12 RH influencers para não perder de vista

Se você tivesse que citar os principais RH influencers, quem NÃO ficaria de fora da sua lista?

RH INFLUENCERS?

Sim! Afinal, gestores e recrutadores estão à frente de um RH cada vez mais estratégico para as empresas, que reconhecem no capital humano seu maior ativo.

Isso significa que eles têm à frente um grande desafio: administrar bem as responsabilidades operacionais do  dia a dia, sem descuidar de manter o time motivado, atualizado e feliz.

E, ao compartilhar as suas experiências e inspirar colegas, eles ajudam na evolução da área e acabam virando influenciadores.

RH Influencers: como reconhecê-los

São aqueles colegas que se destacam pelo trabalho que desenvolvem, pelas pesquisas que realizam, pelas teorias que defendem.

Profissionais que, volta e meia, incentivam a gente a se inscrever em um evento, assistir a um webinar, assinar uma newsletter, comprar um livro.

Isso porque as suas qualificações, experiência ou cargo fazem com que sejam respeitados por uma legião de fãs.

E, normalmente, eles têm respostas para as principais dores com as quais muitos se identificam.

Cruzando várias listas e conversando com especialistas, chegamos a nomes de RH influencers para ficar de olho:

Dica: tem conta no Twitter? Não? Você vai considerar abrir uma, depois do que vamos mostrar.

1- William Tincup, Presidente, RecruitingDaily.com

É tido como um dos grandes apaixonados pelo impacto da tecnologia na área de RH. E bastante atuante nas mídias digitais – vale seguir no LinkedIn e no Twitter.

Provocativo, gosta de compartilhar postagens que falam sobre o futuro do RH – “Seu hambúrguer já é feito por um robô. O que isso significa para o RH?

“Imagine um mundo diferente, no qual toda contratação feita fosse para a vida toda. Sim, compromisso para a vida toda. Então, completar cada vaga aberta viraria uma decisão com a qual você teria que conviver até o final da sua vida, ou da vida do contratado.  O que mudaria na forma de contratar ou na decisão de quem contratar?”

2- Gerry Crispin, Co-Fundador do CareerXroads

Outra fera do recrutamento, se destaca como líder em talent acquisition e como pesquisador  na área de RH.

É autor dos mais requisitados de blogs e sites e para participação de eventos ligados à área. Costuma ser seguido por profissionais ávidos em atualizar os skills de recrutador.

Defende um RH cada vez mais data-driven. Você o encontra no LinkedIn e Twitter

No futuro, você será pago pela sua capacidade de trabalhar com robôs”, frase de Gley Cathen, que Crispin publicou no seu Twitter.

3- Lou Adler, CEO, The Adler Group

Difícil quem ainda não ouviu falar dele. Adler é um dos mais badalados influenciadores da área de talent acquisition.

Com mais de 30 anos de estrada, tem entre os clientes de sua consultoria a Intel, a Disney a o LinkedIn – plataforma, aliás, onde tem nada menos do que 1 milhão de seguidores!

Costuma abordar temas como liderança e inovação no RH.

“Recrutadores têm que trocar o que esperam (skills) pelo que precisam (KPOs) para, só assim atrair e contratar melhores talentos”.

4- Jeff Haden, Proprietário, BlackBird Media

Outro influenciador LinkedIn, rumo ao 1 milhão de seguidores. Consultor na área de gestão de pessoas e autor de publicações, já foi lido por mais 20 milhões de pessoas. Por isso é tido como um dos mais ativos escritores sobre temas ligados ao RH.

No Twitter, é frasista atuante.

“Cerque-se de pessoas que têm planos ambiciosos, propósitos que façam sentido e grandes objetivos”

5 – Liz Ryan, Fundadora e CEO, Human Workplace

As mulheres ocupam cada vez mais espaço entre os influenciadores em RH. Nada mais lógico,  já que uma pesquisa mostra que 66% dos postos em RH são ocupados por elas, segundo a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Liz publica dicas e insights sobre ambiente de trabalho humanizado e está na casa de e milhões de seguidores no LinkedIn.

À frente da Human Workplace, tenta ajustar o culture code de empresas aos desafios da nova realidade das relações de trabalho.

Escreve regularmente para a Time, BusinessWeek e Harvard Business Review, só para citar alguns. Para a Forbes também, de onde foi tirada a frase a seguir:

“Eles (os recrutadores) têm um problema a resolver. Se não tivessem, não estariam entrevistando você! E eles se distraem fácil, como qualquer pessoa. O pensamento irá para longe, caso você comece a contar toda a sua história de vida e conquistas.”

6- Natal Dank, Diretora da Southern Blue Consulting

Natal é reverenciada como vanguardista, quando o assunto é Metodologia Ágil no RH. Está sempre dividindo suas experiências em eventos, nas redes sociais, enfim, onde houver espaço para defender sua tese: a agilidade é a base para o novo RH.

Também tem forte presença no LInkedIn e compartilha suas opiniões no Twitter, como o pensamento abaixo: .

“A transformação Agile falha muitas vezes porque em vez de emergir da empresa naturalmente é imposta de cima”.

7- Ben Whitter, Fundador do World Employee Experience Institute

Ben se destaca no estudo da experiência dos colaboradores. É reconhecido como um dos maiores especialistas no assunto no mundo e requisitado para debates sobre o futuro do trabalho.

Também bomba no LinkedIn e brinda seus seguidores no Twitter com bastante material sobre o novo RH

“O futuro do RH e do trabalho é humano”

Os top 5 HR Influencers LATAM

Hora de incluir na lista alguns representantes latino-americanos!

O HR Influencers Latam é pioneiro no rankeamento dos principais representantes do RH da América Latina. E divulgou a lista 2018.

O bacana é que a votação é feita por especialistas e líderes de Recursos Humanos, que analisam basicamente 4 pontos:

  • experiência
  • compartilhamento de conhecimentos
  • autoridade/autenticidade do ponto de vista
  • pioneirismo.

De um total de 15 mil participantes, eis os escolhidos este ano como Top 5  HR Influencers LATAM:

1- Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados

Autor do livro “Você está contratado”, Marcelo tem 20 anos de experiência como executivo de RH em multinacionais de várias áreas. Trabalha com estratégia, liderança e mudança de cultura para grandes corporações do Brasil e dos Estados Unidos.

Vale acompanhar o brasileiro, que já foi vice-presidente de RH da TAM e Diretor Regional de RH da Reckitt Benckiser no LinkedIn. Hoje, integra a equipe da Arcos Dourados, o maior franqueado da Mc Donald’s no mundo.

Veja aqui a trajetória deste Cientista de Computação até o RH do Mc Donald’s. Tiramos do material esta frase dele para você refletir:

“Metas desafiadoras são estimulantes. As pessoas gostam de ser desafiadas. O que é importante é deixar bem claro que o fim não justifica os meios. Não é alcançar os resultados de negócio a qualquer preço. É preciso ser ético, respeitoso, colaborativo e contribuir para o progresso da empresa e da sociedade como um todo”.

2- Héctor Gomez – Diretor de Recursos Humanos da Aon México

Mais de 20 anos de experiência nas mais diferentes áreas de RH – de recrutamento e seleção a desenvolvimento organizacional, capacitação e gestão de pessoas.

Hoje está à frente do RH da filial mexicana da Aon, empresa que é líder mundial em gestão de riscos, corretagem de seguros, resseguros e consultoria em benefícios e capital humano. Tem presença no LinkedIn.

 

3- Patricio Millar – Consultor RH Millar Asociados

Tem 25 anos de experiência na liderança de RH e 18 anos como professor titular de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Adolfo Ibáñez. Também dá aulas na Universidade do Chile.

Entre as suas especialidades estão Psicologia Organizacional e Psicometria.

Ele por ele mesmo, no Twitter:

“Humanista. A favor da Psicologia Positiva, da Felicidade no Trabalho. Estou com os humildes”.

4- Fernando Troilo – Líder de talentos da Aon Argentina

Outro nome vindo diretamente da Aon. Palestrante, Coach de carreira, é professor de especialização em Psicologia do Trabalho da Universidade de Buenos Aires.

Muitas das suas postagens no Twitter tem relação com engajamento de colaboradores.

Num artigo ao La Nación, disse:

“(…)  se deveria dar ênfase a ajudar o empregado a reconhecer o valor diferencial de trabalhar nas suas empresas. Para isso, é vital que as organizações ponham em prática as experiências que prometem ao seu time. E a cúpula da empresa tem que estar visível e acessível aos funcionários, sendo abertos e transparentes em suas comunicações, além de dar um norte claro a todos e contagiá-los com entusiasmo em favor do futuro da organização.”

5- Juliana Barbosa – Diretora, palestrante, instrutora e consultora na JBEO

Mais de 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas e de RH, a maioria deles em cargos de liderança. Psicóloga de formação, é professora na área e tem formação internacional em Coaching.

Ela por ela mesmo no seu perfil do LinkedIn:

“Meu propósito: facilitar o desenvolvimento das pessoas, como protagonistas de suas histórias, para que possam ser ainda mais felizes e resolutivas em sua vida e carreira.”

E você, quem são os profissionais que te inspiram? Conte para gente no final deste post!

Acompanhe nossos conteúdos exclusivos e fique sempre por dentro das novidades do mercado de seleção e recrutamento.


Imagem do post: Freepik