Entenda qual é o momento ideal para trabalhar remotamente

Nos fóruns sobre vagas e grupos de WhatsApp e Telegram uma das perguntas que mais aparecem quando se anuncia uma vaga é: “pode home office?”

Um dos maiores motivos para se querer trabalhar remotamente é o tempo de deslocamento até a empresa. Poucas pessoas podem morar perto do trabalho e a distância, somada aos engarrafamentos das grandes cidades, nos fazem perder mais de duas horas por dia na ida e volta do trabalho. Esse tempo poderia ser usado para estudos, família ou até mesmo descansar.

Trabalhar remotamente parece ser uma excelente solução para evitar o estresse e a diminuição do rendimento de trabalho devido ao cansaço do deslocamento. No entanto, você pode não estar ainda no seu momento ideal para esse tipo de trabalho.

Neste artigo vamos falar de como você pode identificar esse momento e começar a trabalhar onde quiser.

 

Senioridade

 

Seu grau de experiência não é decisivo para determinar se você deve ou não trabalhar remotamente, mas quanto menor sua experiência, mais vai precisar de assessoria para realizar suas tarefas diárias.

Claro que você pode tirar quaisquer dúvidas com um colega de trabalho através de uma ferramenta de mensagem instantânea, e-mail, ou procurando no Google. Só que sendo mais experiente, essas dúvidas serão sanadas mais rapidamente.

Se acabou de entrar na empresa, a não ser que toda sua equipe seja remota, aconselha-se não fazer home office de início. Melhor antes conhecer pessoalmente quem irá trabalhar com você e se familiarizar com o modo como trabalham.

 

Independência

 

Você pode ser um expert no que faz, mas se ainda não é organizado o suficiente para cumprir prazos sem ser continuamente cobrado ou se precisa de um chefe para dizer tudo o que você deve fazer, trabalhar remotamente pode não ser uma boa escolha.

Outro aspecto da independência a se observar é, se você gosta de interagir com pessoas, seja para troca de informações de trabalho ou simplesmente para se distrair conversando sobre assuntos diversos, pode ser que você se sinta sozinho e até depressivo com o trabalho remoto.

 

Foco

 

Se em seu trabalho tradicional costuma colocar o fone de ouvido para se isolar do mundo, ou consegue se concentrar em uma tarefa por tempo indeterminado, você é um bom candidato para trabalhar remotamente. Contudo, esse foco pode vir somente quando está no ambiente de trabalho.

Muitos especialistas sugerem que seja reproduzida a rotina do trabalho, como se vestir adequadamente e reservar um ambiente diferente somente para trabalho, para simular um escritório. Isso causa um efeito psicológico de ida para o trabalho e o ambiente em separado, evita distrações.

 

Família

 

Uma das maiores vantagens de se trabalhar remotamente é poder passar mais tempo em casa e com a família, caso tenha. Mas para que dê certo, é preciso conscientizar as pessoas que moram com você a até mesmo familiares mais distantes.

A família tende a achar que o fato de estar em casa, você está disponível a qualquer momento. Pedidos de ajuda com alguma tarefa doméstica podem acontecer e você tem que saber dizer não.

Uma boa solução é ter um cômodo separado para servir de escritório ou, se isso não for possível, um cantinho com uma mesa e suas coisas de trabalho. Assim, quando você estiver neste local, as pessoas que vivem com você saberão que está trabalhando e que não é para incomodar (lembram das crianças que invadiram uma entrevista ao vivo?).

Conscientize também familiares que não moram com você. Ligações no meio do trabalho para assuntos aleatórios podem ocorrer pelo fato de você “estar em casa”, e não no trabalho. Estabeleça um horário de trabalho e avise para não ligarem dentro desse horário, ou, se não tiver um horário de trabalho definido, limite as ligações ou notificações que não sejam de trabalho.

 

Rotina

 

Rotina pode parecer um conceito contraditório com a liberdade que o trabalho remoto te dá, mas ela é extremamente importante se você tiver família. Sua rotina de trabalho deverá se encaixar com a das crianças e cônjuge.

Trabalhar onde quiser também nem sempre significa trabalhar no horário que quiser. Se trabalhar como suporte por exemplo, pode ser que seja exigido um horário de plantão.

Com uma equipe remota, pode ser que exista uma janela de tempo para que seja possível todos trabalharem num mesmo horário, principalmente se for uma equipe internacional.

Ao menos uma rotina de atualização das ferramentas utilizadas para o compartilhamento de tarefas, arquivos e status. Não adianta escrever um código e esquecer de subi-lo para o repositório, O trabalho de outra pessoa pode ser prejudicado.

 

Workaholic

 

Você é daquelas pessoas que ficam naturalmente até mais tarde no emprego porque gosta e quer solucionar os problemas rapidamente? Passa os fins de semana pensando na entrega que tem que fazer e se lamentando por não ter o computador com suas coisas de trabalho disponível?

Apesar do trabalho remoto se encaixar muito bem no seu perfil, pois seu trabalho estará onde você estiver, isso poderá se tornar um problema grave.

Trabalhar acima das 8 horas diárias e mais fins de semana pode levar a ter problemas psicológicos, como a síndrome de burnout, e problemas físicos por passar muito tempo sentado e a falta de exercícios.

 

Experimente

 

Antes de procurar, fazer entrevista e aceitar um trabalho totalmente remoto, tente fazer testes com seu atual trabalho. Negocie ficar em casa a princípio uma vez por semana. Amplie conforme você e as pessoas com quem trabalha se sintam seguras de que o rendimento não está caindo.

Veja se você se sente confortável sem colegas de trabalho por perto e consegue evitar distrações como televisão, geladeira e cama. Se tiver família, observe como eles se comportam.

Apesar do home office ser um ótimo sistema para algumas pessoas, ter uma rotina e horário definidos pode ser melhor para outras. Talvez ter horário flexível já seja o suficiente. Veja onde você se encaixa.

Este texto ajudou a decidir se trabalho remoto é para você? Leia também sobre como o recrutamento de uma equipe remota está se transformando.

 

banner-candidato

Veja também

Comentários

comentários