Frases, insights e provérbios para inspirar recrutadores

A importância crescente do recrutamento e seleção para as empresas é fato. E nós, da Geekhunter, adoramos o privilégio de poder viver o dia a dia de uma área tão fascinante e, cada vez mais, reconhecida como estratégica para os negócios.

 

Faca de dois gumes, no entanto. Hummm…

 

Se o reconhecimento é o que todo profissional procura, por outro lado a pressão por resultados só aumenta. Hoje, o lema é faça mais, com menos e em menor tempo.  Resultado: ansiedade, como diria Marcelo Nóbrega, Diretor de RH da McDonald’s/Arcos Dourados no Brasil. 

 

No caso específico do profissional de recrutamento, some-se a isso um ingrediente que é nitroglicerina pura: o principal insumo de trabalho dele é… gente! E lidar com gente, convenhamos, é das mais coisas complexas e delicadas que existem, desde que o mundo é mundo!

 

Separamos, então, 41 frases, insights e provérbios para refletir sobre essa profissão tão especial. E esperamos que sirvam de inspiração. Na alegria e na tristeza 😉

 

Fazem parte da nossa lista alguns dos profissionais mais admirados do RH do país e do mundo, grandes executivos, filósofos e escritores.

 

Inspire-se!

 

Sobre a gestão de equipes: aprendi que não tem nada mais bacana do que ver pessoas maduras e jovens trabalhando juntas e alcançando resultados positivos justamente por se complementarem. Aprendi que não tem nada mais bonito do que gente de culturas distintas, mindsets diferentes, se desafiando a tomar decisões conjuntas, em favor do alinhamento corporativo”

Fabio Pessoa, Diretor de TI Asics Américas

 

“Toda mudança é fácil, desde que as pessoas sejam sinceras na intenção de mudança”.

Marcelo Nóbrega – Diretor de RH Arcos Dourados Brasil- Top 1 RH Influencer LATAM

 

“Meu propósito: facilitar o desenvolvimento das pessoas como protagonistas de suas histórias, para que possam ser ainda mais felizes e resolutivas em sua vida e carreira.”

Juliana Barbosa – Palestrante e consultora. Top 5 RH Influencers LATAM

 

“Imagine um mundo diferente, no qual toda contratação fosse para a vida toda. Sim, compromisso para a vida toda. Então, completar cada vaga aberta viraria uma decisão com a qual você teria que conviver até o final da sua vida, ou da vida do contratado. O que mudaria na forma de contratar ou na decisão de quem contratar?”

William Tincup, President, RecruitingDaily.com

 

“Não é sobre o que você diz, mas sobre como diz”.

Marshall McLuhan, filósofo

 

“Recrutadores têm que trocar o que esperam (skills) pelo que precisam (KPOs) para, só assim, atrair e contratar melhores talentos”.  

Lou Adler, CEO, The Adler Group

 

“O profissional de RH está cada vez mais ao lado de cada gestor, participando ativamente da definição e implementação das estratégias de gestão de pessoas. Sendo assim, cada vez mais, a área de RH está se tornando estratégica no dia a dia da empresa.”

Wagner Brunini, diretor de RH do Grupo Basf

 

“Cerque-se de pessoas que têm planos ambiciosos, propósitos que façam sentido e grandes objetivos”.

Jeff Haden, Owner, BlackBird Media

 

“É importante que todos sintam que fazem parte do mesmo grupo para avançar na mesma direção. Mesmo que, em alguns casos, as direções sejam tão diversas”.

Lia Azevedo, Desenvolvimento Humano e Organizacional O Boticário

 

“Não é porque não existe que não pode ser feito”

Anônimo

 

“Os recrutadores têm um problema a resolver. Se não tivessem, não estariam entrevistando você! E eles se distraem fácil, como qualquer pessoa. O pensamento irá para longe, caso você comece a contar toda a sua história de vida e conquistas.”

Liz Ryan, Founder and CEO, Human Workplace

 

“Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem estar em lugares que tenham um sentido verdadeiro para elas. É primordial que a gestão de pessoas desenvolva políticas e programas capazes de dar suporte e apoiar o colaborador nessa construção, vinculando seus propósitos pessoais aos da empresa. Dessa forma, o engajamento e retenção de talentos será maior.”

Marly Vidal, Diretora Administrativa e de Pessoas Laboratório Sabin

 

“A transformação Agile falha muitas vezes porque em vez de emergir da empresa naturalmente é imposta de cima”.

Natal Dank, Diretora da Southern Blue Consulting

 

“Deveria se dar ênfase a ajudar o empregado a reconhecer o valor diferencial de trabalhar nas suas empresas. Para isso, é vital que as organizações ponham em prática as experiências que prometem ao seu time. E a cúpula da empresa tem que estar visível e acessível aos funcionários, sendo abertos e transparentes em suas comunicações, além de dar um norte claro a todos e contagiá-los com entusiasmo em favor do futuro da organização.”

Fernando Troilo – Líder de talentos da Aon Argentina

 

“Ajudar pessoas não é levá-las pela mão, não é dar a vara, não é ensinar a pescar. Ajudar pessoas é ouvir seus desejos e dizer – vamos em frente, estou aqui a seu lado”.

