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Como ter uma equipe de TI inovadora

Quando pensamos em TI, automaticamente nos lembramos do conceito de inovação. Afinal, as empresas enfrentam novos desafios todos os dias, e esperam soluções diferentes para melhorarem resultados ou aprimorarem seus processos internos. Por esse motivo, o mercado de TI é um dos poucos em que a inovação não é um diferencial, mas, sim, o próprio produto, algo esperado pelo cliente que busca esse tipo de serviço. É claro que, para que a sua empresa ofereça isso, ela deve contar com uma equipe extremamente preparada.

O grande diferencial das empresas de TI inovadoras são as suas equipes, pois são elas que estão em contato diário com os clientes e processos internos. Podem trazer, portanto, novos insights para a sua organização, contribuindo para o aperfeiçoamento de produtos ou serviços. O mesmo acontece nas empresas que já contam com esse tipo de suporte internamente, uma vez que é do departamento de TI a responsabilidade não só pela manutenção de toda a infraestrutura interna, como também na detecção de pontos de melhoria.

No entanto, não é do dia para a noite que todos acordarão inspirados, apenas por uma decisão da gestão. É preciso ir além! Confira, a seguir, algumas dicas para que você consiga montar uma equipe de TI inspirada e inovadora em sua empresa!

Regras para quem precisa

Vamos imaginar uma fábrica. Normalmente, esse tipo de organização é muito bem estruturado. As regras necessitam ser obedecidas estritamente e os processos são fechados e controlados de perto, afinal, é preciso total controle de qualidade, máxima produtividade e deve-se diminuir ao máximo o risco de acidentes. Essa mesma fábrica, entretanto, não pode simplesmente adotar esta lógica para o seu departamento de TI, que geralmente são ambientes mais flexíveis.

Ambientes muito controlados costumam inibir a criatividade e, consequentemente, a inovação. Uma dica, portanto, envolve a criação de uma cultura interna específica para o departamento de TI, pautada no olhar crítico e na visão de futuro, independentemente do tipo de empresa.

Buscando na fonte

O processo seletivo para novos colaboradores do departamento de TI é fundamental para que se crie um ambiente inovador. Mesmo na área, ainda existe uma série de profissionais conservadores, atuando como verdadeiros técnicos.

Além de buscar por profissionais que tenham experiência na área de atuação da empresa, procure descobrir como enxergam a profissão, quais foram as contribuições que deram nas empresas em que trabalharam anteriormente, entre outros pontos. Além disso, crie situações durante a entrevista para perceber como resolvem problemas — isso é muito comum em empresas como o Google, por exemplo. 

Claro, contar com boas empresas de suporte é fundamental nesse momento. A GeekHunter, por exemplo, atua exclusivamente com a seleção de talentos de TI para outras organizações. O grande diferencial da plataforma é que a própria GeekHunter realiza um processo criterioso: os candidatos passam por uma análise de currículo e ainda realizam testes técnicos de lógica e programação. Assim, as empresas cadastradas na plataforma têm acesso aos perfis de top desenvolvedores já pré-selecionados!

Reforço na comunicação

Dados se transformam em informação, que, por sua vez, se transforma em conhecimento. Com o conhecimento, por fim, podemos começar a criar e inovar. É claro que, para que todo esse processo aconteça, é preciso estabelecer uma base de comunicação sólida no seu departamento de TI.

Em primeiro lugar, o banco de dados precisa ser facilmente acessado pelos profissionais e, principalmente, pelo gerente, para que possa realizar o planejamento e o monitoramento do seu departamento. Além disso, é preciso que a troca de informações seja dinâmica, por isso, investir em uma infraestrutura de comunicação interna também se torna algo extremamente eficaz. Um exemplo de ferramenta bastante inovadora e que vem contribuindo bastante nesse desafio de comunicação interna é o Slack.

Incentive as lideranças na equipe de TI

Por último, mas não menos importante, é preciso que o gestor entenda de uma vez por todas que ele não é a única liderança na sua empresa. Muitos colaboradores da área de TI podem manifestar uma aptidão para liderar, seja pela eloquência ou pelos feitos conquistados. Esses personagens são capazes de mudar o status quo, mostrando novos caminhos, inspirando os outros colaboradores e guiando todos para o mesmo sentido.

É fundamental que o gestor identifique essas lideranças. Em vez de sufocá-las — como se ameaçassem a sua posição dentro da empresa —, é preciso encorajá-las a trazer novos pontos de vista e a criar um ambiente interno mais coeso. Esse certamente é um bom caminho para estimular a inovação na equipe de TI da sua empresa!

Que outras estratégias você considera fundamentais para instigar a inovação? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências. Se curtiu o post, veja também “Como enfrentar a complexidade da contratação de desenvolvedores“.

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