O que é preciso para subir de cargo como desenvolvedor? Quanto tempo você levará para evoluir em sua carreira profissional? E quais são os passos para não estagnar na carreira?
Não existe um caminho perfeito para ser promovido como pessoa programadora, mas seguir as dicas da Geek pode levar qualquer desenvolvedor na direção certa!
Por que você quer subir de cargo como desenvolvedor?
Pessoas aceitam promoções porque elas querem ou precisam de um salário melhor, porque elas querem a promoção ou porque acreditam que isso é esperado delas, mesmo que a promoção as levem para um cargo que não seja compatível com o seu perfil, ou com as suas paixões.
É comum que profissionais com ótimas habilidades técnicas sejam promovidos para posições de gerência apesar de não quererem gerenciar equipes, de não terem as habilidades interpessoais nem gerenciais para isso.
Então, antes de pedir uma promoção, procure saber quais são todas as funções do cargo e até mesmo procure performá-las antes, ajudando seu superior. Isso te ajudará a saber se esse cargo é pra você ou se ele vai te fazer mais mal que bem.
O que é preciso para subir de cargo como desenvolvedor?
Chegou a hora de falarmos diretamente sobre como subir de cargo como programador, seja front-end, back-end, mobile ou full stack. Confira:
1. Procure saber o que a empresa e a gerência valorizam
Antes de quebrar a sua cabeça com especulações e gastar energia, tempo e dinheiro em cursos, especializações, contatos e todo um planejamento, converse com os seus gestores para que eles possam te orientar quanto ao caminho certo.
Tudo que você planejou sozinho pode sim ser muito bom, mas talvez não seja exatamente adequado às expectativas da liderança.
Enquanto você não souber quais são as skills, incluindo as soft skills, que a empresa espera de alguém no cargo que você almeja, você não saberá se esse cargo é para você nem como alcançá-lo, tornando sua trajetória mais longa.
Confira também: 10 skills de um desenvolvedor back-end de alto nível
2. Mantenha-se atualizado(a)
Esta é uma das dicas mais importantes para um programador.
Procure se manter à frente das tendências na sua área e saber quais são os cursos e técnicas que são valorizados e necessários para o cargo que você almeja.
Confira alguns dos melhores cursos e certificações que mapeamos para você:
- 10 melhores Cursos de Java do mercado
- 10 certificações em TI muito valorizadas hoje
- 11 melhores Cursos de Ciência de Dados
- Certificação ITIL: tudo o que você precisa saber
- Curso JavaScript: como e por onde aprender a linguagem mais usada no mundo?
Há muitos livros que vão abrir a sua mente para novas possibilidades, então coloque um deles na sua cabeceira o quanto antes.
Confira algumas recomendações do nosso time:
- 10 livros de programação que vão mudar sua carreira
- 10 livros de Python que todo dev especialista deve ler
E se você está de olho em um cargo de gerência em que você será responsável por uma equipe, pode ser muito importante adquirir também habilidades de gerenciamento de pessoas e de projetos, além do conhecimento técnico avançado.
3. Trabalhe em mais de um projeto
O objetivo é garantir que você possa trabalhar em vários projetos e conclui-los. Você precisa provar que é um programador competente e que é, ou está no caminho para ser um programador de alto nível.
Se for possível escolher, procure trabalhar em projetos significativos, de alta visibilidade e nos quais você seja o lead. Caso contrário, converse com seu gerente para ver se é possível trabalhar em um projeto diferente que atenda a esses requisitos.
4. Seja um revisor ativo
Você também precisa demonstrar que é um revisor eficaz. Sim, a codificação é uma grande parte da engenharia de software, mas não deve ocupar 100% do seu tempo. A revisão do código e dos documentos de design é igualmente importante.
Além disso, a revisão do código vai fortalecer o seu relacionamento com seus colegas de equipe. Isso é crucial, pois seu gerente vai pedir feedback sobre você para os seus colegas de equipe quando a época da promoção chegar.
5. Escreva documentos tecnicamente sólidos
Você também pode demonstrar que é capaz de escrever documentações técnicas. Assim você mostra que tem um entendimento completo da arquitetura de serviço, que é um forte indicador de que você é um desenvolvedor competente.
