Skip to main content

Florianópolis: Quick start

Toda mudança de emprego é sempre cercada de expectativas. Como será a nova empresa? Como será o ambiente da empresa e o relacionamento com os novos colegas de trabalho? Se além dessas mudanças você vai desbravar uma nova cidade, a ansiedade pode ser maior ainda.

Se você está pensando ou já decidiu escolher Florianópolis para morar e trabalhar, vamos trazer algumas dicas para que você tenha um pouso tranquilo e possa se adaptar rapidamente.

Onde morar

Florianópolis é uma cidade linda com bairros incríveis, tendo diferentes opções para agradar todos os estilos.
Primeiro é preciso decidir entre comprar ou alugar um imóvel. Há boas oportunidades para ambos. Apesar de ser uma capital, o preço do metro quadrado é bastante atraente se comparado a outras grandes capitais, como São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro por exemplo.

Caso a opção seja comprar, existem ótimos imóveis prontos e lançamentos em construção. Procure pelas imobiliárias e construtoras da região.

Se a opção é o aluguel, há também ofertas de imóveis excelentes.

Em ambos os casos basta investir tempo pesquisando entre as opções. O melhor para isso é iniciar consultando na Internet – visite os sites das imobiliárias da cidade e também os anúncios de particulares – em sites como o OLX, por exemplo.

Normalmente contratos com imobiliárias são de no mínimo 12 meses e é necessário apresentar garantias como fiador ou pagamento de um seguro fiança.

Em alguns casos, alugar diretamente de um proprietário pode ser mais descomplicado. É possível encontrar locações de curta temporada, mobiliados e prontos para morar. Essa pode ser uma boa alternativa inicial logo na chegada a cidade.

Em todas situações fazer um acordo contratual é sempre segurança para todos os envolvidos.

Outro site com opções de imóveis para curta duração é o AirBnB. Nele é possível reservar a acomodação em um processo completamente online – com alguns cliques em alguns minutos.

Um ponto de atenção é a questão da temporada. Por Florianópolis ser também uma cidade turística, a demanda e o preço podem oscilar bastante durante o período da alta temporada – de Novembro até o Carnaval. Então, se sua chegada na cidade está prevista para esse período, corra e resolva essa questão antecipadamente o quanto antes possível.

Em relação à localidade há também pontos a considerar. Primeiro você precisa escolher entre morar no Continente ou na Ilha. Dependendo do seu local de trabalho e dos horários, você pode encontrar trânsito lento e congestionamento se precisar cruzar a ponte que conecta Ilha e Continente. Se a variável principal a ser considerada é o preço, o Continente pode ser a melhor opção. Mesmo embora seja possível encontrar no Norte e no Sul da Ilha imóveis incríveis com preços atraentes.

Resumindo, o principal ponto é decidir se o mais importante é morar perto do trabalho e poupar tempo de deslocamento na sua rotina. Se isso for uma restrição procure uma boa opção próxima ao seu emprego.

Locomoção

Atualmente a questão da locomoção é importante em qualquer grande cidade. E Florianópolis não foge à regra. Em função da geografia da cidade as vias são em certo ponto limitadas e o deslocamento é complicado em algumas horas do dia – até mesmo de carro.

De todo modo, a rede de ônibus que cobre a região metropolitana de Florianópolis é bastante eficiente. Os terminais de integração da cidade têm uma boa infraestrutura e os ônibus circulam por toda a cidade de forma otimizada. Novamente, pode ser custoso se você tiver que cruzar entre continente e ilha. O moovit pode te ajudar a planejar e calcular o tempo da sua viagem. Ele tem um sistema em tempo real que é bastante preciso com as rotas da cidade.

Outro meio de transporte que funciona muito bem na cidade é o UBER. Para trechos curtos e compartilhados com mais pessoas no carro, pode até custar mais barato do que a corrida do ônibus.

Por outro lado, a opção mais barata e saudável são as ciclovias. Em Florianópolis você pode fazer do seu trajeto um momento para curtir as belas paisagens, além de se exercitar. De bike ou numa corrida, você pode usar as ciclovias e cruzar boa parte da cidade. O trânsito e sua saúde agradecem!

Onde comer

Florianópolis tem diversas opções gastronômicas. O melhor amigo para te ajudar a encontrar bons restaurantes é o Trip Advisor. Nele é possível filtrar por preço, região e principalmente pegar as indicações e reviews dos outros usuários.

Se você gosta de ficar em casa e quer o conforto de um delivery, o iFood está disponível com uma boa carta de opções.

A cidade tem hoje alguns espaços de food parques, cada um deles com variedades de estilos culinários, oferecendo comida boa por um preço bastante honesto.

Polo tecnológico

A região de Florianópolis vem se consolidando como um dos grandes polos de tecnologia do Brasil. Muitas empresas estão movendo seus negócios para Santa Catarina. A demanda é crescente e projetos nacionais e internacionais vêm se estabelecendo. Outro nicho que está sendo muito potencializado na região é o das startups. Muitas jovens empresas de todos os setores e segmentos da tecnologia estão optando pela região.

Não iremos entrar muito no detalhe desse tema, pois isso é assunto para uma outra conversa. De todo modo, Florianópolis tem boas oportunidades para você na área de tecnologia.

Se você for um desenvolvedor front end, então se liga nesse post que fala de algumas vagas super legais na região.

Custo de vida

Em geral Florianópolis é uma cidade com um custo de vida razoável se comparada a outras capitais. Como já dissemos, o custo com moradia é inferior e você vai conseguir morar com um bom custo x benefício.

Em relação a gastos com alimentação e lazer, não é classificada como uma das cidades mais caras, desde que você fuja das áreas mais turísticas. Outros gastos como transporte, combustível e seguro de carro são equiparados na média a outras grandes cidades do Brasil.

A remuneração em linhas gerais ainda está um degrau abaixo de outras capitais. Essa defasagem tende a diminuir com ampliação das empresas, da demanda e a consolidação do polo tecnológico.

Se você está chegando na cidade, há muitas praias e belezas naturais que podem e devem ser exploradas. Esse é um tipo de lazer saudável e econômico – sua saúde e seu bolso agradecem!

 

Em resumo, Florianópolis tem no seu DNA a inovação e por isso está conquistando espaço entre as empresas de Tecnologia. A cidade investe em infraestrutura para atrair novos negócios. Nessa vibe muitas oportunidades interessantes estão surgindo. A vida por aqui vai além do aspecto profissional, há preocupação e equilíbrio com a vida pessoal. Seja bem vindo a aproveitar tudo isso!

banner-candidato

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar