Está em início de carreira na plataforma da GeekHunter? Esse artigo é para você!

Já não é novidade que o mercado de tecnologia vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Em contrapartida, também sabemos dos desafios que pessoas em início de carreira passam, desde as aplicações para as vagas até o tão esperado momento da contratação.

Embora o mercado esteja em uma crescente contínua, a maior parte das oportunidades é direcionada para profissionais plenos e sênior.

Por isso, desenvolvemos o “Baby Yoda“, ferramenta que você vai entender agora!

Baby Yoda acenando em um fundo rosa claro.

O que é o Baby Yoda? Por que a Geek está fazendo isso?

Baby Yoda com dúvida

Nós, da GeekHunter, idealizamos o projeto Baby Yoda, que tem o objetivo de ajudar pessoas júniores, em transição para programação ou entrando no mercado agora para a primeira oportunidade.

Ao longo desse texto, você vai entender como funciona o projeto e o que você pode fazer para se aproximar cada vez mais da vaga dos seus sonhos!

É importante explicar que este é um projeto piloto. Estamos testando a usabilidade das novas ferramentas dentro da plataforma da Geek e liberando esse acesso aos poucos às novas oportunidades e vagas das empresas que contratam através da GeekHunter.

Ou seja, estamos experimentando novas ideias para melhor atender ao nosso público.

Por isso, estamos trabalhando primeiro com as escolas parceiras da Geek como Trybe, Kenzie, Resilia, Programaria, Cubos Academy, Elas programam e Mentorama.

Nossa ideia é ampliar as vagas de emprego para pessoas em início de carreira e poder aumentar a quantidade de pessoas candidatas avaliadas e aprovadas para entrarem na plataforma.

Mas mesmo no Baby Yoda, que é focado para pessoas em início de carreira, você precisa ter o seu perfil muito bem estruturado.

Você verá a seguir como ter o melhor perfil dentro da GeekHunter!

Como turbinar o seu perfil

Baby Yoda se concentrando em seu poder

No momento de elaborar o perfil, é comum existir inúmeras dúvidas sobre como deve ser feita uma boa apresentação das informações profissionais.

E mesmo que você não tenha experiência no mercado de trabalho, é possível elaborar um currículo que descreva todas as habilidades técnicas que você adquiriu estudando e em projetos pessoais.

O primeiro ponto a ser entendido é que, no momento em que você completa o seu perfil na nossa plataforma, ele passa por uma avaliação manual feita pelo time de Aprovação.

A primeira impressão é a que conta

Esse vai ser o primeiro contato das pessoas recrutadoras com o seu perfil.

Por isso, ao finalizar todas as informações, é válido fazer uma autoavaliação e se perguntar “qual a impressão eu gostaria de passar?”.

Além de te fazer entender melhor os critérios utilizados na sua avaliação, essa pergunta vai nortear o seu processo de preenchimento do perfil para tudo ficar objetivo e organizado.

Agora que você já tomou conhecimento dessa dica essencial, vou te mostrar como você pode tornar o seu perfil ainda mais atrativo listando alguns dos principais pontos avaliados:

Pretensão Salarial

Tela de pretensão salarial da plataforma da GeekHunter
No cadastro da GeekHunter, é nessa tela que você preencherá sua pretensão salarial!

Esse é um tópico que costuma gerar várias dúvidas nas pessoas candidatas. Para facilitar essa decisão, você deve considerar:

  1. Fazer uma pesquisa para entender a média salarial na sua área de atuação: busque entender qual a média salarial do mercado na posição que você almeja pesquisando qual a faixa apresentada por algumas empresas. 

    Além disso, converse com colegas que estejam ocupando este cargo atualmente. 

    Para te ajudar, veja esse artigo sobre os salários de programador mais bem pagos!
  1. Pense no seu cenário atual e possíveis necessidades: O seu custo de vida e a região onde mora, por exemplo, são dois fatores importantes que também devem ser levados em consideração.
  1. Calcule os valores e compare as modalidades PJ x CLT: as duas modalidades apresentam valores diferentes de salário, sendo que PJ costuma ser de 30% a 50% maior que CLT.

    Se você está com dúvidas, pode utilizar a nossa Calculadora CLT X PJ para saber o valor correto!

