Skip to main content
Recrutamento Inteligente

Como a automação será capaz de transformar em definitivo o recrutamento

A necessidade crescente de ferramentas de automação em RH alimenta a recente popularidade da Inteligência Artificial para o recrutamento.

O interesse pela automação para o recrutamento cresce com a previsão do aumento de volume de contratações para os próximos anos, pois sabe-se que o número de recrutadores não acompanha essa demanda.  

Em 2018, encontrar talentos de alto nível vai depender da capacidade do recrutador para automatizar de forma inteligente o seu fluxo de trabalho.

Também é esperado que os recrutadores operem com dados de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Os líderes em  recrutamento estão cada vez mais avaliando suas equipes pela qualidade da aquisição somada ao tempo de preenchimento da vaga.

De acordo com dados do LinkedIn, os indicadores-chave de desempenho mais importantes são:

  • Qualidade – é a prioridade para 60% dos líderes em aquisição de talentos
  • Tempo de preenchimento da vaga – é a prioridade para 28% dos líderes em aquisição de talentos

O progresso tecnológico transformou as finanças, as vendas, o marketing, e os especialistas acreditam que os próximos avanços ocorrerão em tecnologia de recrutamento.

Para os especialistas, por otimizar alguns aspectos do fluxo de trabalho, a automação em recrutamento aumentará as capacidades do recrutador.

Estes são as três maneiras principais em que a automação revoluciona o recrutamento.

1. Automação em recrutamento para a triagem de currículos

Uma das aplicações mais promissoras da automação em recrutamento é para a triagem de currículos, devido a três razões principais:

  • A atividade que mais consome o tempo dos recrutadores é a triagem manual de currículos.
  • Cerca de 88% dos currículos recebidos não atendem os requisitos da vaga.
  • Um recrutador despende uma média de 23 horas na triagem de currículos para uma única contratação.

Embora a triagem de currículos seja o grande gargalo em recrutamento, a tecnologia abordando esse desafio é recente.

O programa de triagem inteligente aplica o conhecimento adquirido sobre a experiência do empregado, suas habilidades e outras qualificações para automaticamente triar, classificar e priorizar novos candidatos.

O uso de automação em triagem de currículos reduz de modo extraordinário o tempo de contratação, pois automatiza uma tarefa de baixo valor, repetitiva e desagradável para a maiorias dos recrutadores.

Isso permite ao recrutadores aplicar o tempo em prioridades de maior valor, como as entrevistas com os candidatos para entender a fundo suas personalidades e traços culturais.

2. Automação em recrutamento para a pré-qualificação

No atual mercado voltado ao candidato, a experiência do candidato é fator determinante para que ele aceite ou recuse a sua oferta de emprego. A automação em recrutamento usando chatbots pode melhorar a experiência do candidato.

Dados do CareerBuilder mostram que 67% dos que estão buscando emprego ficam com uma impressão favorável da empresa ao receberem atualizações consistentes durante o processo seletivo.

A automação na forma de chatbots permite aos recrutadores fornecer essas atualizações em tempo real, fazendo perguntas relacionadas aos requisitos da vaga que levam à pré-qualificação e dando feedbacks, atualizações e sugestões para as próximas etapas.

Por automatizar tarefas repetitivas, como dar respostas às mesmas perguntas sobre a vaga, os chatbots aumentam a capacidade de pré-qualificação do recrutador, sem exigir mais do seu tempo.

3. Automação em recrutamento aplicada às entrevistas

A automação em entrevistas permite que o recrutador conduza entrevistas em qualquer lugar e horário.

A tecnologia de entrevista digital grava entrevistas com candidatos e avalia fatores como escolha de palavras, padrões de fala e expressões faciais para predizer o grau de adequação do candidato à vagas.

A automação em recrutamento aplicada à entrevista pode promover a qualidade da contratação por ser capaz de prover dados sobre a possibilidade de adequação do candidato à vaga bem como à cultura da companhia.

Conclusões sobre a automação para o recrutamento

Os especialistas também acreditam que a automação em recrutamento vai promover as capacidades dos recrutadores humanos e não substituí-los por completo.

A automação em recrutamento está mudando de três modos principais o recrutamento:

  1. A automação na triagem de currículos reduz o tempo de contratação por poupar aos recrutadores as horas gastas para ler os currículos.
  2. A automação da pré-qualificação através de chatbots aprimora a experiência do candidato ao prover feedback contínuo e em tempo real.
  3. A automação em entrevistas promove a adequação do candidato ao trabalho através da análise de suas palavras, padrões de discurso e expressões faciais.

Com o aumento da adoção da automação em recrutamento, o papel do recrutador sofrerá mudanças.

A aquisição de talento é papel do marketing, não de vendas. – Maren Hogan

Os especialistas preveem que, ao reduzir o tempo e melhorar a qualidade da contratação, a tecnologia possibilitará que os recrutadores sejam mais estratégicos, por terem mais tempo livre para a contratação proativa e o planejamento do trabalho.

Ironicamente, a automação em recrutamento humanizará os recrutadores, uma vez que suas habilidades para envolver e persuadir candidatos terão o papel principal na busca pelo talento.

Além disso, criamos um outro conteúdo sensacional com diversas dicas para te ajudar a recrutar o programador certo para o seu time de tecnologia.


Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.
Conteúdo Originalhttp://talentculture.com/3-ways-recruitment-automation-will-change-recruiting-forever

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar