busca por emprego

Como a busca por emprego varia entre as gerações

Recrutadores de diferentes esferas tendem a dividir as pessoas que buscam emprego em três grupos bem conhecidos: Baby Boomers, Geração X, e Millennials. É fácil diferenciar os membros de cada grupo a partir de certas características.

De acordo com os empregadores, não existe um estereótipo que favoreça um grupo em si. No entanto, é importante ajustar as estratégias de busca de emprego às peculiaridades da geração. Assim, é mais fácil se sentir confortável durante a busca e, eventualmente, atingir o objetivo.

Um peixe é muito mais confiante dentro d’água, não é mesmo? É por essa mesma razão que a busca por emprego varia entre as gerações. Continue lendo para entender como essa tendência funciona e isso irá te levar ao sucesso!

Peculiaridades básicas de cada geração

Baby boomers

Gerações mais novas podem considerar que os baby boomers estejam de fora dessa loucura do mercado atual. Porém, enquanto os jovens desdenham seus irmãos mais velhos, os baby boomers ocupam posições tentadoras sem dizer uma palavra.

Essa geração possui uma ótima vantagem – vasta experiência. Infelizmente, a maioria dela não a utiliza bem sendo inflexível, não confiante, e passiva. É importante esquecer os números do RG. Você pode ter 60 anos de idade, mas não está morto. Um vasto conhecimento, experiência e prática servem bem para qualquer posição!

Uma boa ideia seria se manter atualizado com o tempo, ser flexível e ativo. Se você está certo do seu potencial, e tem entusiasmo para trabalhar – simplesmente escreva um CV efetivo e deixe uma mensagem para o recrutador.

Geração X

Os membros da Geração X têm potencial para candidaturas perfeitas – eles ainda são jovens o bastante para entender as tendências modernas. Ao mesmo tempo, possuem conhecimento suficiente e desenvolveram habilidades para se tornar funcionários promissores. A Geração X é o meio-termo de ouro e muitos recrutadores iriam receber os representantes dessa geração em seu escritório.

No entanto, pessoas nos seus 30 e 40 anos, tendem a encontrar um balanço entre a família e o trabalho. Por esse motivo, eles geralmente procuram por uma posição flexível que se ajuste ao seu estilo de vida. Pode ser que leve tempo, mas é possível encontrar um trabalho adequado.

Se você faz parte da Geração X e seu entrevistador é um Millenial, é interessante que você enfatize seu entusiasmo, paixão e interesse pela posição. Se o seu entrevistador for um baby boomer, você tenha em mente que os interesses de vocês variam e você deveria ser cauteloso.

Millennials

Superficialmente, os Millennials, parecem ter tudo. Eles são excelentes líderes e influenciadores online, que se mantém atualizados com o tempo e as tendências modernas. Infelizmente, existem mais estereótipos em torno deles que os comparam com outras gerações. Preguiçosos, desorientados e mimados – esses estereótipos complementam a imagem dos Millennials.

A boa notícia é que é possível acabar com estereótipos. Um currículo excelente combinado com uma personalidade marcante e um discurso convincente na entrevista podem fazer milagres! Os Millennials devem enfatizar sua flexibilidade, habilidades tech, e habilidades bem sucedidas de construção de time. Não há recrutador algum que deixaria um candidato assim deixar um escritório.

Recomendações de trabalho comuns a todas as gerações

Combine a busca de emprego online e offline

Unindo a busca de emprego online e offline, as chances de encontrar o emprego certo aumenta para todas as gerações. Redes sociais, sites de busca de emprego, e outras alternativas online relacionadas funcionam melhor com a procura em jornais e classificados.

A GeekHunter é uma plataforma online que faz uma pré-seleção dos candidatos, entregando eles testados e prontos para a sua entrevista. Saiba mais.

Amplie seu network

Um network desenvolvido e poderoso é bom em qualquer idade. Una a presença online e offline novamente e faça contatos.

Reúna toda documentação

Todos os documentos devem estar em ordem. Mais do que isso, reserve um bom tempo para escrever uma efetiva cover letter, currículo, perfil do LinkedIn, portfólio online, etc. Todo documento de aplicação deve ser direcionado. Não pode conter nenhum erro. Se você tiver problemas, serviços de produção de currículo podem ajudar.

Envie notas de agradecimento após a entrevista

Millennials sabem que notas de agradecimento possuem um poder especial. Não esqueça de enviá-las depois da entrevista. O RH ficará lisonjeado.

Toda geração possui seus atributos positivos. É possível atingir o sucesso se você souber quais são seus pontos fortes e souber manejar seus pontos fracos. No fim do dia, não importa qual geração você representa. Um funcionário bom e de confiança sempre vence.

 

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

 

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.
Traduzido por: Cecilia Schmitz
Conteúdo Original: http://www.recruitingblogs.com/profiles/blogs/how-job-search-tactics-vary-by-generation