Além disso, temos um artigo sobre Negociação Salarial e sobre PJ ou CLT, qual optar na área de TI? para te ajudar!

Habilidades e Foco de Carreira

Plataforma da Geekhunter
Em “Habilidades”, deixe tudo alinhado para que as informações tenham coerência lá na frente!

Nesta etapa, você encontra a possibilidade de inserir três áreas de atuação diferentes: uma área de atuação primária e duas áreas de atuação secundárias.

No campo da área de atuação primária, você deve inserir a principal área que busca no momento. Nas áreas secundárias, você deve inserir aquelas que possui interesse, mas que não são prioritárias.

Nesse mesmo campo, você deve inserir cuidadosamente o tempo de experiência que você possui em cada uma dessas áreas.

Ah, indique apenas o tempo de experiência profissional formal, ok? Período de formação ou outros projetos informais não contam como experiência nesse campo.

Em seguida, você seleciona todas as tecnologias que tem conhecimento e indica as duas tecnologias sobre as quais você possui maior domínio.

Pode parecer uma informação simples, mas facilita bastante durante a busca por palavras-chave feita pelas empresas.

Pense bem em quais tecnologias você vai escolher e não deixe de inseri-las nesse campo!

Biografia e Intitulação

Tela da plataforma da Geekhunter sobre biografia e intitulação
Hora de preencher sua biografia e seu ‘título profissional”. Você está quase acabando!

Nesse campo, você vai inserir como você se intitula profissionalmente e, em seguida, deve indicar a senioridade. Ex: Desenvolvedor Front-end Jr.

E, finalmente, chegamos ao ponto mais importante do seu perfil profissional!

A Biografia funciona como um resumão de toda a sua trajetória e é por esse campo que o seu perfil começa a ser realmente avaliado.

Não é necessário inserir muitas informações extensas: uma boa descrição reúne todos os pontos essenciais de uma forma breve e concisa.

Nessa parte, você pode focar em se apresentar, explicar o seu momento profissional (comente se você está buscando a primeira oportunidade ou se está em transição de carreira, por exemplo), falar sobre alguns projetos importantes que já tenha participado e, quem sabe, alguns resultados que já conseguiu gerar através do seu trabalho.

Cuide para que, nesse campo, não seja inserido links para quaisquer outras plataformas (Linkedin, GitHub ou portfólios). Você pode inseri-los no espaço adequado para links. 

Para finalizar, você pode inserir algumas das tecnologias que você domina e as oportunidades profissionais que você busca no momento.

É uma boa forma de gerar uma primeira conexão com a pessoa recrutadora, ok?! Vou te mostrar um exemplo de como você pode escrever a sua biografia:

Olá! Meu nome é Maria, estudo desenvolvimento em software pela escola X e estou buscando minha primeira colocação no mercado. Sou uma pessoa proativa, organizada e tenho facilidade com trabalho em equipe. Além disso, algumas das minhas hard skills são Javascript, React, Html/CSS e metodologias ágeis. Desenvolvi vários projetos ao longo da formação, incluindo a construção de um pequeno modelo de hamburgueria com React, no qual é possível adicionar ou remover itens do carrinho e pesquisar por produtos.

Se ficou alguma dúvida, veja como escrever uma carta de apresentação. É o mesmo conceito!

Como ser aprovado na plataforma?

Agora que você já conhece os critérios na avaliação do seu perfil, vamos explicar como funciona a jornada para ter seu perfil aprovado na plataforma.

Durante a análise do seu perfil, as aprovadoras se baseiam nas informações que você compartilhou para direcioná-lo às próximas etapas. Isso significa que nem sempre o seu perfil é aprovado de primeira, mas calma!

A boa notícia é que cada uma dessas etapas serve para te ajudar a deixar o seu perfil cada vez mais atrativo, elevando suas chances de ser convidado a participar de mais processos seletivos.

E aí, vamos começar a jornada?

PRIMEIRA MISSÃO: Completar seu perfil

Fluxograma de aprovação na plataforma da Geek - parte 01

Você acabou de se cadastrar na Geek e agora vai passar por algumas etapas. 

Primeiro, se você preencher tudo no seu cadastro e estiver com as informações completas no seu perfil, você segue adiante!

Mas, caso você não tenha preenchido corretamente o seu perfil de acordo com algum dos critérios citados anteriormente, as aprovadoras entrarão em contato informando a necessidade de alterar as informações pendentes.

