Skip to main content

Testes online para desenvolvedores: vitaminando o hunting com pré-seleções práticas

Testar é essencial. Avaliar o resultado, um desafio e tanto. São muitas as variáveis – linguagem escolhida, velocidade de solução… além de dar uma bela ajuda na seleção de ordem técnica, a santa tecnologia traz economia de dinheiro e tempo no árduo processo de recrutamento em TI.

Que atire o primeiro monitor o desenvolvedor que nunca se perdeu no próprio código! Especialmente, quando a arte de codar é desafiada durante uma avaliação técnica para vaga de emprego. Sim, dev também fica nervoso, sente frio na barriga, dá branco na hora de ser testado. Mas não há como a gente fugir disso. Além de estar atento a todo o conjunto de habilidades emocionais que qualquer profissional precisa ter, o recrutador da área de tecnologia precisa colocar à prova os itens listados no currículo do candidato a programador.

Nos fóruns de discussão – e quem nos acompanha aqui no blog sabe que somos fãs confessos deles – é muito interessante ver o posicionamento da galera em relação a ser avaliado como desenvolvedor. Pinçamos uma resposta de um dev a um colega aflito sobre a diferença de um roteiro de testes em vagas para pleno e para sênior:

“Na boa, eu acredito que um pleno ou um sênior nós descobrimos no dia a dia. Nada melhor do que um belo bate-papo para avaliar o nível do candidato. Um pleno deve conhecer alguns designer patterns, precisa ter criado uns projetos do zero, e também conhecer alguns (pelo menos 2) frameworks. Um sênior deve saber abstrair bem um problema e resolvê-lo com classe!!!”.

O duro é não perder a classe durante uma prova, mesmo sendo sênior…

E, não somos só nós, da Geekhunter, que adoramos fuçar fóruns. Uma reportagem da revista Exame, foi dar uma conferida no Qora atrás de pistas sobre testes. E trouxe as seguintes pérolas:  um usuário diz que as melhores perguntas para programadores são aquelas que trazem várias abordagens com diferentes trade-offs, ou seja, situações em que há conflitos de escolhas.

O exemplo dado pelo internauta foi o seguinte: “Digamos que você tenha uma lista de N+1 números inteiros entre 1 e N. Você sabe que há pelo menos um número duplicado, mas podem haver outros. Por exemplo: se N = 3, sua lista poderia ser 3, 1, 1, 3 ou 1, 3, 2, 2. Imprima o número que aparece na lista mais de uma vez. Resolução do problema 😉

Só mais uma do Qora, a gente jura: um dos métodos usados por Joseph Wang, cientista chefe na Bitquant Research, é imprimir um código com 10 páginas do sistema e passar para o entrevistado. Que tal? Essa questão teria o poder de revelar a diferença entre um dev experiente e um novato. Isso porque, seguindo o raciocínio dele, um candidato com menos experiência geralmente começaria a olhar o código linha por linha, enquanto um programador mais avançado daria uma olhada rápida e depois folhearia as páginas para entender o design de alto nível do sistema. Isso quando o objetivo for realmente de contratar um profissional mais experiente na área. Confira a reportagem completa aqui.

É muita novidade surgindo todo dia. É muita informação! É um trabalhão danado. Para facilitar a vida dos recrutadores vieram as plataformas de testes online. Benditas sejam!

A gente foi dar uma pesquisada em algumas das bem cotadas.

Codility.com

Mais de 1.200 empresas em 120 países do mundo já usaram a inglesa Codility, que traz a marca de mais de 4 milhões de testes já feitos com desenvolvedores. Entre os clientes, Intel e LinkedIn. A empresa interessada em identificar um programador que dê match com o perfil desejado pode escolher entre a mais de uma centena de diferentes tipos e níveis de testes. Em seguida, é fazer upload dos dados do candidato e enviar para ele o teste. Ele então é convidado a codar online. Dá uma conferida no demo test. O recrutador recebe um relatório detalhado de cada profissional e pode comparar com os resultados de outros testes feitos por usuários da plataforma. Olha como é um relatório. A Codility oferece free trial.

Harckerrank.com

Uma das principais plataformas para testar desenvolvedores com mais de 1.000 desafios disponíveis distribuídos entre 35 línguas de programação e 6 áreas da ciência da computação. Você pode selecionar um CodeChallenge da biblioteca ou criar o seu próprio teste ou questões, além de enviar o convite de teste diretamente do HackerRank ou através de plataformas ATS integradas. Os testes são corrigidos automaticamente, gerando um score e um relatório do teste de cada candidato avaliado. Você também poderá o CodePair para ver o código em tempo real durante as entrevistas e envolver até 25 candidatos de uma só vez. O Hackerrank oferece 14 dias de trial. Confira a solução completa.

Interviewmocha.com

Traz mais de 1000 testes prontos e garante que diariamente tem novidade chegando. Oferece a opção de testes customizados para necessidades específicas de clientes que precisem da certeza de algum skill em especial. Tem mais de 900 clientes pelo mundo, como a Credit Suisse. Aqui, neste vídeo, um cliente da alemã E-Zest Solutions fala da experiência com a plataforma indiana.

Testdome.com

A empresa londrina tem um portfólio de grandes organizações na carteira de clientes, como Ebay e Paypal. Se apresenta de forma bem assertiva: “peça aos candidatos para codarem de verdade, antes de chamar para uma entrevista”. Defende que a melhor maneira de testar é dar um desafio de algum projeto real. Segundo eles, os testes automaticamente conseguem avaliar se o candidato mandou bem, ao ser desafiado a codar, além de checar o consumo de memória e a velocidade da execução. Também oferece testes customizados para qualquer linguagem e tecnologia. Tem testes grátis, além da versão paga.

Talview.com

Com escritórios nos Estados Unidos e Índia, a Talview faz testes online para desenvolvedores. E vende como vantagem competitiva a possibilidade de ampliar o leque geográfico de acesso aos talentos e reduzir em 40% o tempo gasto com entrevistas. Promete testes em 52 diferentes linguagens de programação. Tata e Whirpool na lista de clientes. Amostra grátis aqui.

GeekHunter

Barba, cabelo e bigode é o que, nós, da GeekHunter, oferecemos para essa seleção de desenvolvedores. Conseguimos entregar um dos mais completos portfólios de hunting em TI, graças a uma série de top parcerias com empresas que complementam a busca do perfil ideal.

Somos uma plataforma online projetada para captar profissionais no mercado e apresentá-los de forma dinâmica a empresas de tecnologia.

Os candidatos são pré-selecionados, via inteligência artificial, e triados por testes automatizados de lógica/programação e vídeo entrevista. Os mais bem pontuados são apresentados em uma rodada de contratações envolvendo centenas de empresas cadastradas na plataforma, como Nubank, Ambev, Scup, Mercado Livre e Chaordic.

Na página de perfil dos candidatos são expostas todas as características e resultados dos testes, inclusive o próprio teste. Isso para que, na hora da entrevista formal, o recrutador esteja diante de alguém altamente qualificado para o que procura. Tudo  100% online. Economia de tempo, de dinheiro e a possibilidade de acesso muito maior aos talentos do código.

Contrate os Melhores desenvolvedores na GeekHunter

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar