Por que investir tempo na criação de um bom job description?

O primeiro passo para fazer uma boa contratação é acertar no job description. Com a ajuda de um bom anúncio, é possível atrair os melhores talentos e contratar os funcionários mais adequados, que tragam as competências técnicas e comportamentais que a empresa precisa.

Ao mesmo tempo, uma descrição mal feita vai chamar a atenção justamente do perfil indesejado, gerando um processo seletivo falho e uma contratação que cedo ou tarde vai trazer prejuízos.

Para aprender a fazer aquele job description que vai salvar o recrutamento da sua empresa, acompanhe este post!

Como iniciar um bom job description?

Os primeiros cuidados com o job description surgem com a abertura da vaga. Para que consiga atrair os candidatos com o perfil ideal, é preciso entender quais são as necessidades da empresa e o que a função exige.

Aspectos comportamentais não devem ser ignorados, já que a adequação ao clima organizacional é importante para aumentar as chances de retenção do profissional que for contratado.

Como o gestor e o RH contribuem para a redação de um bom anúncio?

O gestor da área deve observar quais são as tarefas exercidas e o que o cargo exige. Com base nessas informações, ele deve fornecer ao Recursos Humanos todas as competências técnicas necessárias para o preenchimento da vaga: especializações, conhecimentos e experiências.

Uma boa estratégia é coletar as características positivas dos profissionais que apresentaram um melhor desempenho e construir um perfil trabalhador mais indicado para o cargo.

De posse dessas informações, o RH deve acrescentar dados sobre a remuneração e benefícios. Também precisa adequar a vaga ao perfil de profissional procurado, usando uma linguagem que comunique com essas pessoas, além de saber em quais canais vai conseguir localizar esse candidato.

Por exemplo: uma empresa com o fit cultural dinâmico e que busca pessoas para um cargo júnior deve usar uma linguagem moderna e publicar a vaga em murais de faculdade. Se a empresa é mais tradicional, a abordagem deve ser mais formal.

Quais pontos devem ser priorizados em um job description?

Alguns pontos no anúncio da vaga devem ser valorizados. São eles:

1. Título atraente

Um bom título é o primeiro passo de um job description eficiente. Ele deve chamar a atenção e trazer exatamente a descrição da vaga. O uso de termos internos, clichês ou confusos vão prejudicar o recrutamento e atrair pessoas que não têm o perfil desejado.

O que você acha mais efetivo: uma vaga com o título “Assistente nível I” ou “Assistente Administrativo Júnior”?

Também é importante pensar que esses termos podem ser procurados em motores de busca dentro de sites de recrutamento, o que destaca ainda mais a importância da clareza ou objetividade na elaboração do título da vaga.

2. Descrição da empresa

Fale sobre a empresa, destacando as vantagens em trabalhar lá. Lembre-se que a descrição da vaga é uma oportunidade de vender a organização, tornando o cargo em aberto uma oportunidade de crescimento para os profissionais.

Fale da criação da empresa, destaque seus valores e missão, ressalte aspectos positivos de sua cultura e o que ela valoriza em seu quadro de funcionários. Com isso, as chances de atrair candidatos que tenham a mesma ética de trabalho são muito maiores.

Não esqueça de indicar a localização da empresa, para que o candidato possa identificar se o deslocamento diário é viável.

3. Responsabilidades do cargo

Nesse momento, você deve listar quais são as responsabilidades que a pessoa vai assumir se for escolhida para a vaga. As tarefas diárias e os resultados cobrados devem estar bem claros no anúncio.

A transparência é essencial nesse momento. Omitir ou “florear” informações são atitudes extremamente prejudiciais — o funcionário vai se decepcionar quando perceber que o trabalho não corresponde ao anúncio, o que pode provocar um pedido de demissão, descontentamento, baixos índices de produtividade e danos à imagem da empresa.

4. Qualificações obrigatórias

Detalhar as qualificações que o trabalhador deve apresentar também é importante para um bom job description. O diploma de ensino superior é indispensável? Quais experiências ele deve apresentar? A fluência em um segundo idioma é importante? Algum conhecimento ou certificado técnico deve ser apresentado?

Seja claro e específico na descrição das qualificações técnicas. Com isso, os próprios profissionais que não apresentam o que é exigido na vaga vão desistir da candidatura, o que ajuda muito na triagem de currículos.

5. Remuneração e benefícios

Indique a faixa salarial que vai ser paga e os benefícios que a empresa oferece (vale alimentação, vale transporte, participação nos lucros, etc.)

Detalhes como creche no trabalho, home office e horário flexível também devem ser indicados.

6. Informações adicionais

Qualquer informação que você considerar relevante deve ser incluída no job description. Aproveite essa oportunidade para se destacar dos demais anúncios.

Os procedimentos de candidatura à vaga também são incluídos nessa parte final do anúncio, com e-mail e telefone de contato para o esclarecimento de dúvidas.

Como manter uma boa descrição da vaga?

O uso de uma linguagem clara, direta e que vá de encontro ao perfil de profissional que você deseja atrair é a melhor maneira de fazer uma descrição de vaga eficiente, que facilite o recrutamento e atraia os melhores talentos do mercado.

Procure reunir essas informações em parágrafos curtos e abuse da apresentação em tópicos para facilitar a compreensão e leitura do anúncio.

Checklist para um bom job description

Vamos então conferir se o seu job description está pronto? Acompanhe esse checklist:

 

  • O título da vaga está claro e direto?
  • A linguagem está adequada ao perfil de profissional procurado?
  • Você conseguiu descrever bem a empresa, citando tempo e ramo de atuação?
  • Os pontos positivos da organização estão claros?
  • O anúncio traz as responsabilidades e tarefas da função?
  • Você incluiu as qualificações básicas necessárias?
  • O anúncio contém a faixa salarial e os benefícios oferecidos?
  • O e-mail ou as instruções para se candidatar à vaga estão indicados?

O recrutamento dos melhores talentos é realmente um desafio para as empresas, especialmente as que atuam no setor de TI, em que a concorrência é enorme e existe a demanda por profissionais com competências específicas.

Para driblar esse problema, o uso de plataformas inteligentes é uma opção cada vez mais usada por profissionais de Recursos Humanos.

A aplicação dessas ferramentas, aliadas a um bom job description, são capazes de identificar os candidatos ideais, diminuindo os custos de seleção e permitindo contratações mais assertivas.

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Xerpa, fornecedora de soluções de RH que facilitam as rotinas do departamento, otimizando diversos processos. Venha conhecer a nossa plataforma!