Por isso, fique atento ao seu e-mail e Whatsapp (caso tenha disponibilizado as notificações).

Alguns lembretes importantes para evitar essas pendências:

  1. Confira se você inseriu corretamente as suas tecnologias de proficiência;
  2. Certifique-se de que você inseriu os links corretos e válidos nos campos de Linkedin e GitHub;
  3. A sua pretensão salarial está correta? Revise e ajuste este campo;
  4. As suas informações profissionais estão apresentadas corretamente? Confira se elas estão compatíveis com as informações do seu histórico profissional;
  5. A sua descrição/biografia apresenta as informações suficientes? Revise o conteúdo, verifique e corrija alguns erros de ortografia;
  6. Por último, vale revisar os dados básicos – nome abreviado e/ou com letras minúsculas, e-mail ou número de telefone indisponível e localização.

Essa sequência de artigos pode te ajudar a preencher seu perfil!

SEGUNDA MISSÃO: O ciclo de testes

Fluxograma de aprovação na plataforma da Geek - parte 02

Agora que temos seu perfil completo, o Time de Aprovação já pode enviar você para o teste de programação.

O ciclo de testes é utilizado para aferir as habilidades técnicas das nossas pessoas candidatas.

O conteúdo deste teste está relacionado à área de atuação principal que você indicou no momento em que realizou o seu cadastro, por isso é importante estar atento quando preencher este campo.

A duração do teste é de 60 minutos e, para ser aprovado, você precisa alcançar um desempenho maior que 70%.

Se você atingir o desempenho necessário, o seu perfil segue para as próximas etapas de aprovação.

Mas se você não conseguir, fique tranquilo(a): você tem três oportunidades até encerrar o ciclo de testes.

E se durante o ciclo não for possível obter a pontuação necessária, você pode aguardar 60 dias antes de tentar novamente

Você pode – e deve – usar esse tempo para entender mais sobre a tecnologia e os testes da GeekHunter.

ÚLTIMA MISSÃO: Aprovação final

Fluxograma de aprovação na plataforma da Geek - parte 03

Aqui nós chegamos à última e tão esperada etapa da nossa jornada: a aprovação real e oficial do seu perfil! 

Como citado anteriormente, ao ser aprovado, o seu perfil passa a estar disponível para receber convites de processos seletivos.

E quanto mais você manter o seu perfil atualizado, maiores são as chances de fazê-lo ser notado! 

MISSÃO FALHOU: Perfil incompatível

Opa, talvez o seu perfil seja incompatível com as oportunidades oferecidas pela GeekHunter. 

Atualmente, a GeekHunter possui vagas somente para programação e data science. Outras carreiras ainda não fazem parte do nosso escopo.

Durante a análise do seu perfil, as aprovadoras podem avaliar que você busca uma oportunidade que não faz parte do escopo da plataforma.

Porém, se você acha que isso foi uma decisão errada e o seu perfil é sim relacionado à programação ou data science, você pode ajustar essas informações e pedir uma nova avaliação.

Benefícios & Parcerias

A Geek é parceira de várias escolas de programação com o intuito de acelerar a entrada de pessoas candidatas.

Os programas são robustos, aprofundados e vão te ajudar a sair preparado para os desafios!

Você pode conhecê-las melhor aqui:

Além das escolas, você também pode conferir a Cubos Academy e a Dev in house e para aproveitar os descontos que só a GeekHunter tem!

Canais de ajuda

Se você tiver qualquer dúvida durante o processo, será um prazer te ajudar! Você pode recorrer aos canais de central de ajuda e suporte ou, ainda, contatar diretamente o time de aprovação através do e-mail [email protected].

Formulário de Feedback

A nossa jornada pela Aprovação encerra aqui. Foi muito bacana te acompanhar durante esse processo e espero que você esteja com várias ideias incríveis para o seu perfil.

E como é muito importante saber todas as suas impressões sobre a sua experiência com a GeekHunter, faço um convite para que você e preencha o nosso formulário de feedbacks!

Estamos sempre trabalhando para oferecer uma experiência incrível às nossas pessoas candidatas.

Obrigado me acompanhar até aqui, nos vemos dentro da plataforma!

Baby Yoda dando thcau
Compartilhar
You May Also Like