6. Seja capaz de apagar incêndios
Isso se aplica a programadores que estão de plantão. Receber uma chamada pode ser uma experiência assustadora, pois indica que o serviço não está se comportando de acordo com o SLA (Service Level Agreement), e que se o erro não for corrigido logo, pode gerar um baita prejuízo.
Seja capaz de apagar esses tipos de incêndios, principalmente em startups, cenário onde exige que você se vire em diferentes frentes em função do tamanho dos times.
7. Realize as tarefas do começo ao fim
As empresas valorizam os indivíduos que começam e terminam suas tarefas. Se você puder provar que consegue ter projetos consistentes do início ao fim, além de ser promovido, você se tornará indispensável.
8. Facilite o trabalho do seu chefe
É irônico, mas a melhor maneira de subir de cargo como desenvolvedor é facilitar o trabalho do seu líder técnico, e a melhor maneira de fazer isso é tornar o trabalho dele obsoleto. Você não vai realmente tirar o trabalho do seu gestor, mas sim permitir que ele(a) confie no seu trabalho.
Por sua vez, ele(a) terá tempo para se concentrar em novas áreas do seu próprio crescimento, olhando para as necessidades que os superiores deles já precisam abordar há algum tempo. Conforme o bom trabalho é feito, a empresa melhora e isso faz com que você seja notado(a).
9. Mantenha uma atitude mental positiva
As pessoas que normalmente são promovidas mantêm a calma quando estão sob estresse. Elas também funcionam como um modelo para todos ao seu redor.
Elas cumprem prazos e fazem perguntas relevantes e inteligentes que ajudam os clientes a ficarem mais felizes com os serviços da empresa. Quando surge um problema, elas querem resolvê-lo e trabalhar para evitar problemas futuros, aprendendo com seus erros.
10. Ajude a melhorar a performance dos outros membros da equipe
Gestores gostam de pessoas que estão concluindo suas atribuições e já perguntando qual será a próxima tarefa. Elas ajudam seus colegas em vez de pisar neles. Quem aumenta o desempenho da equipe tem mais chances de ser promovido(a).
11. Trabalhe bem em equipe
Avalie como você trabalha em equipe. Observe questões cruciais como: comunicação, relações de trabalho e os sucessos (e fracassos) da equipe.
Saber trabalhar bem em equipe é inestimável em todos os níveis de uma organização e necessário para uma promoção. Para ter uma melhor noção da realidade, você pode pedir que alguns colegas (com os quais você tiver maior intimidade) te deem um feedback honesto.
12. Procure um mentor(a)
Outra dica importantíssima para conseguir subir de cargo como desenvolvedor é encontrar e manter um relacionamento forte com um mentor. Procure entre os principais membros de sua rede profissional.
O cenário ideal é ter pelo menos um mentor dentro da sua empresa e um fora (mas dentro de sua profissão ou setor). Procure alguém que seja referência na sua área e que ofereça conselhos úteis, um bom suporte e boas conexões.
13. Deixe suas intenções claras
Parece muito simples, mas expressar seu desejo por uma promoção específica é muito útil. Programadores têm a constante sensação de que seus gestores não estão olhando para eles e suas equipes como deveriam, então o que você pode fazer?
Você pode e deve tomar as rédeas da situação e se comunicar ativamente com seus chefes, pedir feedbacks com frequência e colocá-los em prática. Faça com que eles prestem atenção em você.
Pois às vezes, a gerência pode não saber que você está de olho naquele cargo específico, ou não pensa em você como um candidato, especialmente se for em um departamento diferente do qual você está agora. Então diga a eles o que você quer para que possam te ajudar a chegar lá.
14. Se orgulhe do seu trabalho
Competência, diligência, inteligência e lealdade são muito importante, mas o que mais importa é a vontade inerente de fazer o melhor trabalho possível.
O trabalho é o que importa, e os desenvolvedores que o levam para o lado pessoal, que reconhecem seu trabalho como um reflexo de seus valores e se orgulham do que fazem têm mais chances de receberem cargos de alta responsabilidade.
15. Evite fofocas
Esta não é apenas uma dica de promoção; esta é uma dica para a sua vida. Nada pode atrapalhar o futuro de alguém em uma empresa mais rápido do que a fofoca.
