Skip to main content

Entenda o que faz do software de recrutamento uma ferramenta essencial ao gestor de RH

Com a revolução tecnológica, a área de gestão de pessoas se reinventou. E mais do isso: foi alçada a um outro patamar de importância nas organizações. Saber prospectar e selecionar talentos de forma inovadora e inteligente nunca foi tão essencial como hoje

Tem tecnologia para tudo, certo? Portanto, é lógico que o setor de RH não ficaria de fora desse movimento. Precisamos – e precisaremos sempre! – dos melhores no nosso time. A diferença é agora dá para fazer com que esse processo se dê da forma mais automatizada possível, o que resulta em mais eficácia, rapidez e economia. Os recursos tecnológicos vieram trazer mais assertividade ao trabalho de prospecção e seleção de profissionais.

A interação humana já não é uma condição no topo da lista da maioria das pessoas. Do banco à farmácia, da comida à marcação médica, dos filmes ao papo com os amigos, normalmente há uma tela no meio caminho.

No meio do caminho tinha uma tela. Tinha uma tela no meio do caminho

Vivemos uma Era em que o senso de urgência nos move porque, afinal, temos acesso a ferramentas que agilizam as nossa vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente falando. Experimentamos, gostamos e queremos cada vez mais! Por isso, não é exatamente uma surpresa que muitos processos de RH tenham virado de ponta cabeça, nos últimos anos.  E, ironicamente, ao mudar, a área saiu ainda mais fortalecida porque não remou contra o movimento, mas conseguiu garantir uma performance ainda melhor,  ao identificar os ganhos complementares trazidos pela revolução tecnológica.

Não se trata de data X human

O pulo do gato é justamente a união entre data X human! Não adianta acesso a montanhas de dados se não houver interpretação.  Já comentamos aqui, em outros posts, sobre o finado tempo em que a planilha de Excell e o telefone eram os melhores amigos de um RH. Ou inimigos, melhor dizendo. Porque pensem na profusão de informações para serem triadas, compiladas, interpretadas e confirmadas em entrevistas presenciais… uma jornada e tanto!

Não há tempo para chorar o leite derramado. Inês é morta, como diria o poeta. É aceitar o desafio e se reinventar. Para isso, é preciso acabar com o preconceito em torno da automatização – automatizar não significa fim do talento humano no processo. Aliás, é preciso esse talento para unir essas duas pontas.

É fundamental um trabalho de sensibilização para a mudança. Não há desconfiança que resista a dados. O quanto antes os profissionais de RH entenderem a importância de enriquecer o seu dia a dia com tecnologia, mais rápido as empresas darão um passo importante em direção a outros ganhos que a melhoria no processo de contratação permite – ser reconhecida como um great place to work, por exemplo.

Não se trata, portanto, de escolher entre um processo 100% humano ou 100% máquina. Até porque é a combinação dos dois que muda tudo. Para melhor.

A tecnologia traz novo colorido ao RH

Nós estamos sempre listando vantagens para aqueles que integram softwares de recrutamento aos seus processos de seleção de pessoas. No post devo automatizar os processos de RH? Livre-se dessa dúvida!, revelamos alguns bons motivos para abraçar a tecnologia.

Se ainda precisa de um empurrão, a gente reúne 5 razões pelas quais você não deve perder mais tempo:

Redução de tempo

Eis aqui o maior desafio de um RH: fazer a escolha mais adequada no menor tempo possível. Ao concentrar em uma plataforma online todo o processo, você consegue facilmente permitir que todos acompanhem as performances dos candidatos e que todos os departamentos possam trocar impressões sobre os profissionais, de acordo com os filtros do sistema.

Redução de custo I – a contratação

Dá para contratar em menos tempo, a economia é uma vantagem inegável. Lembre-se que, que a contratação de alguém com perfil inadequado pode custar até 3 X o salário dessa pessoa por ano, segundo estudo da Wiser, do GiGroup. As entrevistas usadas para chegar a essa conclusão tiveram como base de cálculo os custos da contratação (taxas, impostos, documentação, exames, benefícios, entre outros), horas de treinamento, tempo de adaptação para exercer a função e verbas rescisórias.

Redução de custo II – barateamento do processo

Adeus telefonemas, cópias xerox, reuniões infindáveis e viva a disponibilização de um banco de vagas para acelerar já a próxima contratação

Tecnologia que aproxima

Os candidatos estão na sua tela, selecionados por filtros e facilmente contatados, a cada etapa. Tudo organizado e centralizado, dando segurança a ambas as partes.

Mais qualidade na contratação

Filtros por habilidades, vídeos, currículo, testes técnicos. Está tudo ali. A chance de uma contratação de mais qualidade cresce exponencialmente.

Isso sem falar em:

  • Interface amigável, algo imprescindível para atração de profissionais de TI, que sofrem com as maratonas de formulários;
  • Possibilidade de ajustar facilmente os rumos do processo;
  • Automatização de etapas, como envio de email, marcação de entrevistas;
  • Relatório constantemente atualizado.

Ainda não está convencido?

Nós temos uma lista de argumentos quilométrica! Vamos ver alguns pontos que ficaram de fora e que podem ajudá-lo neste seu to be or not to be e-RH?

(Ah, você não está mais em dúvida? Pule para o próximo parágrafo, então 😉

Maior abrangência geográfica – Você pode identificar candidatos de outros estados e mesmo países, que atendem às suas exigências e estejam dispostos a trabalhar com você;

Velocidade em atingir o alvo – A sua oportunidade de trabalho pode chegar a uma gama enorme de candidatos em pouquíssimo tempo.

Facilidade de interação – O seu candidato, esmiuçado em todas as suas habilidades e competências, a distância de um clique;

Mais tempo para ser ainda melhor – Tendo soluções inteligentes otimizando o uso de tempo, dá para pensar implementar novos projetos que alinhem, unam e motivem cada vez mais o seu público interno.

Quero uma ferramenta dessas já!

E querer é poder!

Nós, da Geekhunter, oferecemos uma plataforma que permite às empresas realizar convites de entrevistas detalhando a descrição da posição, o salário, os benefícios e o perfil da empresa – antes de pensar em uma entrevista formal.

As organizações parceiras têm acesso às informações dos candidatos que já foram triados por nós ( só os melhores 5% passam na nossa seleção, que inclui filtros por tipos de linguagem, testes de lógica e teste de programação, com rankeamento por nota, qualidade do código e tempo dedicado à questão!).

A GeekHunter é 100% gratuita para os candidatos e não há obrigação de aceitar qualquer oferta ou de levar adiante a conversa com as empresas. Temos grande know-how para prospectar, atrair e selecionar os melhores desenvolvedores do mercado para a sua empresa.

Mais de 1000 empresas, de todos os tamanhos, que precisam de profissionais de TI, já estão com a gente. Vem pra cá! Vem pro lado dos melhores!

Além disso, criamos um outro conteúdo sensacional com diversas dicas para te ajudar a recrutar o programador certo para o seu time de tecnologia.


Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar