Skip to main content

Tendências em 2018: Experiência do Candidato, o que você precisa saber

Quando nós pensamos em recrutamento e no processo que isso envolve, instantaneamente pensamos em um projeto específico para uma vaga em particular, a ação de atrair candidatos para aplicar para essa vaga, triagem e seleção de candidatos, contratar o candidato certo e fazer o onboarding destes candidatos.

Esses processos estão mudando e se deparando com novas mudanças em 2018. Quais serão as próximas tendências de RH para 2018?

Experiência do Candidato

A experiência do candidato está intimamente relacionada com a marca empregadora. O foco de 2017 foi, principalmente na marca empregadora como uma tendência, mas a experiência do candidato é tão importante quanto. Não faz sentido construir uma marca empregadora forte por trás de uma experiência do candidato fraca, pois isso nunca vai ser trazer efetividade.

Ter uma péssima experiência do candidato pode demolir a marca empregadora que você construiu através de experiências negativas e os candidatos não irão recomendar que seus amigos ou familiares se apliquem também.

A Importância da Experiência do Candidato

A competição por ótimos talentos está em alta. Em uma ambiente tão competitivo, as empresas querem contratar os melhores. Ao mesmo tempo que a maioria das empresas estão cientes de que sua marca empregadora precisa ser ótima, a maior parte delas não sabem que uma experiência do candidato é tão importante quanto e, se ignorada, pode facilmente arruinar sua marca empregadora que foi bem construída.

O que pessoas que buscam um emprego detestam sobre a experiência do candidato

Uma pesquisa sobre pessoas que estão procurando um emprego realizada pela empresa de ferramentas de recrutamento Software Advice apontou as cinco principais causas para um má experiência do candidato, incluindo:

  • Instruções para aplicação que não são claras
  • Aplicações extremamente longas
  • Descrição de vaga mínima
  • Falta de e-mails de confirmação
  • Nenhum aviso quando a posição é preenchida
  • Impossibilidade de contatar o recrutador
Fonte: Software Advice

O que pessoas que buscam um emprego querem em sua experiência do candidato

A frustrante falta de comunicação é frequentemente mencionada pelos candidatos. Não surpreende saber que entre os principais requisitos das pessoas que estão em busca de um emprego estão:

  • Mais comunicação
  • Notificação se avançou no processo
  • Cronograma do processo de contratação
  • Contato humano após a aplicação
  • Prontidão nas respostas
Fonte: Software Advice

Hoje em dia existem muitas ferramentas para auxiliar o recrutador na hora de buscar candidatos até fechar uma contratação, sem esquecer nenhum detalhe. A GeekHunter é uma plataforma que avalia os candidatos previamente, assim você possui maior direcionamento e conhece melhor os candidatos que estarão no seu processo. Conheça nossas funcionalidades e teste gratuitamente com as suas vagas!

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Esse conteúdo foi traduzido e adaptado pela GeekHunter.
Traduzido por: Cecilia Schmitz
Conteúdo Original: http://www.recruitingblogs.com/profiles/blogs/2018-hr-trends-candidate-experience-what-you-need-to-know

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar