Vídeos para treinamento corporativo: descubra porque os maiores RHs estão investindo nessa tendência

Vídeos para treinamento corporativo: descubra porque os maiores RHs estão investindo nessa tendência

Com a alta familiaridade e popularidade dos conteúdos audiovisuais, não é nenhuma surpresa que o uso dos vídeos no treinamento corporativo tem aumentado consideravelmente. Afinal, é reconhecido que os vídeos são muito mais eficazes em envolver e engajar emocionalmente a audiência.

Mas, para utilizá-los nas estratégias de endomarketing de maneira efetiva, é necessário adequar os recursos da linguagem audiovisual com os ideais da empresa. Uma narrativa bem construída é fundamental para reforçar o caráter didático do vídeo.

E foi por essa razão que elaboramos este artigo. Aqui, você vai receber dicas de como colocar essa técnica em prática, além de entender os principais benefícios de usar vídeos para treinar os funcionários do seu negócio. Confira!

 

Vantagens de usar vídeos no treinamento corporativo

 

É imprescindível que a sua equipe esteja informada e atualizada sobre os objetivos, procedimentos e cultura da empresa. Entretanto, obstáculos como a alta rotatividade de funcionários e o tempo escasso da rotina de trabalho inviabilizam a aplicação do treinamento.

A fim de evitar essa realidade tão comum no meio corporativo, muitas instituições têm usado da tecnologia, sobretudo dos vídeos, para driblar esses empecilhos e conseguir alinhar seus colaboradores com as metas do negócio.

Além de suprir a necessidade de inovar na capacitação da equipe de forma excelente, utilizar os vídeos trazem diversos benefícios para a empresa, os quais discorreremos a seguir:

 

Padronização dos treinamentos

 

Uma das maiores dificuldades das companhias durante o treinamento da equipe é garantir que as informações cheguem à eles de maneira concisa e direta. E essa tarefa fica ainda mais complicada quando a empresa possui muitos colaboradores.

Com os vídeos, não só a mensagem é transmitida com bem menos inconsistências, mas como é recebida por todos sem tantas ambiguidades. Isso facilita, e muito, todo o processo de capacitação, eliminando as chances de remediação.

 

Aumenta o engajamento

 

Ao fazer uso dos vídeos no treinamento corporativo, você consegue abordar temas importantes, mas não tão atrativos, de forma bem mais convidativa. Afinal, é muito melhor assistir à um vídeo com mensagens diretas sobre um determinado assunto do que à uma palestra com horas de duração.

Essa é uma das grandes vantagens dos conteúdos audiovisuais: possui um alto poder de engajamento, capaz de atrair um maior número de pessoas à ideias, conceitos e produtos.

Outra maneira de aplicar os vídeos nos treinamentos da equipe é por meio da gamificação. Os jogos possuem tanto poder de engajamento quanto um vídeo em si; já que o nosso cérebro consegue absorver melhor as informações importantes durante os momentos de entretenimento.

 

Reduz tempo e custos

 

Além de toda a logística de organizar o espaço adequado, acomodar os funcionário e até bancar passagens e hospedagem em algumas situações, fazer um treinamento de equipe de qualidade é algo que exige muito tempo e dedicação.

E quando a companhia é de grande porte e precisa treinar todos os funcionários de suas filiais, arcar com o transporte de gerentes e outras pessoas importantes para a capacitação dos colaboradores torna essa tarefa ainda mais complicada e, sobretudo, cara.

É por isso que investir nos conteúdos audiovisuais para treinar os associados tem sido uma escolha frequente por parte de muitas empresas. Como o vídeo é uma mídia de fácil armazenamento e compartilhamento, você pode aproveitar o material utilizado e enviá-lo para suas outras sedes.

Assim, você economiza tempo e dinheiro, além de evitar a locomoção da equipe e a perda de horas de trabalho.

 

Retém talentos

 

Segundo estudos, a produtividade da equipe aumenta mais quando recebe um treinamento de qualidade do que quando recebem ofertas de salários mais altos. Ou seja, para melhorar o trabalho dos seus funcionários, aposte na capacitação de todos.

