Os melhores eventos de tecnologia para participar em 2017

A Campus Party Brasil acabou no último dia 5 e já estamos mortos de saudades. Durante os seis dias do evento, tivemos um compilado de tudo de mais divertido que a tecnologia pode trazer: palestras legais, casemods irados, startups inovadoras, a clássica batalha de robôs e a incrível maratona The Big Hackaton. Ah, e gente – muita gente.

Mas é claro que a gente não poderia deixar vocês sentindo falta de um único evento e, por isso, resolvemos trazer uma lista dos maiores eventos de tecnologia para você curtir ainda esse ano. Então confere a carteira, planeje umas férias e decida qual o seu preferido – com certeza, não vai se arrepender.

The Developer’s Conference

O TDC é um evento, como o nome sugere, destinado a desenvolvedores, e bastante abrangente nesse quesito. As principais linguagens de hoje em dia sempre têm presença garantida por lá, além de assuntos top do mercado, como big data, machine learning e design thinking.

E que tal levar seu filho junto? A conferência também abriga o TDC4Kids, uma iniciativa super legal que ensina programação e eletrônica aos pequenos de forma divertida e descontraída. Uma chance e tanto para a criançada dar os primeiros passos na tecnologia.

The Developer’s Conference costuma ter três edições durante o ano, em Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Por enquanto, apenas a edição de Florianópolis está confirmada neste ano, e acontecerá entre 3 e 6 de maio.

QCon

Outra conferência com foco no desenvolvimento de software é a QCon, que vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de abril em São Paulo. Com mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, o evento traz a seu público um ambiente incrível para discutir sobre tecnologias de ponta.

É interessante citar que várias palestras são casos de uso e experiências de empresas de renome ou startups muito bem-sucedidas, como Globo.com, Linkedin, iFood e Nubank, no uso de tecnologias da TI como solução ou melhoria na forma de como servem seus clientes. Aos que possuem uma empresa envolvida com a área, a QCon com certeza é um ótimo lugar para conferir.

iMasters Intercon

Intitulada a “maior conferência Dev da América Latina”, o iMasters Intercom chega a sua 15ª edição fortalecida. Com uma proposta de reunir o máximo de desenvolvedores possível em um só lugar, a meta de 2017 é chegar às 1800 pessoas (300 a mais que em 2016), debatendo assuntos avançados e voltados ao mercado.

A programação deste ano ainda não foi divulgada, porém a data sim: 20 e 21 de outubro, em São Paulo. A expectativa é de, além dos participantes, mais de 50 palestrantes, 30 expositores e 700 empresas juntem-se à festa.

Fórum Internacional Software Livre e Latinoware

É claro que o pessoal do software também estaria bem representado nessa lista – e muito bem representado. Como principais eventos do estilo, o FISL (realizado em Porto Alegre) e o Latinoware (em Foz do Iguaçu) já tem datas marcadas em 2017: 5 a 8 de julho e 18 a 20 de outubro, respectivamente.

Um dos pontos mais legais é a participação massiva de uma galera participativa e que colabora uns com os outros. Em 2016, por exemplo, a Latinoware bateu seu recorde de público com quase 5,4 mil participantes e a expectativa é que isso se repita neste ano. O FISL, por sua vez, atingiu quase 4 mil visitantes em sua última edição segundo sua página no Wikipedia, além de aproximadamente 90 mil visualizações nas palestras online, transmitidas pela TV Software Livre.

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

O CSBC sempre foi um congresso bem amplo em suas temáticas, e esse ano promete ser ainda maior. Com o tema “computação para tudo e tod*s”, a 37ª edição do evento planeja atingir gente de todos os tipos em seus cinco dias de atividades, mesmo com seu foco acadêmico.

Além de diversas atividades sobre inclusão digital, computação cognitiva e internet das coisas, o congresso até mesmo um workshop sobre informática médica. Sem contar que é uma grande forma de integração entre estudantes interessados pela computação.

O XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação acontece em São Paulo, entre 2 a 6 de julho.

API Connect Conference

O API Connect Conference – ou APICON, para os mais chegados – intitulado o Maior Congresso de APIs e Transformação Digital do Brasil, é um evento precursor no mercado quando o assunto é estratégias de APIs na Transformação Digital, e promete trazer muito conteúdo nas 3 trilhas de palestras simultâneas sobre: Negócios Digitais & APIs, API Design & Estratégia e APIs & Internet das Coisas, além do Workshop Hands On de IoT com parceria da FIAP.

O APICON trará as principais tendências e novidades do mercado: Big Data, IoT, Smartcities, Economia dos Aplicativos, E-commerce, Plataformas de Pagamento, Machine Learning, API-First, Cloud Computing, Microserviços, Wearables e Segurança de APIs. Uau! E conta com palestrantes de renome e cases de sucesso de grandes players do mercado.

E adivinha: está chegando! Será no dia 17 de março de 2017 em São Paulo!

Outros eventos interessantes

Os eventos acima são apenas os principais de uma infinidade de outros Brasil afora, além de serem muito abrangentes. Agora, se você está interessado em um tema ou tecnologia específicos, aqui vão algumas sugestões:

  • BrazilJS Conf: a autoproclamada “maior conferência JavaScript do universo” está prevista para agosto, dessa vez no Rio Grande do Sul e no Nordeste;
  • Mobile Brazil Conference: embora ainda não tenha data confirmada em 2017, o MBC deve estar no radar de todo desenvolvedor mobile;
  • PHP Conference: as feras em PHP se encontram em Osasco-SP, entre 6 e 10 de dezembro, para a 12ª edição da conferência;
  • CP Brasília e Minas: Achou que esqueceríamos das outras edições da Campus Party? Que nada! Ambas já têm data marcada nesse ano, sendo que a CPMG está agendada para setembro, enquanto a primeira edição de Brasília acontece de 14 a 18 de julho.

Encontre-se nos Meetups

Se prefere algo de menor porte e mais light sem deixar de lado a vontade de aprender e encontrar pessoas, os meetups são perfeitos para isso. Eles são pequenos encontros organizados pela própria comunidade, virando uma atração instrutiva, divertida e bem acessível. Não importa em qual estado more; você sempre vai encontrar uma galera de tecnologia organizando algum.

Os meetups são uma porta excelente a qualquer interessado na área, desde quem quer começar a aprender até o cara que come DevOps com farinha, não importa o tema. Investidores também costumam visitar as reuniões e fazer aquele bom e velho networking, ou dar uma olhada em projetos com potencial.

Como esses eventos costumam ocorrer várias vezes e ser realizados por diversas comunidades, é bom ficar de olho na sua preferida pra saber quando vai rolar a próxima. Exemplos bem conhecidos são os Google Developers Groups (GDG), o iMasters, o .NET Coders e a galera dos Front in espalhada de Sampa a Aracaju, apoiada pelo BrazilJS. Destaco também grupos como PyLadies, Django Girls, Progra{m}aria e tantos outros, que tentam ajudar, trazer e unir mulheres a essa área.

Um ponto de encontro comum dessas e tantas outras comunidades é o Meetup.com. A plataforma presente em mais de 180 países serve como um gerenciador de comunidades ou uma agenda de meetups, além de ajudar de modo simples e rápido a fazer o seu.

Networking, meus amigos

Tão importante quanto atualizar seus conhecimentos ou ver as novas tendências do mercado é aproveitar para trocar figurinhas com outras pessoas nesses eventos. Fazer um bom networking é aumentar as possiblidades de ter você e seu trabalho notado, bem como de fidelizar ou conseguir novos clientes ou até uma vaga num projeto desafiador.

Portanto, talvez seja hora de deixar a timidez um pouco de lado e aproveitar o momento para trocar uma ideia. No mínimo, você vai conseguir novos amigos. Que tal?

Entre para a elite de desenvolvedores

Veja também

Comentários