Skip to main content

Dicas infalíveis para entrevistas de emprego

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo. São inúmeras entrevistas para as posições disponíveis. Por isso, você precisa reconhecer alguns padrões e regras aplicadas nas entrevistas de emprego.

Todo o processo de entrevistas tem um simples objetivo: encontrar as melhores competências e os melhores candidatos. É extremamente importante distinguir a si próprio dos outros candidatos de uma maneira positiva de forma que você esteja no topo da lista.

Iremos apresentar algumas situações que são recorrentes nas entrevistas de emprego. Vamos trazer algumas dicas sobre como se portar. Apresentaremos as boas práticas que todo candidato deveria compreender antes de participar de uma entrevista de emprego. Aproveite essas orientações para sair na frente e ser bem sucedido nas suas próximas entrevistas!

Obter o máximo de informações

Antes de participar de uma entrevista de emprego você precisa descobrir em que terreno está pisando. Consulte o website da empresa e estude sobre os seus negócios, produtos, serviços e principais clientes. Conhecendo um pouco sobre o ramo de atuação da empresa, você terá o embasamento mínimo necessário para compreender as questões e os cenários relacionados.

Estando contextualizado, você poderá dialogar melhor com os entrevistadores e ganhará pontos extras durante o processo. Na maioria das vezes, uma simples consulta de cinco minutos é suficiente para isso. Quer ganhar um ponto extra a mais? Então consulte sobre um concorrente nos negócios da empresa. Apresente essas informações no momento adequado durante a entrevista.

Na sequência, consulte o LinkedIn da empresa. Por lá é possível identificar alguma pessoa conhecida ou mesmo avaliar o perfil dos funcionários que já desempenham função semelhante a que você estará competindo. Nesse mapeamento você conseguirá identificar pontos fortes e até mesmo pontos que você não domina tão bem. Use esse conhecimento estrategicamente a seu favor focando nos seus pontos fortes!

Através do LinkedIn também é possível observar o que a empresa está compartilhando, até mesmo sua cultura e seus valores. Entendendo qual o perfil da empresa você conseguirá obter algumas respostas. Por exemplo, se a empresa tem um perfil descontraído e informal provavelmente a questão do dress code não é tão relevante.

Referências e conselhos

Caso você conheça alguém na empresa isso poderá ser muito valioso. Tendo alguém para fazer uma referência e te recomendar é meio caminho andado. Portanto, aquela máxima de ter bons relacionamentos profissionais e um networking ativo é sempre verdadeira e deve ser cultivada.

Outro ponto para observar é que somente quem trabalha na empresa e vive o dia a dia é capaz de conhecer os detalhes. Às vezes, forma e conteúdo são bem diferentes. Ou seja, o conteúdo e a rotina da empresa é bem diferente da forma que o marketing apresenta a empresa ao mundo externo. E somente quem vivencia internamente consegue ter essa visão.

Procure o seu colega e peça conselhos. Tente descobrir como é na prática o processo seletivo, o ambiente da empresa e o perfil das pessoas. Essa “pré-entrevista” que você faz com seu colega pode ser sua carta na manga e o diferencial para que a vaga seja sua. E nesse caso, será por sua conta o Happy Hour para comemorar o emprego novo.

Estudar perfil dos entrevistadores

É importante saber quem irá te entrevistar. Tente discretamente descobrir todas as pessoas que irão te entrevistar em cada uma das etapas do processo. Com essa informação, mãos a obra: pesquise publicamente o perfil dos entrevistadores – redes sociais e LinkedIn. Busque conhecer a trajetória profissional, interesses, aptidões e até mesmo hobbies.

Em muitos casos é possível identificar as ferramentas e plataformas que essas pessoas trabalharam e dominam. Caso desconheça completamente dessas ferramentas, é tempo para rapidamente espiar. Fique atento para reconhecer as tendências sugeridas pelo perfil dos entrevistadores.

Compile tudo e esteja melhor preparado para o que te espera, baseado no perfil pessoal e profissional das pessoas. Lembre-se, uma contratação é em primeira instância um voto de confiança de que você é o mais apto para a oportunidade, sendo essa relação também estabelecida em torno da sinergia interpessoal.

Dress code

Por definição, o dress code é o conjunto de regras – explícitas ou implícitas – transmitidas através do vestuário e/ou outros sinais da aparência humana.

Embora muitas empresas se apresentem de forma neutra e isenta em relação a regras de aparência, a forma como você se veste e se apresenta em uma entrevista de emprego é sim importante.

No contexto de uma entrevista de emprego, o que se recomenda nesse sentido é a neutralidade. Ou seja, nunca formal demais e nem informal demais. Durante a entrevista, o candidato deve escolher se apresentar de forma que a questão do dress code não influencie negativamente, sempre é claro mantendo sua personalidade.

Outra dica é identificar qual o padrão seguido pelos outros funcionários da empresa. Isso pode ser feito observando as mídias sociais ou mesmo questionando a pessoa do RH que você está em contato na empresa.

Na ponta da língua

Algumas questões são recorrentes em entrevistas de emprego. Esteja preparado para endereçar as respostas mais apropriadas. Alguns exemplos:

Conte-nos sobre a sua posição atual…

Entrevistadores querem saber com o que você está trabalhando atualmente. A razão para isso é simples: o mundo do desenvolvimento de software evolui muito rapidamente e o que você fez no passado é importante para o seu background profissional, porém é menos relevante do que sua experiência recente. Quando os entrevistadores fazem essa pergunta eles querem relacionar seus skills com as necessidades da vaga que a empresa está oferecendo.

Qual seu nível de experiência com XYZ?

Quando os entrevistadores perguntam sobre seu nível de experiência com uma tecnologia, eles realmente querem descobrir como você está trabalhando e não quanto tempo você tem de experiência. Quando for falar sobre o seu nível de experiência enfatize os desafios que você enfrentou e como aplicou a tecnologia, demonstrando com exemplos.

Qual o maior desafio você já enfrentou e como você lidou com ele?

Essa é uma pergunta que aparece em entrevistas de emprego de todas as áreas. Na área de desenvolvimento há pontos a considerar para formular o contexto correto da resposta. Em geral, elabore uma resposta sucinta – uma frase pontuando um cenário específico. Coloque o foco em suas ações para resolver o problema, não se apegue tanto aos detalhes técnicos. Nesse momento os entrevistadores não estão interessados em saber tecnicamente como o problema foi resolvido, mas sim na sua capacidade de resolver problemas e a proatividade das suas atitudes.

Conte-nos um pouco sobre você…

Muitos candidatos tentam responder essa pergunta de forma muito profunda, falando sobre aspectos desnecessários de se abordar em uma entrevista, como estórias pessoais e relacionamentos. Na verdade o que o entrevistador está tentando decifrar é se sua personalidade é alinhada a área de desenvolvimento.

Por exemplo, se você gosta de montar e desmontar equipamentos, pontue que é um hobby que requer paciência e atenção aos detalhes, focando indiretamente em aspectos da sua personalidade. Falar um pouco sobre temas relacionados a sua formação acadêmica ou sobre alguma atividade complementar – como um voluntariado – também são bem vistos. Tente não estender muito sua fala entrando em detalhes, ao invés disso crie um diálogo com o entrevistador sobre o assunto.

 

Preparar-se para entrevistas de emprego não é difícil, mas você precisa estar consciente que para ser bem sucedido é necessário investir tempo e dedicação. Os dois pilares essenciais que você precisa sempre relembrar são: o que eles querem e o que você tem para oferecer.

Faça a lição de casa e aplique essas dicas nas suas próximas entrevistas. Se você tem alguma outra dica infalível e de sucesso em entrevistas, compartilhe conosco!

 

banner-candidato

Silvio Mendes

Silvio Mendes

Content Manager em GeekHunter
Silvio Mendes

Últimos posts por Silvio Mendes (exibir todos)

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar