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QA: Funções e Responsabilidades no mercado Tech

QA

Já imaginou um mundo onde todos os aplicativos e sistemas funcionam perfeitamente, sem bugs ou falhas? Esse é um sonho de qualquer usuário e também o trabalho diário de uma pessoa Quality Assurance, ou QA, como é conhecido no mundo tech. 

A qualidade de um software e seus testes, por exemplo, possui uma grande influência antes de um produto ser lançado, e um profissional de Quality Assurance garante que tudo funcione sem falhas. Mas afinal do que se trata um QA? No artigo de hoje vamos falar sobre quem está por trás dessa análise de qualidade, suas funções e responsabilidades.

Mas, primeiro, o que são testes de software?

Os testes de software são fases muito importantes nos quais o profissional assegura que um sistema ou aplicativo opere conforme o esperado. Esses testes podem ser automatizados, ou seja, utilizando scripts e ferramentas para executar tarefas repetitivas de forma eficiente, ou  manuais, por testadores humanos. E é aí que o analista QA entra.

O papel do QA nos testes

O QA é parte crucial do time de desenvolvimento de software que ajuda a entender possíveis problemas no produto, performando, por meio de um planejamento, testes categóricos, automação e garantia de conformidade. A fase de testes existe para garantir que o software seja desenvolvido com qualidade desde o início. Nesse campo, as principais funções de um QA são:

  • Planejamento de testes:

Aqui o QA apresenta estratégias detalhadas para definir os tipos de teste que serão feitos, o que será testado e quais recursos serão necessários para progredir com o produto. Isso serve para minimizar o risco de falhas e aprimorar os aspectos críticos do software.

Com o planejamento em mãos, o QA parte para a elaboração prática desse planejamento por meio de roteiros construídos a fim de detalhar como testar cada funcionalidade do software. Como um guia, este roteiro serve para garantir que todos os aspectos importantes do produto sejam verificados e todas as funcionalidades sejam testadas de maneira consistente e completa.

  • Execução de Testes.

Aqui é onde o “mão na massa” realmente acontece. É preciso que a execução dos testes seja feita de forma meticulosa e detalhista, para assegurar que todos os aspectos do software estejam funcionais conforme o esperado. Os testes são manuais e/ou automatizados, sendo o profissional responsável por documentar os resultados e identificar possíveis falhas para que elas possam ser corrigidas adequadamente. O que pode levar a:

  • Identificação e Reporte de Bugs

Por meio da avaliação detalhada é possível encontrar na maioria das vezes bugs que precisam ser otimizados ou resolvidos, juntamente com a avaliação e priorização da severidade do bug. Isso vai ser importante para os desenvolvedores, que por meio de relatórios podem identificar, corrigir os problemas e melhorar a qualidade do software.

  • Automação de testes

A automação é feita para reduzir a dependência do trabalho manual e repetitivo e automatizar os testes de regressão, por exemplo, onde essa repetição é feita para garantir que novas mudanças no código não introduzam novos bugs. O QA especialista em automação cria scripts que executam esses testes repetitivos, permitindo uma verificação rápida e precisa do software.

  • Garantia de Conformidade

A garantia de conformidade diz respeito aos padrões e regulamentos da indústria. Aqui o profissional QA busca garantir a segurança, acessibilidade e privacidade do software. Isso não apenas garante qualidade do software como também protege a empresa de problemas legais e regulatórios.

Qual é a importância do profissional QA para as empresas?

São muitas, uma vez que estamos falando de garantir a qualidade de um software. Esses profissionais vão garantir que o produto final seja de altíssima qualidade, com uma redução de custos com suporte e manutenção, mas que ao mesmo tempo fortaleça a reputação da empresa desenvolvedora, para assim, resultar em uma satisfação para o cliente.

  • Para o cliente:

Produtos de alta qualidade proporcionam uma melhor experiência ao usuário, aumentando a satisfação e fidelidade do cliente. Um software que funciona conforme o esperado, sem bugs ou falhas, é essencial para manter os clientes felizes e satisfeitos.

  • Para os custos:

Bugs podem custar caro. Testar o produto para poder identificar e corrigir esses bugs antes do lançamento economiza com suporte e manutenção, além de proteger a reputação da empresa. Um QA eficaz ajuda a minimizar esses riscos, garantindo que o software seja lançado com a menor quantidade de problemas possíveis.

  • E por fim, para a reputação:

Bons produtos fortalecem a imagem da empresa no mercado. A vantagem competitiva de uma empresa que se importa com o desenvolvimento de um software que não só seja confiável como também tenha uma alta qualidade é muito alta. A reputação de qualidade atrai novos clientes e ajuda, é claro, a manter os existentes e isso contribui muito para o sucesso a longo prazo da empresa.

Tipos de QAs Dentro de uma Empresa

No contexto de todas essas análises, planejamento e testes, podem existir diferentes tipos de QAs dentro das empresas, sendo eles:

1- QA Manual:

Esse tipo de QA identifica problemas que necessitam de intuição humana e uma compreensão contextual das funcionalidades do software. Esse teste não utiliza ferramentas automatizadas e é mais focado em funções exploratórias e de usabilidade. 

  • Exploratórios: Por meio da exploração de maneiras não previstas, o testador pode descobrir novos bugs que antes não existiam.
  • Usabilidade: Avalia se a usabilidade é fácil e se a experiência do usuário é positiva, intuitiva e acessível.

2- QA Automatizado:

O QA Automatizado, como dito anteriormente, se concentra na criação e manutenção de roteiros/guias de automação que realizam testes repetitivos de forma precisa e eficiente. Esse tipo de QA por exemplo, é o indicado para criar os testes de regressão como anteriormente dito também.

  • Testes de Regressão: Garante que funcionalidades existentes continuem funcionando mesmo após alterações de códigos.
  • Testes de Carga e Desempenho: Avalia como o software se comporta sob a condição de carga intensa, para que possa desempenhar conforme necessário.

3- QA Funcional:

Aqui o profissional busca garantir que o produto final atenda aos requisitos e expectativas do cliente por meio da verificação das especificações funcionais estabelecidas anteriormente. Os testes podem ser de:

  • Unidade: Verificação de funcionalidade das partes individuais do software
  • Integração: Verificação de funcionalidade dos diferentes módulos do software

4- QA Não Funcional:

O QA Não Funcional busca garantir que o produto funcione corretamente e ofereça uma experiência superior ao usuário por meio de avaliações nos aspectos de desempenho, segurança e usabilidade. Esses testes são:

  • Testes de Desempenho: No qual o profissional busca avaliar a velocidade, escalabilidade e estabilidade do software em questão.
  • Testes de Usabilidade: Avaliação da facilidade de uso e experiência do usuário.
  • Testes de Segurança: Para garantir a segurança de possíveis ameaças no software.

Faixa Salarial de um QA no Brasil:

A faixa salarial para esta função pode variar de acordo com a experiência, especialização e localização, mas em média eles podem ser:

  • Nível Iniciante: R$ 3.000 a R$ 5.000 por mês
  • Nível Intermediário: R$ 5.000 a R$ 8.000 por mês
  • Nível Avançado: Acima de 10.000 por mês

Conclusão

O papel do QA em uma empresa é crucial para a entrega de um software de alta qualidade. Desde o planejamento de testes até a automação e garantia de conformidade, o profissional busca desempenhar um papel crucial na entrega de produtos estáveis e eficientes.

É, portanto, uma carreira promissora, pois a demanda por produtos tecnológicos de alta qualidade está em crescente expansão, além da vaga oferecer boas oportunidades de crescimento e remuneração. 

Uma boa coisa a se fazer para quem deseja se destacar nessa área é investir na formação ou especialização do assunto, para que assim o QA consiga contribuir significativamente para o sucesso das empresas.

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