Skip to main content
pessoa equilibrando blocos

Top 8: grandes ferramentas de RH

As ferramentas de RH, ao contrário do que muitos profissionais pensam, não são exclusividade de empresas com alto budget. Automatizar processos antes manuais passou a ser uma necessidade competitiva, até porque quanto mais manual seu processo é, menos tempo para planos estratégicos existe.

Sim, você bem sabe que o RH também precisa ser competitivo com seus talentos.

Se esse pensamento estiver certo, neste exato momento, as empresas concorrentes podem estar contratando as ferramentas mais inteligentes do mercado e atraindo talentos que poderiam estar ocupando cadeiras na sua empresa.

Talvez seja o momento de entender os gaps do seu RH e se a tecnologia pode ajudar em algo. Para ajudar na tarefa, nós fizemos um artigo com 8 ferramentas de RH super legais.

Quem sabe alguma delas pode ajudar a resolver o problema do RH daí? 🙂

1. Biz.u

logomarca da bizu

A Biz.u é uma ferramenta de People Analytics, bastante utilizada para processos seletivos. Mas, claro, pode ser utilizada também para retenção de pessoas e análise de desempenho.

A proposta da Biz.u é muito legal: olhar para o ser humano, antes de olhar para o profissional. Afinal, a pessoa que se é reflete diretamente no trabalho que se faz. 

O Biz.u também promete descobrir a compatibilidade candidato x cultura e candidato x cargo antes mesmo de uma entrevista.

Com a Biz.u, também é possível conhecer todos os pontos fortes do candidato, o que é extremamente eficiente na hora fechar uma vaga.

Bônus: Em breve, o Biz.u lançará uma feature própria para gestão, que promete dar suporte ao desenvolvimento da equipe, análise macro da personalidade da equipe e insights para gerir pessoas de acordo com suas personalidades.

Vale muito a pena conferir 🙂

2. GeekHunter

logomarca geekhunter

A GeekHunter é uma plataforma de recrutamento inteligente, que conta com um algoritmo que tria os candidatos mais qualificados da área de TI. Na própria plataforma, os candidatos são submetidos à testes de lógica e programação, para que as empresas tenham acesso apenas ao profissionais mais engajados e capacitados. O fluxo é bem simples:

  1. A empresa cadastra a vaga na plataforma;
  2. O algoritmo apresenta os perfis mais alinhados a cada vaga;
  3. A empresa recebe os perfis e pode fazer uma proposta;
  4. Todo o processo é acompanhado por farmers, responsáveis por prestar todo o suporte para o fechamento candidato x empresa;
  5. Empresa e candidatam fecham!

Isso libera o tempo do RH e oferece uma grande economia de recursos na contratação. Esqueça os processos seletivos longos: com a Geek o candidato mais alinhado fecha com a empresa em menos de 15 dias.

Ah e o mais importante de tudo: o cadastro de vagas é totalmente gratuito!

3. Kenoby

logomarca da kenoby

O Kenoby é uma ferramenta muito completa e eficiente para o recrutamento e seleção de pessoas. É praticamente um ERP para processos seletivos.

Uma das features mais interessantes do Kenoby é o pipeline de processos seletivos. Você conhece o Pipedrive? Pois é, o Kenoby possui uma interface parecida nesta feature, só que para candidatos, ao invés de deals. É possível até automatizar o envio de propostas!

Além disso, também é possível fazer o registro de impressões das entrevistas, o que otimiza muito o tempo, já que a análise pode ser feita de maneira bem escaneável.

O Kenoby também conta com um dashboard para empresas, onde o RH tem uma boa noção de quantas vagas anunciadas estão em aberto, quantas foram fechadas, quantas candidaturas existem, entre outros dados de desempenho do recrutamento.  

4. PeopleRPM

logomarca peoplerpm

Assim como o Kenoby, o PeopleRPM também é um software completo para processos seletivos.

Alguns dos pontos fortes do PeopleRPM é a aplicação de testes para qualificação e também a interface intuitiva do workflow do processo seletivo. Também é possível fazer o cadastro ilimitado de currículos, assim como usar de filtros para otimizar o banco de talentos.

5. Feedz

logomarca feedz

O Feedz é uma ferramenta de RH muito legal para engajamento e retenção de talentos, que utiliza gamification para garantir interações. Aqui na Geek nós utilizamos e tem trazido ótimos resultados no engajamento geral.

Com o Feedz você tem acesso a features, como:

  • Termômetro de Humor: essa feature é importante para entender o humor cada pessoa de forma isolada. O colaborador recebe uma requisição para informar o seu humor do dia e, assim, o RH tem insumos suficientes para entender se a pessoa está em um semana difícil ou agradável;
  • Mural de Celebrações: o mural de celebrações é uma espécie de intranet ou timeline corporativa. Por lá, os colaboradores podem marcar colegas, parabenizá-los por algo, ou até mesmo comemorar feitos coletivos;
  • Pesquisa com colaboradores: faça pesquisas sobre a compra de insumos, organização de eventos e até para tomadas de decisão que envolvem toda a equipe. Essa feature é extremamente importante para garantir a democratização e a transparência das decisões gerais;
  • Gestão de Feedbacks: com essa feature de feedback 360º, também é possível dar e receber feedbacks da equipe. O feedbacks podem tanto ser anônimos, como nominais;

>>Leitura recomendada:
Employer Branding: tudo o que você precisa saber!

6. FolhaCerta

logomarca folha certa

O FolhaCerta é uma ferramenta de RH com aspectos administrativos. Por meio dela, é possível administrar faltas, conferir horas trabalhadas e faltantes, ponto eletrônico, aprovação de “faltas” e até um painel de métricas exclusivo para o RH.

Ah e se você já possuir um relógio eletrônico e físico, o FolhaCerta também integra e apresenta todos os dados em um dashboard intuitivo.

7. SocialBase

logomarca socialbase

A SocialBase é uma ferramenta para comunicação interna. É uma intranet, como o Workplace do Facebook, só que mais completa.

Com a Social Base, um colaborador pode postar um aviso ou uma ideia e recebe interações do resto da equipe. Assim com a feature “Mural de Comemorações” do Feedz, a SocialBase traz a democratização das decisões gerais e a aproximação da equipe por meio das interações.

A SocialBase também permite que o RH mensure a efetividade das ações, por meio das publicações e dos relatórios de rede.

8. XERPA

logomarca da xerpa

A XERPA é uma ferramenta de RH bem completa. Por meio da XERPA, é possível centralizar todo o processo de admissão e demissão (preenchimento digital de documentos), controle de férias e distribuição de holerites.

Além de todas essas features que otimizam (e muito) o trabalho do RH, a XERPA também tem representações gráficas bem intuitivas, que apresentam o índice de turnover, status de preenchimento de documento, entre outras informações.

E aí, o que achou das ferramentas que listamos? Resolvem algum problema na sua empresa? Esperamos que sim!

Até a próxima.

Top 8: grandes ferramentas de RH
5 (100%) 3 votes