resumindo, um perfil campeão deve ter:

  • Uma foto que inspire credibilidade;
  • Dados de contato que permitam agilidade na comunicação;
  • Cargo ideal detalhado;
  • Resumo das suas experiências e interesses;
  • Foco de atuação definido em ordem de prioridade;
  • Cidades para onde gostaria de receber propostas definidas em ordem de prioridade;
  • Pretensão salarial pautada no mercado;
  • Histórico profissional bem descrito e associado às habilidades;
  • Certificados e projetos;
  • Links que mostrem sua presença na internet.

Gostou dessas dicas? Então reserve um tempo para colocá-las em prática. Um perfil bem descrito vai acelerar e muito o seu caminho até o emprego dos sonhos.

Interessado em saber mais sobre como otimizar o seu currículo? Aqui você encontra dicas avançadas.

 

banner-candidato