Caso você queira aumentar ainda mais esse números, use de vídeos no treinamento corporativo. Além de melhorar o desempenho da equipe em 67%, você adquire a vantagem de descobrir e reter talentos na companhia.

Em suma, você consegue reter talentos, aumentar a produtividade da equipe e o desempenho da empresa e ainda diminui custos de treinamento, como dito anteriormente.

 

Como começar a incorporar essa tendência

 

Até este momento você pode conhecer as maiores vantagens de usar vídeos para treinar os funcionários. Porém, entre saber dos benefícios até conseguir colhê-los existe a etapa prática da estratégia.

Pra lhe auxiliar a incorporar essa tendência em sua empresa, reunimos algumas dicas de estruturação da capacitação em vídeo. Veja mais abaixo o que você deve fazer para aplicar a técnica no âmbito corporativo:

 

Gerenciar o aprendizado dos colaboradores

 

Para que você consiga acompanhar e gerir o aprendizado dos funcionários, uma dica importante é utilizar plataformas de gerenciamento de conteúdos.

Com os LMSs — Sistema de Gestão de Aprendizagem —, você conseguirá analisar todas as informações existentes relacionadas à forma que seus funcionários consomem o conteúdo didático.

Você poderá, ainda, medir o conhecimento adquirido por cada um aplicando avaliações de aprendizagem.

 

Reduzir custos com a produção audiovisual

 

Já é de conhecimento geral que a utilização de vídeos no treinamento corporativo é muito mais vantajosa e econômica para os negócios. Entretanto, caso você não planeje bem a execução dessa estratégia, ela pode pesar um pouco no orçamento da empresa.

Ao contratar pessoal e ferramentas especializadas para a produção audiovisual, você corre o risco de gastar mais do que poderia, já que os valores desses produtos e serviços são muito variáveis.

Mas, existem recursos de baixo custo e bastante acessíveis que lhe permitem produzir os vídeos sem mexer tanto no capital da companhia. A gravação de áudios, por exemplo, pode ser feita por meio de gravadores simples e aplicativos gratuitos, como o Audacity.

E as filmagens, apesar de exigir uma verba a mais, ainda podem ter seus custos reduzidos com o devido planejamento. Você pode gravar as aulas e conteúdos informativos com uma DSLR, por exemplo. É um equipamento de ótima qualidade e excelente custo-benefício.

 

Engajar a equipe em conteúdos extensos

 

Uma ótima forma de conseguir manter a atenção dos funcionários durante os conteúdos mais maçantes é por meio dos cursos e-Learning. Com eles, você pode intercalar trechos dos vídeos com infográficos, atividades práticas e outros recursos didáticos que estimulem a ação dos espectadores.

 

Manter o conteúdo dos vídeos atualizados

 

Mesmo com todas as vantagens de usar vídeos no treinamento corporativo, é necessário certos cuidados para que essa tática não se torne ineficaz. Uma delas é manter o conteúdo dos vídeos sempre atualizados.

Como as informações mudam constantemente, é preciso modificar os dados utilizados nos vídeos de tempos em tempos.

Quando alguma informação que foi incluída no vídeo sofreu alterações, ao invés de regravar todo o trecho, você pode adicionar imagens, textos, gráficos e outros recursos visuais.

Dessa forma, além de deixar a experiência da equipe mais enriquecida, você facilita a edição do vídeo. É uma ótima forma de não perder todo o trabalho realizado e manter o conteúdo atualizado.

Como você pode perceber, usar vídeos no treinamento corporativo traz muitas vantagens para a empresa, devido ao fato de ser naturalmente responsivo. Seus colaboradores poder acessar o conteúdo em vídeo por meio de seus celulares, tablets e computadores pessoais facilmente.

Isso torna a estratégia muito mais eficiente e descomplicada, fazendo com que seus funcionário sejam engajados de onde estiverem, sem a necessidade de investir em toda uma ação de deslocamento para capacitar a equipe.

Portanto, não deixe para depois e comece já a apostar no treinamento de sua equipe com vídeos!

 

Esse conteúdo foi produzido pelo time de Marketing da VidMonsters. Quer saber mais sobre produção de vídeos? Clique aqui e acesse o blog.