Estar envolvido em fofocas de qualquer tipo é o caminho rápido para o fim de sua carreira com o seu empregador. E também nunca queira ser o assunto sobre o qual os outros estão fofocando.
As percepções desempenham um papel significativo na forma como seus colegas de trabalho e diretores te julgam e hoje, mais que nunca, as soft skills podem fazer a diferença na disputa de uma vaga para programador.
16. Seja criativo
Para subir de cargo como desenvolvedor, você deve mostrar que pode tomar a iniciativa e ajudar os clientes a resolver seus problemas.
Isso também significa ser capaz de trabalhar de forma independente, sem precisar que lhe digam o que fazer em cada etapa do processo.
17. Atraia e gerencie talentos
Em uma empresa que está crescendo rápido, contratar pessoas de qualidade na mesma velocidade é uma das metas mais importantes.
É por isso que gestores valorizam muito pessoas que podem trazer talentos adicionais por meio de suas redes de contatos, convencer esses talentos a se juntarem à empresa e cultivar esses indivíduos para se tornarem membros produtivos da equipe.
Mostrar que você pode construir e gerenciar uma equipe lucrativa é um caminho aberto para subir de cargo como programador.
18. Gere lucro
Se alguém está gerando lucro, será promovido. Todas as outras métricas de desempenho interno podem ser traduzidas em métricas de fazer dinheiro.
E sim, economizar também é ganhar dinheiro. Qualquer pessoa que entenda o suficiente sobre o retorno do investimento do negócio (para estruturar e pedir mais recursos, ou um título diferente) provavelmente vai subir cada vez mais.
19. Divida os créditos
Essa dica não se refere apenas às promoções, mas também ao gerenciamento de sua carreira em geral.
Sempre compartilhe o crédito dos projetos e das ideias, e atribua o sucesso que tiveram aos membros de toda a equipe. Afinal, ninguém gosta de pessoas egocêntricas e ser assim prejudicará sua imagem.
20. Aceite e abrace as mudanças
Abrace as mudanças. As startups precisam se reestruturar à medida que crescem. As grandes empresas se reorganizam sempre que há uma mudança de liderança, ou para abraçar uma nova moda corporativa.
O problema com a mudança é que a maioria das pessoas resiste a ela, mas quando as mudanças acontecem surgem muitas novas oportunidades.
Então, se a sua empresa está introduzindo uma mudança, abrace-a. Anime-se, ofereça ideias (e aproveite qualquer outra oportunidade de se envolver que lhe seja oferecida).
A maioria de seus colegas (e possivelmente vários de seus gerentes) vai evitar isso. Então, não importa se a iniciativa falhar… você será visto como alguém que não tem medo de se envolver em outros projetos no futuro.
Quanto tempo leva para subir de cargo como desenvolvedor?
Como você viu em todas as dicas acima, o tempo pode variar bastante, e depende especialmente se a sua gestão sabe das suas intenções, se você conhece as expectativas dela e se você está seguindo as orientações que te foram passadas em reuniões de feedback, por exemplo.
Em média se leva dois anos para aprender bem uma função, se estabilizar nela e começar a adquirir experiência para se poder subir de cargo. Então seja paciente, pois a ansiedade pode atrapalhar o seu plano.
Porque você acha que deve subir de cargo como programador?
Conforme você ajusta o que precisa no seu planejamento, fique de olho nas promoções que a empresa está oferecendo, se houver alguma.
Procure saber se existem processos seletivos internos para subir de cargo como desenvolvedor e se a própria empresa oferece cursos e capacitação para os programadores.
Se esse não for o caso, converse com seus gestores periodicamente e reforce seu desejo de crescer, pedindo feedbacks e verificando com eles se você está no caminho certo.
Mas se você sentir que já está pronto(a), dizer que quer subir de cargo como programador não será suficiente.
Você precisará de bons argumentos para embasar o seu pedido, se possível até dados, como avaliações de desempenho, números que mostrem o retorno e o valor que você tem agregado para a empresa, o sucesso dos seus projetos e da sua equipe, bem como as suas habilidades. Uma argumentação consistente te dará mais chances de chegar onde você quer.