Skip to main content

Como negociar o seu salário durante a entrevista de emprego

A entrevista de emprego é sempre determinante para o resultado do processo seletivo, por isso, é fundamental que o candidato aproveite o momento para reafirmar sua capacidade profissional e seu interesse por aquela oportunidade. Entretanto, negociar o salário costuma ser a parte mais delicada da conversa e para não correr o risco de cometer alguma gafe, o melhor a fazer é estar preparado para conduzir a negociação e acima de tudo, manter a tranquilidade e transparência.

Confira agora 7 dicas importantes para negociar o salário durante a entrevista de emprego.

1. Pesquise os valores praticados pelo mercado

Busque informações detalhadas sobre a vaga e as atividades a serem desempenhadas, assim, é possível realizar uma pesquisa mais profunda e avaliar os salários médios pagos a profissionais que exercem funções similares. Atualmente, existem muitos dados e levantamentos disponíveis na internet, como no site da Love Mondays ou da Salário BR, por exemplo, mas é preciso atentar para alguns fatores como região, senioridade, benefícios adicionais e circunstâncias econômicas que impactam diretamente o mercado. Verifique também os valores mais altos e mais baixos, encontrados na pesquisa, para que haja uma visão mais abrangente das ofertas. Assim, defina o que seria uma condição interessante.

2. Apresente seus diferenciais

Em qualquer entrevista de emprego, é essencial que o candidato demonstre seus diferenciais, considerando formação, cursos de pós-graduação ou MBA, domínio de idiomas, vivências e realizações anteriores. Desta forma, o recrutador poderá comprovar a maturidade e o know-how deste profissional, e assim, alinhar o perfil com a oferta salarial.

3. Seja paciente

Uma falta grave é tocar no assunto já no primeiro contato com a empresa ou começar a entrevista falando de salário. Para realizar uma boa negociação, é essencial ser paciente e esperar a situação mais adequada. O ideal é aguardar o recrutador chegar a esse ponto do diálogo, e se surgir a pergunta sobre a pretensão salarial, o mais apropriado é, antes de apresentar um valor, questionar sobre a faixa salarial ofertada.

4. Contextualize

Durante a entrevista de emprego, é interessante que o candidato seja capaz de esclarecer suas expectativas para o recrutador. Algumas informações ajudam a contextualizar a situação, como a intenção de assumir um cargo de liderança ou de maior complexidade, ou se o profissional está se especializando em determinada área de conhecimento. Porém, cuidado ao transmitir essas ambições, para que não soem como objetivos únicos, inviabilizando uma proposta mais flexível.

5. Mantenha o bom senso

Não adianta tentar negociar condições irreais durante a entrevista de emprego, assim, mantenha o bom senso. É fundamental reconhecer os próprios talentos, mas também, as fraquezas e limitações. Almejar grandes oportunidades é sempre um fator motivador, mas essas pretensões exigem preparo e desenvolvimento, que envolvem conhecimentos técnicos, gerenciais e comportamentais, além de experiência.

6. Pratique a negociação

Poder de negociação e persuasão é uma das competências mais requisitadas pelo universo corporativo, assim, é interessante desenvolver essa habilidade e demonstrá-la ao recrutador durante a entrevista. Para tanto, há muitos conteúdos gratuitos em sites renomados, além de livros e artigos sobre o tema. A simulação também ajuda a ganhar mais agilidade nas respostas e a manter a calma.

7. Considere a oportunidade, os desafios e o aprendizado

Além da questão salarial, há várias outras políticas de remuneração que devem ser consideradas, como benefícios flexíveis e sistemas de recompensa por performance. Mas antes de aceitar ou recursas uma proposta, é importante avaliar outros aspectos, como identificação com a cultura e valores da empresa, possibilidade de crescimento, trabalhar com novas tecnologias, desafios profissionais e oportunidades de aprendizado.

E quais são as suas dicas para uma boa negociação de salário durante a entrevista de emprego? Compartilhe conosco sugestões e dúvidas! Saiba também sobre as melhores dicas para ir além do perfil campeão no Linkedin e ter uma apresentação de destaque.

Entre para a elite de desenvolvedores

Veja também

Comentários

comentários