Vitor Marques – Diretor de RH da PSM Company

 

“Ter uma visão extraordinária de negócio sem ter gente extraordinária é irrelevante.”

Jim Collins, especialista em Gestão

 

“O processo de contratação tem que ser colaborativo.”

Steve Jobs, Apple

 

“Na área de TI, o setor de gestão de pessoas está baseado em três pilares: atração, retenção e desenvolvimento. Cada um deles representa um universo a ser desbravado pelos profissionais de recursos humanos. Investir em integração, no desenvolvimento humano e na capacitação técnica é uma atitude que normalmente gera bons resultados.”

Mariana Moura, coordenadora de RH e-Core

 

“Você não está apenas recrutando pessoas, mas jogando as sementes de sua reputação.”

Anônimo

 

“Contrate caráter. Treine skills”.

Peter Schutz – Ex CEO Porsche

 

“Se encontrar um talento acima do normal, não espere abrir uma vaga, contrate.”

Kevin Ryan – CEO AlleyCorp

 

Não dá para ensinar funcionários a sorrirem. Eles têm que sorrir antes de você contratá-los”.

Arte Nathan, Wynn Las Vegas

 

Você pode ter a melhor estratégia e o melhor espaço físico do mundo, mas se não houver corações e mentes, nada acontece.

Renee West, COO Luxor and Excalibur Hotel

 

Estou convencido de que nada do que faço é mais importante do que contratar e desenvolver gente. No final do dia, quem está ali do seu lado são pessoas, não estratégias”.

Lawrence Bossidy, Ex CEO GE

 

“Não contrate quem trabalha só por dinheiro, mas aquele que em primeiro lugar tem  paixão pelo que faz”.

Henry David Thoreau, escritor

 

“Nunca perder as perspectivas sobre a importância do papel do RH na Organização. Trabalhar skills que farão a diferença no futuro”.

Luciana de Camargo Pereira – Diretora de Recursos Humanos da IBM

 

“Independentemente de ser um profissional de RH, considero que aqueles que possuem maior inteligência emocional e perfil colaborativo multifuncional são mais aderentes às expectativas do mundo globalizado e moderno. O jovem tem que ser persistente: ouvir um“não” deve ser algo estimulante para seguir em frente e adotar novas alternativas.”

Claudia Danienne, RH Amil

 

“Se você acha que contratar profissionais sai caro, experimente contratar amadores.”

Anônimo

“O segredo para ser a empresa número 1 é sempre contratar os melhores.”

Bill Gates, Founder Microsoft

 

“Tempo gasto em contratação é tempo muito bem investido.”

Robert Half, Founder empresa de RH

 

O papel de RH deve ser de ‘facilitador’ do processo de gestão. Acredito que o desenvolvimento das equipes é responsabilidade dos líderes. Nós, em RH, temos de conhecer os negócios e ajustar nossas entregas ao plano estratégico. Além disso, colaborar para que os indivíduos se sintam melhores como pessoas e, consequentemente, como colaboradores.

Liliam Guimarães, diretora-executiva de RH Grupo Santander Brasil

 

“Eu contrato gente sempre melhor do que eu e depois tento não atrapalhar.”

Lee Iacocca, executivo e escritor

 

“Seu sorriso é o seu logo. Sua personalidade, o seu cartão de visita. E a experiência que as pessoas ficam do que vivenciaram com você, o seu trademark

Jay Danzie, especialista em Branding

 

Não dá para puxar ninguém ladeira acima, a menos que a pessoa queira escalar.”

Andrew Carnegie, empresário e Founder da Carnegie Mellon University

“Conecte-se ao negócio. Conheça a sua empresa, saiba o que ela faz. É preciso saber isso para querer participar do board. Seja protagonista! Esses são comportamentos culturais vencedores.”

Marcelo Zappia, Vice President – Human Resources da empresa GETNET

 

“Em recrutamento, não existe experiência boa ou ruim e sim experiências de aprendizado”.

Anônimo

 

“Colaboradores com valores alinhados aos da organização diminuem significativamente a curva de aprendizado e possibilitam soluções cada vez mais integradas aos objetivos estratégicos da organização”

Rogério Machado Moraes, RH Coca-Cola

 

“Caia sete vezes e mantenha-se de pé oito”.

Provérbio chinês

 

“Se você contratar pessoas cuja paixão se intersecta com o trabalho, eles não vão precisar de supervisão. A vontade deles vem de dentro, não de fora. A motivação é interna”.

Stephen Covey, escritor

 

“Conheça o negócio da empresa, não seja visto como “Perfumaria.” Saiba exatamente quais produtos o RH pode oferecer, como pode oferecer, e como isso modifica e impacta no negócio.”

Ana Cristina Russo Nascimento, Gestora de relações do trabalho, SABESP

 

“Gente excepcional atrai gente excepcional e ainda sabe como mantê-las juntas.”

Goethe, filósofo

 

E você? Quem te inspira? Quem são os profissionais que sempre tiram um sorriso do seu rosto? Quais são aquelas frases que você repete para si, sempre que precisa de uma dose de motivação?

 

Comentários

comentários