gestores entrevistando candidato em recrutamento online

Recrutamento online: os maiores prós e contras da prática

O recrutamento online ganha cada vez mais força, apesar de ainda existir muitos RHs que insistem em fazer o recrutamento “à moda antiga”. São várias razões para isso, mas a principal delas é o desconhecimento da efetividade da prática.

É claro que cada uma das modalidades possui prós e contras. O que dirá qual método é mais conveniente – se é o recrutamento online ou o recrutamento offline – é a estrutura da empresa.

Por isso, o mais importante é o que RH se questione: o que realmente buscamos? Volume no recrutamento (no caso de muitas vagas abertas)? Assertividade? Rapidez? Ter certeza do “jeito” da pessoa (em casos de empresas pequenas e cargos diretos)?

Tudo isso é discutível. Mas, antes de tomar uma decisão, por que não confere o artigo que fizemos sobre os prós e contras do recrutamento online?

Garanto que irá ajudar! 🙂

Recrutamento Online: O que é de fato?

mulher sendo entrevistada por videoconferencia

O recrutamento online – também conhecimento como recrutamento à distância ou recrutamento digital – nada mais é do que o método de adquirir candidatos e realizar seleções, como o nome bem diz, pela internet.

A internet é um terreno vasto, onde é possível se deparar com as mais diversas possibilidades. Se o recrutador não têm um mínimo conhecimento de redes sociais ou mídias, talvez o trabalho fique um pouco complicado.

Isso se resolver fazer todo o job sozinho. Mas, uma coisa que não pode acontecer é excluir as possibilidades pela simples falta de conhecimento, certo? Dá para pedir ajuda e, claro, aprender.

É por isso que esse artigo existe.

Prós dos Recrutamento Online

Perfil alinhado à vaga

O recrutamento online, quando bem feito, pode trazer candidatos muito mais alinhados à vaga em questão. Isso porque, se o anúncio for feito nas redes sociais, por exemplo, o recrutador conseguirá atrair justamente pessoas que já estão engajadas com a marca.

Se a pessoa curtiu a FanPage do Facebook, provavelmente tem algum tipo de relação com a marca, concorda?

Além disso, o alcance é muito maior. Imaginei criar um job description – no caso, descrição de vaga – que tem tudo a ver com a sua empresa e criar um anúncio no Facebook.

As chances aumentam e aumentam muito.

>> Leitura recomendada:

Que tipo de candidato sua empresa busca e que tipo de candidato atrai? Isso é importante para a efetividade da sua contratação. Confira o artigo e entenda os perfis!

Rapidez e economia no recrutamento

Vamos comparar ambas as modalidades: anunciando uma vaga no jornal ou rádio, ao invés de fazê-lo pela internet.

Quando você faz o trabalho pela internet, utilizando mais de um canal (e-mail, redes sociais e anúncio em mídia), suas chances de atrair mais pessoas aumenta. Isso tudo sem sair da empresa.

Em contrapartida, se você faz o anúncio em um destes veículos offline, ficará dependente de uma compra (no caso do jornal), ou de uma casualidade (a pessoa ideal estar ouvindo rádio naquele exato momento).

Se houver verba, usar todos esses canais juntos pode ser extremamente efetivo. É ótimo diversificar. Agora, se o seu intuito é atingir mais pessoas e um período menor de tempo, a internet é a ferramenta para isso.

Maior chance de encontrar um talento

Segmentação. Essa é a palavra-chave. Postando em veículo que te permite isso, você está escolhendo o público que quer atrair. Isso é possível fazer em anúncios de mídia paga, em e-mail e até nas suas redes sociais, já que quem deu seu like tem algum tipo de relação com a empresa.

Se você aposta só em um veículo que não dá a possibilidade de escolher com quem se quer falar, além de atrair muitas pessoas desalinhadas, pode ter menos chances de atrair alguém que se identifique.

Pense nisso.

Assertividade na contratação

Um benefício está ligado ao outro. Ao passo que o recrutador tem muito mais chances de encontrar talentos, aí, no caso, para entrevistar, também há mais chances de acertar na contratação e ter um colaborador fortíssimo na empresa por anos e anos.

Isso é acertar na contratação. Poucas empresas tomam nota que contratar uma pessoa alinhada e talentosa é um investimento. Todo o gasto com entrada na empresa, benefícios e impostos valerão a pena se for a pessoa certa.

