Dicas e Truques Para Contratar um Desenvolvedor .NET Especialista Para Sua Empresa

A linguagem .NET permanece popular apesar das muitas tecnologias e plataformas para desenvolvimento de aplicações. Uma grande quantidade de websites e aplicações são construídos utilizando a linguagem .NET então, não é de se surpreender que sempre haja demanda para desenvolvedores .NET.

Como a .NET é escalável e vem evoluindo com o passar dos últimos anos, com muitas bibliotecas e ferramentas de fácil utilização, a necessidade de se contratar talentos qualificados para desenvolver aplicações .NET também aumentou. Porém, o processo de seleção para encontrar o candidato certo é muito importante quando você busca uma correspondência capacitada. Quais são os passos a seguir para garantir que seus critérios de seleção sejam impecáveis e contratar o melhor candidato? Vejamos:

O Que recrutadores Devem Saber?

Recrutadores técnicos geralmente estão cientes das tarefas do cargo e das palavras-chave utilizadas em portais de empregos para filtrar os candidatos certos. No entanto, é importante se lembrar de alguns pontos.

Desenvolvedores .NET são, basicamente, programadores de software que trabalham com esta tecnologia e utilizam qualquer uma das linguagens suportadas. Normalmente, eles estão familiarizados com pelo menos uma linguagem de programação, como C# ou VB.NET, além de stacks .NET, como WinForms, ASP.NET e WPF.

A lista de linguagens suportadas está aumentando e muitos programadores estão utilizando linguagens mais novas. Por isso, é importante identificar o conjunto de habilidades certas para seus funcionários e diferenciar o “interessante” do “imprescindível”.

Dependendo da sua necessidade, um desenvolvedor de back-end, um desenvolvedor UI ou um desenvolvedor full-stack, você deverá buscar pelas seguintes habilidades:

Linguagens pada desenvolvedores back-end:

  • .NET MVC
  • .NET Web API
  • Signal R

Linguagens pada desenvolvedores Front-end:

  • Angular JS
  • SaaS
  • Bootstrap

Além disso, essas habilidades são desejáveis:

  • Conceitos de programação orientada a objeto
  • Conceitos de programação .NET
  • Linguagem .NET
  • Windows Controls
  • Windows Workflow Foundation

Descrição da Vaga

Crie um descrição detalhada e minuciosa. Esta descrição deve definir e especificar exatamente as necessidades da empresa. Descrições que realmente descrevem o tipo de trabalho e projetos que a vaga envolve atraem candidatos de qualidade e em quantidade. Navegue por sites como o Skillcrush para compreender a terminologia técnica e utilizar as palavras-chave corretas.

Pesquisando nos Canais Certos

Você sabe onde encontrar os talentos da tecnologia? Sua estratégia de pesquisa deve girar em torno dos lugares onde os desenvolvedores .NET passam a maior parte do seu tempo. Seja um grupo do LinkedIn, Meetup, GitHub, StackOverflow, Quora, Reddit ou os costumeiros murais de empregos, não há escassez de talentos e você precisa buscar por eles de forma mais inteligente. A página de carreiras da sua empresa é um recurso óbvio, mas tente meios mais criativos como walk-ins e referências de funcionários para alcançar o melhor entre todos.

Pré-Selecionando Candidatos

Não olhe apenas para o tempo de experiência, mas para sua amplitude. Preste atenção às certificações e exames que eles já prestaram. Depois que você já tiver ordenado e peneirado pelas massas de currículos, você terá pré-selecionado seus candidatos ideais. Vale a pena mencionar que muitos recrutadores julgam apenas com base no currículo. Entretanto, um bom currículo ou um currículo fraco pode não representar um retrato fidedigno do valor de um candidato.

Se você suspeita que um candidato tem potencial apesar do currículo, utilize um software de triagem pré-contratação para avaliar o conhecimento prático do candidato. Softwares como o Interview Mocha possuem diversas avaliações online de .NET, que testam aspirantes a respeito das últimas versões da linguagem .NET e tecnologias relacionadas.

Perguntas da Entrevista

Finalmente, a entrevista é o passo mais crucial e perguntar as coisas certas pode te ajudar a tomar uma decisão melhor. Peça às suas equipes de tecnologia para montarem uma lista de cenários práticos e técnicos baseados em perguntas relacionadas ao trabalho que você espera que o candidato desenvolva. Pergunte aos candidatos a respeito de suas realizações e seus trabalhos mais desafiantes até hoje.

Analise, também, seu entendimento no processo do negócio e do que sua empresa está tentando realizar. Habilidades interpessoais como confiança, comunicação, relacionamento interpessoal e atitude são fatores extremamente importantes para obter sucesso na carreira e manter um ambiente de trabalho positivo. Felizmente, os recursos humanos tem um bom olho para encontrar candidatos com maior inteligência emocional, então tenha certeza de manter isto em mente.

Avaliações Práticas

Atualmente, é um procedimento padrão fazer com que candidatos pré-selecionados demonstrem suas habilidades com uma avaliação baseada em um cenário real após a entrevista. Existem muitos recursos online para fornecer esta avaliação, mas você também pode pedir que seu time de desenvolvimento formule algo baseado em necessidades reais. Como ações soam mais alto que palavras, os resultados da avaliação irão facilitar a seleção final.

Seguindo um processo sistemático você conseguirá escolher com sabedoria e encontrar a correspondência exata para seu time de desenvolvimento .NET. Você contratou um desenvolvedor .NET recentemente? Nós queremos saber mais sobre as entrevistas e os processos de seleção nos comentários.

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter em parceria com a RecruiteingBlogs.

Autor(a) Original: Ryan Williamson
Conteúdo Original: http://www.recruitingblogs.com/profiles/blogs/tips-and-tricks-to-hire-an-expert-net-developer-for-your-company

Veja também

Comentários