Trabalho remoto: As melhores ferramentas para aumentar a sua eficiência e conquistar um novo job

O trabalho remoto tem se tornado cada dia mais um desejo dos trabalhadores. Fuga do trânsito, mais tempo com a família ou para fazer outras atividades, possibilidade de trabalhar viajando, menos estresse e maior conforto são algumas das vantagens do trabalho remoto.

As maiores dificuldades de quem trabalha remotamente são a disciplina, a falta de rotina, organização e cumprimento dos prazos. Para ajudar nestes quesitos, existem diversas ferramentas que organizam e te lembram das tarefas a serem realizadas.

Neste post vamos falar algumas dessas ferramentas que você, sendo empregado de uma empresa que permite trabalho remoto ou sendo freelancer, pode usar para sua organização de tarefas e nunca perder prazos. E o melhor, todas possuem planos grátis e estão na nuvem, ou seja, podem ser acessadas de qualquer lugar sem a necessidade de instalação no computador, possuem versões para desktop e celular, além da possibilidade do compartilhamento de suas tarefas ou arquivos com qualquer pessoa.

 

Google

 

Atualmente praticamente todo mundo possui uma conta no GMail, e essa conta nos permite usar uma série de aplicativos online que são excelentes para a organização de documentos e tarefas.

 

Drive

 

Funciona como um HD na nuvem. Você começa com 15 GB para armazenar o que quiser. É integrado ao GDocs, então todos os seus documentos aparecem do GDrive. Também é possível o compartilhamento através de links.

Absorveu o Docs, que oferecer processador de texto, planilha eletrônica, apresentações e formulários, permitindo que você compartilhe-os com quem quiser ou dê acesso para editação de documentos conjuntamente. Isso é muito útil caso esteja trabalhando com um time, pois as atualizações são feitas em tempo real e diversas pessoas podem alterar os documentos ao mesmo tempo.

 

Hangouts

Alguns assuntos são resolvidos mais rápido e mais eficientemente se forem conversados. Ferramenta de videoconferência, o Google Hangouts aproxima distâncias. Você pode adicionar diversas pessoas para uma conversa “cara a cara” ou até mesmo fazer uma palestra a distância.

Permite o compartilhamento da sua tela, caso você precise mostrar algo que está no seu computador.

 

Agenda

Com a Agenda do Google você pode anotar seus compromissos, horários e tarefas. Mande convites para Hangouts com hora marcada, assim todos os participantes automaticamente terão os compromissos anotados em suas respectivas agendas.

Um bom método para se usar a Agenda é dividir suas tarefas e já programá-as na agenda. Programe também lembretes para as tarefas mais importantes que necessitam de horário marcado. Para as outras basta anotar o dia em que elas devem ser feitas.

Caso não consiga completar uma tarefa do dia, basta arrastá-la para o dia seguinte ou outra data. Isto, porém, deve ser evitado ao máximo. Abra todos os dias a Agenda e verifique suas tarefas.

 

Keep

 

O Keep funciona como uma tela infinita onde você coloca diversos cards, que podem ser notas de texto, checklists, imagens e até manuscritos e desenhos. Ótimo para anotar coisas rápidas e deixar todas as notas em um só lugar.
Você pode criar marcadores e criar grupos de cards com o mesmo assunto. Também possui a função lembretes, onde você define uma data e hora para receber uma notificação.

 

OneDrive

 

O OneDrive é o equivalente da Microsoft ao Google Drive. Oferece quase todos os aplicativos do MS Office na nuvem, como o Word, Excel e Power Point, com algumas funcionalidades a menos.

Você também pode utilizá-lo para armazenar seus arquivos na nuvem, acessá-los de qualquer lugar e compartilhá-los com qualquer pessoa.

O plano grátis oferece um espaço de 5 GB para armazenamento.

 

Skype

 

Muito usado no mundo corporativo, o Skype, assim como o Google Hangouts, é uma ferramenta de videoconferência, que também pode ser usada para mensagens de texto e chamadas de voz, inclusive para telefones convencionais. Foi a primeira ferramenta popular com estas funções, ainda continua muito ativa, pois foi comprada e está sendo mantida pela Microsoft.

Também possui a possibilidade de compartilhamento de tela e permite até 10 usuários ao mesmo tempo no plano gratuito.

A desvantagem do Skype é que é a única ferramenta apresentada aqui que necessita ser instalada ou no seu computador ou no seu celular.

 

Trello

 

O Trello é uma das ferramentas mais conhecidas voltadas para gerenciamento de projetos. Tem como base o paradigma Kanban, onde você tem quadros temáticos, chamados de boards, com várias colunas. Cada coluna possui cards, que são as tarefas a serem cumpridas.

Um exemplo no desenvolvimento de software seria um board, com as colunas “a fazer” (to do), “fazendo” (doing) e “feito” (done). Cards com as tarefas começam na coluna “a fazer” e seriam movimentadas conforme forem evoluindo. Para isso, na ferramenta, basta clicar e arrastar.

Dentro dos cards é possível fazer comentários, anexar imagens e arquivos e ver o histórico de movimentação.

O Trello é muito útil para o trabalho em equipe. Os boards podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha cadastro no Trello. Pode-se marcar uma pessoa em determinado card, assim todos ficam sabendo quem está desenvolvendo cada tarefa.

 

Todoist

 

O Todoist é um aplicativo simples que permite fazer uma lista de tarefas ou lembretes, que podem ser categorizados, datados com o dia que a tarefa precisa ser feita e você pode definir alarmes para cada tarefa.

Você também pode organizar as tarefas em grupo, compartilha-las e até atribuí-las a alguém. As tarefas compartilhadas podem ser comentadas, fazendo com que todos saibam o que está acontecendo. Tudo isso online e em tempo real. Quando uma tarefa estiver pronta, basta clicar e ela some da sua lista.

A maior vantagem do Todoist é sua interface simples e intuitiva, além de estar disponível praticamente para todas as plataformas. A única desvantagem é que alguns recursos só estão disponíveis na versão paga, mas a versão grátis atende muito bem a maioria das necessidades.

 

Use várias

 

Existem muitas outras ferramentas que possuem funções parecidas, como o OneDrive e Google Drive. A vantagem de conhecer e usar mais de uma é que cada cliente ou empresa para quem você vai prestar serviço terá a sua própria. Por exemplo empresas com contrato com a Microsoft, usará o Skype e não o Hangouts.

Como todas as ferramentas apresentadas aqui possuem planos gratuitos com várias funcionalidades, teste e tenha uma conta em cada uma delas. Elas se complementam muito bem.

Gostou do texto? Se você busca trabalho remoto e pensa em fazê-lo também para o exterior, não deixe de ler o post Prós e contras de trabalhar remotamente para o exterior.

 

banner-candidato