Imaginemos que a  contratação em questão é de um Desenvolvedor. Você gasta 8 mil reais com essa pessoa todos os meses, contando todos os seus custos. Além disso, você o contratou em um plataforma de recrutamento e também pagou o fee.

Pode parecer um bom custo, e de fato é, mas, se estivermos falando de um talento, o retorno pode vir em forma de um serviço tão f#@$%, mas tão  f#@$%, que em um ano você faturou 1 milhão só por conta dele.

Entendeu a proporção? Essa é a verdadeira definição de ROI.

Economia de tempo e recursos

O recrutamento online vai mexer com os seus custos, sim. Mas vai ser para deixar um caixa positivo. Quanto tempo você deverá manter um anúncio no rádio, por exemplo, até encontrar o seu candidato perfeito?

E sem nenhuma métrica ou garantia, como vai assegurar de que o investimento no canal valeu a pena? Nós já falamos que recrutar online também te permite “escolher” com quem você quer falar por meio de segmentação de público.

Além disso, se você encontrar um candidato qualificado mais rapidamente e for um recrutador, poupará também horas de trabalho, stress e, claro, recursos da empresa também.

Afinal, se todo o processo for feito pela internet, desde a aquisição de candidatos até a entrevista, não será necessário pagar custos de viagem (caso a pessoa venha de longe), tampouco investir em testes presenciais, que tomam tempo e ocupam ambientes.

Contras do Recrutamento Online

RH não familiarizado com RH Tech

Dependendo da estrutura do departamento, isso pode ser um contra. Vamos supor que estamos falando de um departamento com uma gestão extremamente tradicional, que tem métodos bem consolidados e sem chance de mudança por ora.

Se de uma para outra, algum recrutador decide apostar em recrutamento online pode ter um tempo de operação ainda maior. Isso porque o próprio departamento não tem estrutura, ou não colabora com o processo.

Isso é mais comum do que pensa. A mudança deve acontecer, mas ela precisa ser gradativa e de acordo com a estrutura da empresa, como já falamos anteriormente.

Impessoalidade

E se estivermos falando de um cargo direto, em uma empresa pequena e considerado de alta confiança?

Neste caso o recrutamento online pode não funcionar. Este é um caso onde a indicação funciona melhor do que qualquer outro método, até mesmo melhor do que divulgação offline.

Que conclusão podemos ter do recrutamento digital?

recrutadora montando plano de ação para recrutamento online

O recrutamento digital é uma ferramenta poderosíssima para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio e grande porte (especialmente para estas!). A conclusão que podemos ter é de que o recrutamento digital pode funcionar para alguns tipos de empresa e para outros não.

Se pegarmos como exemplo um empresa de tecnologia, que cresce mais rápido do que outros modelos, o modelo de contratação offline é totalmente insustentável.

Diferentemente de uma empresa de tecnologia, temos pequenas indústrias e pequenos escritórios, que contam com equipes reduzidas e que geralmente crescem em uma velocidade bem menor.

De qualquer forma, apostar em um modelo híbrido é a decisão mais racional. Que tal recrutar e selecionar online e incluir uma etapa de entrevista/conversa presencial?

Vale a tentativa!

A GeekHunter pode te ajudar nessa

A GeekHunter é uma plataforma de recrutamento inteligente, que pode entregar o melhor candidato às empresas mais alinhadas ao seu perfil. Na plataforma, o recrutador encontra uma gama fantástica de profissionais de TI, como programadores front-end, back-end e full-stack, e também profissionais de tecnologia como Cientistas de Dados, Engenheiros, entre outros.

Com a GeekHunter, o recrutador tem economia de tempo e, claro, recursos, já que os algoritmos da plataforma fazem todo o trabalho de selecionar os perfis mais adequados. Na GeekHunter também existem testes de lógica e programação, para que apenas os melhores candidatos cheguem até as empresas.

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Penélope Victória

Penélope Victória

Uma viciada em aprender qualquer coisa. Marketing Digital é uma dessas "coisas" que devora e nem vê o tempo passar. A paixão especial é pelo SEO. Cinéfila assumida, nas horas livres também costuma pegar a bike e ir para bem longe!
Penélope Victória