Programadores

Saiba como aumentar a assertividade das contratações de programadores

Entender como moldar o processo de contratação de novos colaboradores ao perfil dos profissionais em questão é um grande desafio para o RH das empresas. Dependendo do cargo e da área à qual se destina a vaga em aberto, deve-se compreender que o seu “público-alvo” possui interesses e motivadores distintos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que te auxiliarão a melhorar a assertividade das contratações de programadores (desenvolvedores de software). Veja a seguir.

Simplifique o formulário de candidatura

A construção de formulários com muitos campos é um erro comum entre as empresas que contratam desenvolvedores. Muitos recrutadores utilizam este primeiro contato para colher informações extras que serão utilizadas na etapa de triagem do processo seletivo.

O problema é que estes profissionais têm um perfil muito objetivo e, ao se deparar com um formulário extenso, desistem imediatamente da candidatura. Por isso, é importante facilitar ao máximo o envio do CV e utilizar uma ferramenta de testes, por exemplo, para coleta destas informações adicionais.

Inclusive, alguns softwares de recrutamento possuem uma ferramenta chamada Parse. Ela interpreta o currículo dos candidatos e preenche as informações no sistema automaticamente, ou seja, sem o uso de formulários. Para saber mais, acesse este artigo no blog da Kenoby: Parse: como escanear os currículos de forma automatizada?.

Elabore a descrição da vaga de forma técnica

A área de desenvolvimento de software possui qualificações muito diferentes entre si que demandam conhecimentos extremamente específicos. Por esse motivo, é importante criar uma descrição técnica da vaga, detalhando minuciosamente as competências obrigatórias. Se possível, faça um alinhamento com o gestor do cargo para garantir a eficiência na escrita do job description.

Divulgue a vaga em canais estratégicos

Hoje em dia, existem portais de vagas com foco em nichos específicos do mercado de trabalho. Inclusive, TI é um dos segmentos que mais possuem sites de empregos específicos para os profissionais da área. Por isso, faça uma pesquisa rápida para entender quais destes portais mais atendem às necessidades da sua vaga.

Os grupos no Facebook também são excelentes canais para divulgação de vagas na área de desenvolvimento de software. Os programadores utilizam muito as redes sociais para compartilhar ideias e dúvidas sobre as tecnologias que estão utilizando no momento. Até mesmo o Twitter pode ser um ótimo canal!

Foque na comunicação por e-mail

Os programadores são pessoas mais introvertidas e possuem certa aversão à ligações de “estranhos”. Por isso, invista na comunicação por e-mail através de mensagens personalizadas e objetivas. Se é de tecnologia que eles entendem, não há nada melhor do que usar a tecnologia na comunicação entre a empresa e o candidato.

Peça indicação para outros programadores

Por estarem em um segmento com qualificações muito específicas, profissionais de TI têm uma rede de amigos/colegas na área muito forte. Em função disso, você conseguirá boas indicações com os programadores que trabalham atualmente na empresa ou até com seus conhecidos da área de TI.

Considere a possibilidade de trabalho remoto

O home office é uma realidade cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas, principalmente após a regulamentação deste modelo de trabalho na Reforma Trabalhista. As organizações que não seguirem essa tendência de mercado, atrairão cada vez menos candidatos para as suas vagas.

Além disso, a programação é uma atividade que exige muito silêncio, concentração e conforto, ambiente este propiciado pelo trabalho remoto. Ou seja, para a empresa, oferecer home office pode ser até uma maneira de aumentar a produtividade do time.

Preocupe-se com a duração do processo seletivo

Um processo seletivo que dura meses é desconfortável não só para programadores, como para qualquer candidato. Por isso, é muito importante criar uma configuração otimizada de etapas de seleção.

Reflita se é possível encurtar caminhos e reduzir a quantidade de fases pelas quais o candidato precisa completar. Desta maneira, além de facilitar a vida dos candidatos, você melhorará os índices do departamento, reduzindo o tempo (SLA) de fechamento das vagas.

Automatize os seus processos de recrutamento

Existem sistemas para gestão do R&S que estão transformando este mercado através de automações que economizam o tempo dos recrutadores, deixando-os focar em tarefas mas estratégicas para o departamento.

O Kenoby, por exemplo, é um software que atende de ponta a ponta o recrutamento e seleção das empresas. Desde a requisição de posição, divulgação de vagas, filtros avançados até relatórios customizados. Para conhecer mais sobre a ferramenta, acesse a página da empresa: http://www.kenoby.com.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas com dificuldade na contratação de programadores.

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Veja também

Comentários