Skip to main content

Como dar um boost no seu negócio através do poder dos funcionários engajados

O engajamento do funcionário é uma filosofia de trabalho que busca tornar os funcionários focados, motivados e felizes – ao invés de apenas tratá-los como figuras dispensáveis.

O princípio dessa filosofia é que melhorando as condições de trabalho e priorizando a felicidade do pessoal, os funcionários se tornarão mais comprometidos com seus trabalhos e, com isso, aumentarão seu desempenho. Isso significa que o negócio irá funcionar de maneira mais efetiva, uma vez que os membros time irão até o fim para dar o seu melhor e gerar bons resultados.

Os benefícios de uma força de trabalho bem engajada não podem ser subestimadas. Faça com que seu time abrace as metas da empresa e você vai colher as recompensas por dezenas de vezes. Funcionários engajados são:

  • Motivados
  • Produtivos
  • Satisfeitos com seus empregos e menos propensos a deixá-los
  • Inovadores
  • Menos propensos a faltar
  • Uma contratação mais rentável

O problema é que o engajamento tem deixado de ser a regra. Quantas pessoas você conhece que têm calafrios toda segunda-feira de manhã? Pesquisas apontam que 78% das pessoas dizem sofrer do fenômeno da “Sunday Night Blues”, que significa que elas passam a maioria dos domingos se sentindo melancólicas e com medo do dia seguinte.

 

A Crise do Desengajamento

O desengajamento ao redor do mundo atingiu níveis críticos. Apenas 13% dos funcionários se dizem ativamente engajados. Isso significa que uma vasta maioria de funcionários ou não estão completamente engajados, ou pior, estão ativamente desengajados. O primeiro grupo não está particularmente motivado a trabalhos e quer apenas cumprir suas horas para ir embora. O segundo, odeia tanto seus empregos que irá passar o dia todo fazendo nada e pode ainda tentar sabotar os projetos do grande time.

De fato, funcionários ativamente desengajados e não engajados são basicamente uma cratera econômica. Empregadores pagam os seus salários mas recebem muito pouco em retorno, desacelerando o negócio e reduzindo lucros. É estimado que 340 bilhões de euros são perdidos todo ano no Reino Unido como uma consequência direta do desengajamento epidêmico. Até um funcionário miserável pode causar uma diminuição nas suas finanças, com uma média de 16.000 euros perdidos no salário por ano por conta do desengajamento.

O que torna os funcionários tão infelizes?

Preocupado com os níveis de engajamento do seu time? Aqui estão algumas das principais causas da infelicidade do time:

Má gestão

Nós todos tivemos uma má gestão em algum ponto ou outro, mas com 4 a cada 4 pessoas alegando que seu chefe é a pior e mais estressante parte do trabalho, alguma coisa está claramente errada. Funcionários estão sofrendo com gestões incompetentes ao redor do mundo. Alguns não têm comunicação ou não dão suporte ao seu time. Outros, se tornam micro gestores e insistem em monitorar de perto cada mini estágio de um projeto, enlouquecendo os membros do time.

Muitas vezes, a culpa não é necessariamente da gestão. É comum que cargos de gestão sejam a única maneira que um funcionário tenha de progredir e garantir um salário mais alto. Mas cargos de gestão requerem uma habilidade muito diferente das posições mais junior. Por exemplo, um programador ou um produtor de conteúdo exemplares não necessariamente dariam ótimos gestores. É muito comum acabar perdendo a experiência técnica de um funcionário talentoso atribuindo a ele a responsabilidade de um time que ele não sabe como gerir. Isso pode ser resolvido com a criação de caminhos alternativos para promoção e fornecimento de treinamentos adequados aos gestores, criando gestores e funcionários mais felizes.

 

Treinamento fraco

A falta crônica de treinamento tem feito a inefetividade dos funcionários decolar. Períodos de treinamento tradicionais foram substituídas por aprendizados do dia a dia do trabalho e observações dos membros do time.
No entanto, funcionários de longa data podem não ter tempo ou recursos para treinar pessoas novas e, ao mesmo tempo, cumprir suas responsabilidades. Então o treinamento acaba sendo aleatório e mal gerido.

O resultado final é uma força de trabalho ineficiente e infeliz. Afinal, como os funcionários podem entender suas responsabilidades quando níveis razoáveis de treinamento não são mais oferecidos como padrão? Claro, você está cortando gastos, mas como você poderá fazer dinheiro se ninguém sabe o que está fazendo?

Ofereça aos novos funcionários um treinamento abrangente como padrão da empresa. Como resultado, você estará construindo uma força de trabalho menos frustrada e bem mais capaz.

 

Salários baixos

A tradição do aumento anual de salário está sumindo aos pouquinhos. Mas com menos da metade de funcionários felizes com seu salário, e empregadores fazendo menos e menos dinheiro todo ano, isso pode se tornar uma das maiores causas do ressentimento dos membros do time. Um emprego vale a pena se você está mal conseguindo pagar as contas e vivendo de pagamento a pagamento?

Isso tem efeitos em cadeia ainda maiores. Se você começa em uma empresa nova, é provável que você tenha um aumento salarial maior do que se você ficasse onde estava. Na verdade, foi divulgado que se você permanece na mesma empresa por mais de dois anos, seu salário pode ser cortado pela metade ao longo do curso da sua vida.

Esse efeito significa que pessoas saltam de empregos com mais frequência para ganhar mais dinheiro, então o comprometimento tradicional de uma vida a um empregador não existe mais. E isso reduz o engajamento. Oferecer salários justos que condizem com os padrões da indústria, com escalas de pagamento que asseguram que todos recebam o mesmo tratamento.

Em adição, mudanças frequentes na carreira também estão tornando as pessoas mais solitárias. Amizades de longa data com colegas desapareceram junto com o conceito de um emprego para toda a vida. Promova um ambiente de ambiente de trabalho farto de eventos sociais e ajude a remediar isso.

 

Aproveite o poder do engajamento dos funcionários

Está bem claro que algo precisa mudar. Funcionários engajados estão mais envolvidos e animados com suas funções no trabalho. Eles trabalham melhor, entregam mais e buscam novidades para os seus projetos. Busque sempre novas formas de deixar seus funcionários engajados, pois eles ainda são os responsáveis pelas entregas da sua empresa.

 

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

 

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.
Traduzido por: Cecilia Schmitz
Conteúdo Original: https://theundercoverrecruiter.com/boost-employee-engagement/

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar