Skip to main content

Diário de uma Mudança: Marcelo Silva Jr

“Nasci numa cidade do interior, dei os primeiros passos na informática quando minha irmã comprou um computador e sempre me interessei por videogames e jogos em geral”.

Esse é o Marcelo, desenvolvedor contratado através da GeekHunter, mas poderia ser um trecho da história de muitos de nós, da geração Y. Nós praticamente nascemos no meio da tecnologia, crescemos junto com ela e muitos fizeram dela a sua profissão.

O Marcelo nasceu e cresceu numa cidade que hoje tem cerca de 45 mil habitantes e que fica no interior do estado de São Paulo, chamada Pedreira. A cidade é conhecida pela produção de artigos de porcelana, mas foi lá que ele começou a criar interesse por tecnologia. ”Aos 10 anos de idade minha irmã adquiriu um computador doméstico com um Celeron e uma GeForce (não me pergunte quais modelos) e foi nele que dei os primeiros passos na informática”.

Como muitas crianças dos anos 90, ele passava horas na frente da máquina. Autodesk 3D Studio Max, Maya Zbrush e vários outros estão na lista dos softwares que o fizeram adquirir interesse por modelagem 3D e se desenvolver como Designer.

O Marcelo, lá pelos seus 14 anos, também fez vários cursos básicos de informática, entre os quais aprendeu algumas linguagens de programação também. E aí, como trajetória natural, obviamente ele faria Computação ou Sistemas, certo?

A faculdade

É, na verdade não. Ingressando na PUC Campinas, resolveu cursar Artes Visuais. Um curso que tinha um total de zero matérias envolvendo programação. Esse seria o fim da carreira de programador do nosso jovem Marcelo.

Seria, se o interesse desenvolvido desde sempre por tecnologia e informática não falassem mais alto.

“No curso, embora não houvesse matérias que envolviam programação, eu pude me desenvolver nela por conta própria. Praticamente 100% dos meus trabalhos de arte envolviam tecnologia, interatividade e imersão, chegando a utilizar alguns frameworks bem conhecidos (Lib Cinder, Processing), e dispositivos mais ainda (Kinect, Leap Motion).”

O Marcelo transformou a sua paixão por tecnologia em profissão realizando o sonho que muitos de nós tivemos quando crianças.

A mudança

“Eu estava procurando desafios de carreira, fiz um login na plataforma da GeekHunter sem muitas expectativas. Fui muito surpreendido quando vi a rapidez e eficiência nas respostas depois de realizar os testes. Passei a logar diariamente na plataforma até o momento em que fui contratado.”

“Atualmente trabalho na Bart.Digital, uma startup situada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Temos a ambição em revolucionar o agronegócio através da tecnologia, provendo uma plataforma focada em transparência, agilidade e confiabilidade nas operações de crédito agrícola.”

Na empresa, atuo como FullStack Developer Sênior, devido ao meu perfil dev + designer. Minhas atividades vão desde ideação de novas features, passando por processos de UX, criação das UI da plataforma, até algumas pontas do backend, onde foco em tarefas de estruturação e evolução das APIs.”

Marcelo se mudou com sua esposa para a cidade de Indaiatuba para trabalhar na nova empresa. Eles se sentiram muito acolhidos pela cidade e pela Bart, nesse meio tempo já compartilhou muitas experiências em uma cidade que, nas palavras dele, é “fora do comum”.

A ideia de viajar 80 km por dia para trabalhar, como ele fazia anteriormente, foi trocada por um apartamento a mais ou menos 500 metros da empresa. A cidade com menos de 50 mil habitantes foi substituída por uma com mais de 300 mil e a tranquilidade de Pedreira agora é passado para o casal que está aproveitando as facilidades de viver em uma cidade maior.

A única coisa que não mudou nessa história toda, desde que o nosso programador começou a brincar no computador Celeron da sua irmã, é o interesse por informática e tecnologia, a vontade de aprender e crescer nesse meio e a profissão que o Marcelo escolheu para si.

A GeekHunter é uma plataforma de recrutamento de desenvolvedores que conecta candidatos e empresas. Nossa missão é gerar todos os dias mais histórias como essa e facilitar experiências e mudanças como a que o Marcelo viveu. Quantos Marcelos você conhece, só esperando a oportunidade certa para viver o próprio “Diário de uma Mudança”?

banner-candidato

Caio Zucchinali

Caio Zucchinali

Customer Success em GeekHunter
Caio Zucchinali

Últimos posts por Caio Zucchinali (exibir todos)

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar