Novas oportunidades TI

Como ter sucesso na busca por novas oportunidades de trabalho

Num belo dia, você acorda, escova seus dentes, se olha no espelho e pensa: “hoje eu vou mudar de vida”. Mas será que está preparado para isso? Como fazer a melhor escolha sem ficar com aquele pensamento de que pode se arrepender? Encontrar o caminho desejado pode te deixar apreensivo, sim, mas não precisa ser tão difícil.

Antes de tudo, nada de ficar reclamando sobre o seu salário ou como o chefe te coloca em horas extras quase todos os dias. Está na hora de levantar a cabeça e a confiança precisa estar juntinha de você. Espernear não vai fazer você andar e oportunidades não costumam cair do céu, não é mesmo? Então, levanta da cadeira e vai buscar a sua chance hoje mesmo. Para isso, siga as dicas que preparamos pra você!

Defina o seu perfil

Há alguns anos atrás, aprendi que há três pontos fundamentais para que um empregado seja feliz em qualquer empresa: um bom salário, um ambiente de trabalho legal e sentir prazer no que faz. Esse lugar maravilhoso parece mesmo um oásis impossível de alcançar, então geralmente as pessoas dão mais importância a apenas um desses aspectos.

É curioso, no entanto, como o mercado de TI consegue agregar os dois primeiros de forma razoável. Com certeza, você já ouviu ou falou a um amigo sobre “a vaga X de analista que paga bem” e que ele deveria se inscrever porque “você já gosta de informática mesmo, por que não estuda um pouco e tenta?”.

Esse “oásis” que a gente vende, sem intenção, traz profissionais com pouco ou nenhum real interesse pelo setor, simplesmente pelo valor do dinheiro. Sem dúvidas, uns conseguem se encontrar, mas é bem comum aquele colega que vive reclamando da vida porque “programar é um saco”. Passamos uma imagem do que gostamos a outros que não necessariamente compartilham dos mesmos pensamentos.

Então, é importante saber realmente qual o seu perfil antes de arriscar de qualquer jeito. Você gosta de ficar horas na construção de código, prefere brincar com hardware ou tráfego de redes ou adora se comunicar com os outros na hora do happy hour? Acredite, a tecnologia da informação está tão ampla que há o caminho certo para você, mesmo que soe fora da curva.

Leia, escute, pense… Evolua

A velha máxima da computação é que ela não para, está em constante evolução. Todo ano, novos termos surgem – big data, machine learning, computação em nuvem, internet das coisas… – e tão importante quanto estar preparado para elas é estar pronto para a chegada delas.

Com isso, estudar não apenas foi essencial (afinal, uma boa base de aprendizado auxilia imensamente a ver como essas novas tecnologias funcionam) como continua a ser. Não dá pra achar que tudo que foi visto na faculdade há dez anos atrás vai se manter por outros dez. O mercado é exigente e esse pensamento é tão descartável quanto as pessoas que agem dessa forma.

Assim, a regra da casa é proatividade. Procurar se especializar, como falamos no nosso texto sobre certificação, pode dar aquele boost que faltava na hora de procurar uma nova oportunidade, além de aumentar o moral.

Não tem dinheiro para um certificado ou uma especialização? Sem problemas. Há diversas páginas na internet que oferecem cursos, gratuitos ou não, com uma qualidade excelente. Demos dicas nesse quesito em nosso artigo sobre fontes de informações para programadores, vale a pena dar uma olhada.

Da mesma forma, é importante se informar sobre o cenário. Procure revistas especializadas, siga pessoas influentes nas redes sociais, visite sites de notícias e leia bastante. Você pode até mesmo encontrar algo novo que desperte seu interesse e te dê novos horizontes.

Networking é poder

Chega daquela história de que todo “cara da informática” é um nerd trancafiado na frente do seu monitor o dia inteiro, sem tempo para as pessoas. A galera da TI nunca esteve tão conectada e ser comunicativo realmente chama a atenção.

Citando eu mesmo, “fazer um bom networking é aumentar as possiblidades de ter você e seu trabalho notado, bem como de fidelizar ou conseguir novos clientes ou até uma vaga num projeto desafiador”.

Como diz o e-mail do LinkedIn que todo mundo cadastrado na rede já recebeu pelo menos uma vez na vida, “80% das pessoas encontram emprego com a ajuda das pessoas que conhecem”. Não sei de onde eles tiraram essa estatística, mas meus dois primeiros empregos (de carteira assinada, ao menos) foram mesmo obtidos com a indicação de algum amigo, então acho que é confiável.

Siga a estrada das oportunidades

É verdade que nem toda chance vai aparecer à sua porta, mas algumas surgem quando você menos espera. Um caminho excepcional para isso são os recrutadores, presentes até mesmo o LinkedIn. Não é raro ter seu perfil na rede social analisado e, se ele for interessante, há a possibilidade de ser chamado por um deles. Foi assim que apareceu a oportunidade de escrever aqui, por sinal.

Outro caminho é procurar por métodos online. Serviços como o da GeekHunter estão frequentemente à procura de grandes talentos para serem chamados por inúmeras empresas parceiras, todas com ótimas chances de ser aquilo que você tanto procurava.

Não pense, corra atrás

Lembre-se: para mudar, é preciso perseverar. É ir de encontro à comodidade e seguir um caminho diferente, desafiador, porém por muitas vezes recompensador. Não há uma fórmula mágica e nem garantia de dar certo, mas saber onde pisar é a melhor forma para facilitar essa caminhada.

Portanto, vá em frente. Conheça-se bem e coloque na mente a estrada que deseja percorrer, evitando as curvas. Fique atento ao mercado e atualize seus conhecimentos, pois ele nunca é demais. Estar por dentro das tendências é mostrar comprometimento com a TI, e as empresas gostam disso.

Não perca a oportunidade de ir a eventos e meetups, e faça novos colegas e networking. Há sempre a chance de alguém ver e gostar do seu trabalho em uma dessas visitas ou simplesmente conhecer alguém que está atrás do seu perfil e da sua atitude.

Por fim, é hora de arriscar. Não foque apenas nos meios convencionais, como ir a entrevistas ou enfiar a cara em um jornal. A internet é seu habitat, então use-a bem ao seu proveito. É importante ser notado, então faça testes online, exiba seus talentos para todos e busque seu recrutamento.

Agora é com você. Ficamos aqui na torcida e esperamos que todo esse esforço valha a pena no fim. Quem sabe não possamos te ajudar nesse processo?

Entre para a elite de desenvolvedores

Veja também

Comentários