update node JS

Update Node JS: um tutorial fácil e rápido

Realizar o update Node js com certa frequência é o melhor caminho para ter acesso a todas as novidades que são lançadas de tempos em tempos no software. 

Afinal, assim como acontece com outras tecnologias de código-aberto, o Node JS está em constante evolução, seja para aumentar a estabilidade e segurança da ferramenta ou, então, para corrigir bugs e adicionar novas features. 

Sim, saber como atualizar Node é importantíssimo.  A boa notícia é que existem muitos métodos que podem ser usados com esse propósito – portanto, não há desculpas para ficar para trás, rs.

Para ajudá-lo nessa missão, reunimos algumas das maneiras mais simples e eficazes para realizar o update Node JS para a versão mais recente em máquinas Linux, Windows e MacOS.

Antes de começarmos, temos uma dica: verifique qual versão do Node JS você está usando atualmente. Isso pode ser feito executando “node -v” em um terminal! 😉 

Três formas de dar update Node JS em máquinas Linux

Quando o assunto é atualizar Node Linux, há três formas principais com as quais isso pode ser feito. Na sequência, daremos detalhes sobre cada uma delas. Acompanhe!

Usando nvm

O Node Version Manager, mais conhecido como NVM, é de longe a melhor maneira para se dar update Node JS em máquinas Linux.

Para isso, você precisará de um compilador de C++, do pacote build-essential e da biblioteca libssl-dev. Rode um update primeiro para depois instalar os pacotes, de acordo com os comandos abaixo: 

Atualização:

sudo apt-get update

Instalação dos pacotes:

sudo apt-get install build-essential checkinstall libssl-dev

Para instalar ou atualizar o NVM, por sua vez, você pode conseguir o script de instalação usando o cURL:

curl -o https://raw.githubusercontent.com/creationix/nvm/v0.35.2/install.sh | bash

Após fechar e abrir o terminal, você poderá verificar se a instalação foi um sucesso rodando:

nvm -v

Se tudo tiver ocorrido da forma esperada, o comando irá retornar a versão do nvm. Depois de configurar, você verá que dar update Node JS será bem mais fácil! 

Além disso, você pode verificar quais versões estão atualmente instaladas com o comando no terminal “nvm ls” e ver o que está disponível para instalação usando o “nvm ls-remote“.

Baixe, instale e compile versões mais recentes do Node JS com “nvm install #.#.#“. Lembrando que é preciso substituir os #s pela versão do Node JS desejada.

Já para verificar qual é a versão mais recente, basta acessar o site do Node JS.

Passo a passo para criar um CRUD com NodeJS do zero

Usando um gerenciador de pacotes

Se o NVM não funcionou para você, um gerenciador de pacotes é agora o seu melhor caminho.

O Node Package Manager, ou NPM, pode te ajudar a descobrir, compartilhar e usar código, junto com dependências. E o melhor de tudo é que o Node JS já vem com o NPM pré-instalado, porém, ele é atualizado com mais frequência que o Node.

Para verificar qual é a sua versão atual, basta rodar “npm -v” no terminal. Na sequência, rode “npm install [email protected] –g” para instalar a versão mais recente (caso já não esteja usando-a) e “npm –v” novamente, para ter certeza de que a atualização deu certo. 

Após essa etapa, será o momento de finalmente realizar o sonhado update Node JS. E, para isso, você precisará instalar um módulo do NPM chamado “n”.

Portanto, para limpar o cache do NPM, instalar o módulo “n” e instalar a mais recente versão do Node JS, rode as seguintes linhas de código no seu terminal:

sudo npm cache clean -f
sudo npm install -g n
sudo n stable

Para você instalar a versão mais recente, seja estável ou não, rode “sudo n latest”. Outra alternativa é rodar “n #.#.#”, para atualizar Node JS para uma versão específica.

Usando pacotes binários

Vamos ser honestos, você provavelmente não quer seguir este caminho…

Mas, se as outras opções não deram certo e você estiver desesperado, existe a possibilidade de ir para a página oficial de downloads para conseguir um pacote binário 32-bit ou 64-bit para dar update Node JS ou instalar.

Você pode instalar o pacote pelo próprio browser, mas, caso prefira usar o terminal, tenha em mente que a versão específica do Node pode mudar enquanto atualizações forem lançadas.

wget https://nodejs.org/dist/node-latest.tar.gz

Para descompactar o arquivo, você precisará instalar o pacote xz-utils. Portanto, rode o seguinte comando no seu terminal:  

sudo apt-get install xz-utils

Já para instalar o pacote binário em /usr/local, rode:

tar -C /usr/local –strip-componentes 1 -xJf node-latest.tar.gz

Agora que você tem o Node e o NPM em mãos, considere dar uma nova chance para a opção 2 na próxima vez que for atualizar Node Linux.

Por que diabos usar o Node.js? Uma justificativa passo a passo

Update Node JS no Windows e no macOS

Agora que já explicamos como atualizar Node no Linux, partiremos para a segunda parte deste conteúdo, que é voltada para quem utiliza Windows ou MacOS. Então vamos lá! 

Você pode começar essa jornada acessando a página de downloads do Node, afinal, lá é possível encontrar pacotes binários para atualizar Node Windows e para o MacOS. Mas por que tornar a sua vida mais difícil?

Usar os pré-instaladores, com extensão .msi para o Windows e .pkg para o macOS, é o melhor caminho para tornar o processo de instalação e update do Node JS muito mais fácil e eficiente!

Basta fazer o download, rodar o arquivo e deixar o instalador cuidar de todo o resto! Com cada update instalado, as novas versões do Node JS e do NPM vão repor as versões mais velhas.

Alternativamente, os usuários de macOS podem usar a opção do npm e do módulo “n” que explicamos acima.

Ainda está confuso sobre como atualizar Node JS? 

Então, para finalizar, separamos um vídeo que pode facilitar ainda mais o seu aprendizado! 

Confira, abaixo, uma explicação simples e direta sobre update Node JS (no Linux e no Windows):

Espero que, ao chegar até o fim deste artigo, você tenha conseguido cumprir sua missão com sucesso! 

E ah, antes de ir embora, aproveite para dar uma olhada na página de vagas para desenvolvedores em Node JS da GeekHunter. As melhores oportunidades de trabalho em TI estão por lá.

Até mais!

Compartilhar
You May Also Like