Dicas para gravar seu vídeo de apresentação

Um vídeo de apresentação é um recurso valioso que disponibilizamos aos recrutadores. Ele permite uma análise rápida dos pontos mais relevantes da sua carreira e das suas expectativas. Também é uma aproximação mais pessoal, onde as empresas podem conhecer um pouquinho da sua personalidade e do seu jeito de se comunicar.

Um bom vídeo de apresentação economiza tempo de todo mundo. Dos recrutadores, que tem informações mais ricas para análise, e seu, porque evita contatos desnecessários com empresas não potenciais.

Neste texto vamos dar dicas de como planejar e gravar um vídeo que vai atrair a atenção dos recrutadores.

 

Preparando a gravação

 

Para gravar seu vídeo não é necessário ter uma câmera profissional nem equipamentos muito específicos. Atualmente há uma grande variedade de celulares e notebooks que têm uma excelente câmera e que filmam em HD. Provavelmente você tenha uma também.

No caso do celular, lembre-se de deixar o aparelho na horizontal – deitado – e direcionado ao seu rosto, cortando próximo ao tórax. O objetivo do vídeo deve ser você e não objetos ou outros elementos da sua casa.

Procure um local silencioso para a gravação, e de preferência com um fundo neutro, sem muitos objetos que chamem a atenção. Evite espaços grandes e vazios, pois o som pode reverberar nas paredes e prejudicar a qualidade da gravação.

Recomendamos gravar o seu vídeo durante o dia, com iluminação natural. Para melhor aproveitar a luz, abra totalmente a janela, posicione-se de frente a ela e coloque a câmera na sua frente, contra a luz. Nunca deixe a iluminação atrás de você, além de não iluminar seu rosto causará um contraste difícil de ser corrigido pelo próprio celular.

Vista-se da mesma maneira que você iria a uma entrevista presencial. Grande parte das empresas clientes da GeekHunter tem um ambiente mais descontraído, sem dress code. Então não é necessário muita formalidade na hora de se vestir. Mas claro, tenha um pouco de cuidado, roupa de praia também não é o ideal. =)

 

Roteiro – o que você precisa falar

 

Sugerimos que você comece o vídeo se apresentando. Diga a formação acadêmica e resuma a sua experiência profissional. Realce suas qualidades, competências e realizações.

Escolha um projeto que você tem muito orgulho de ter participado, de preferência que tenha relação com ao seu foco de carreira. Fale sobre ele e comente sobre as suas contribuições. Termine o vídeo explicando quais são as suas principais ambições para o futuro.

Recomendamos que a gravação tenha de um a quatro minutos, no máximo. Este vídeo é somente para despertar a curiosidade do recrutador em ter uma conversa pessoalmente com você.

 

Gravação

 

Nada de ler e nem falar um texto decorado. A não ser que seja um bom ator, um texto decorado vai soar artificial. Procure agir como se estivesse frente a frente com o recrutador, em uma conversa.

Sua missão é deixar seu público curioso, ou seja, interessado em conhecer mais a fundo sobre seu perfil. Assim, não é necessário contar a história inteira da sua vida. Remova todos os pontos que fujam da essência da sua missão.

 

Checklist do que NÃO fazer

 

✕ não grave o vídeo de noite ou em ambiente escuro;
✕ não posicione-se com um foco de luz atrás de você;
✕ não grave com o celular na posição vertical (em pé);
✕ não coloque dados para contato no vídeo (vídeos com contato serão removidos);
✕ não mencione datas, isso pode deixar seu vídeo desatualizado com o tempo;
✕ não leia seu roteiro nem fale um texto decorado;
✕ não detalhe demais o seu histórico;
✕ não grave um vídeo muito longo, recomendamos no máximo 4 min de duração.

 

Checklist do que fazer

 

☑ pegue uma câmera ou celular;
☑ vá para um lugar silencioso e bem iluminado (de preferência com luz natural);
☑ faça um teste de áudio e vídeo antes de gravar;
☑ vista-se como se você fosse a uma entrevista presencial;
☑ pense no seu roteiro antes de gravar;
☑ grave a sua apresentação;
☑ atente-se para a duração do vídeo (deve ter no máximo 4 min);
☑ assista ao vídeo e avalie o resultado;
☑ se necessário, grave novamente;
☑ suba seu vídeo na GeekHunter e deixe seu perfil ainda mais forte!

Comentários

comentários