O java ainda faz história

O Java continua sendo uma das principais linguagens, desde a sua criação nos anos 90. Muitas das grandes empresas usam a plataforma Java para construir soluções desktop, web, mobile e integrações entre sistemas.

É uma linguagem democrática, há oportunidades para profissionais experientes e também para os iniciantes.

Nesse artigo vamos apresentar alguns detalhes sobre a linguagem, as oportunidades, o mercado de trabalho e as tendências da plataforma. Conhecendo as possibilidades de atuação você poderá buscar o caminho que melhor se adapta às suas aspirações de carreira.

 

Histórico

 

A história do Java começa em 1991, quando um grupo de empregados da Sun Microsystems iniciaram um projeto para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo domésticos. A ideia era possibilitar a criação de programas portáveis que pudessem ser executados em diversos dispositivos. Mais a equipe teria que desenvolver programas específicos para cada tipo de dispositivo, daí surgiu a ideia de desenvolver um sistema operacional que permitiria a utilização de seus programas pelos mais diversos tipos de equipamento.

O nome da linguagem Java foi uma homenagem à uma ilha da Indonésia de onde os Norte-Americanos importavam o café que era consumido pela equipe de desenvolvimento. Até 1994, não havia uma aplicação definida para o Java. Foi quando Jonathan Payne e Patrick Naughton criaram um novo navegador para Web que podia executar programas escritos em Java (applets). E em 1996, em uma iniciativa inédita, a Sun resolveu disponibilizar gratuitamente um kit de desenvolvimento de software para a comunidade – conhecido como Java Developer`s Kit (JDK).

Desde então a aceitação da tecnologia Java cresceu rapidamente entre empresas e desenvolvedores. A Sun lançou o JDK 1.1 com melhorias significativas para o desenvolvimento de aplicações gráficas e distribuídas. Depois disso, a empresa continuou lançando novas versões gratuitas com novas melhorias e recursos.

Em 2009, a Oracle ofereceu US$ 7,4 bilhões pela aquisição da Sun Microsystems e a proposta foi aceita. Essa aquisição deu à Oracle a propriedade de vários produtos, incluindo o Java. Em comunicado, a Oracle afirmou que o Java foi o software mais importante adquirido ao longo de sua história. Muitas especulações foram feitas acerca do futuro do Java depois de passar a ser propriedade da Oracle. Mais com certeza essa aquisição contribuiu muito para que o Java tivesse um salto qualitativo.

 

Próximas versões

 

O Java está hoje na versão 9. A próxima versão – Java 10 – receberá a nova convenção de versionamento da Oracle. Nessa nova convenção o padrão será YY.M, no qual YY corresponde ao ano e M corresponde ao mês do lançamento. Prepare-se em 2018 para o Java nas versões 18.3 em Março e 18.9 em Setembro.

 

Popularidade

 

Há vários fatores que tornam o Java popular, dentre eles:

  • Portabilidade: A plataforma permite rodar as aplicações em diferentes plataformas. Inclusive, Java é a linguagem mais popular para o Android. A maioria das aplicações para Android são construídas com Java.
  • Escalabilidade – A plataforma é projetada tendo em mente a escalabilidade, podendo ser implantada desde pequenas até complexas aplicações empresariais.

O Java é retrocompatível, ou seja, versões antigas da linguagem são compatíveis com as novas atualizações. Esse fator é bastante importante e garante a confiabilidade da linguagem. As empresas não precisam se preocupar nesse sentido, as aplicações continuam funcionando e não precisam ser reescritas mesmo com as novas releases de versão.
Grande comunidade: O Java possui uma grande comunidade de usuários, o que já incentiva sua popularidade. Essas comunidades – formadas por desenvolvedores e especialistas na linguagem – são colaborativas. Esses grupos são fontes de referência e servem como suporte no caso de ajuda com algum problema.

 

Top Ferramentas Java

 

Existem diversas ferramentas utilizadas nos projetos Java, cada uma delas aplicada a uma fase do desenvolvimento do projeto, direcionada a resolver um problema específico. O acervo de componentes é extenso e bastante completo. Muitas delas são gratuitas, com suporte e uma comunidade bastante ativa. Essas são características importantes da plataforma Java. Iremos categorizar e listar algumas delas.

 

IDEs para desenvolver Java

Os IDE’s (Integrated Development Environment) são software que permitem ao desenvolvedor, de forma mais fácil e rápida, programar. Estes, fornecem recursos para se realizar a tarefa de programar, por exemplo, concluir o código de forma inteligente através de sugestões de código, permitem correr e fazer “debug” do código entre outras características.

Alguns das populares IDE´s utilizadas para o desenvolvimento de aplicações Java:

Integração contínua

O processo de integração e entrega contínua garante confiabilidade e agilidade no processo de geração de novas versões da aplicação. As ferramentas de integração contínua podem ser configuradas e adaptadas ao processo de desenvolvimento da empresa. Citamos a seguir algumas ferramentas de integração contínua:

Execução de testes em Java

A criação e execução dos testes é uma etapa muito importante do fluxo de desenvolvimento de software – inclusive algumas metodologias são focadas e dirigidas pelos testes. Algumas das ferramentas de teste para projetos Java:

Frameworks de suporte ao desenvolvimento

Análise e cobertura de código, Profiling, Logging e Performance

 

Frameworks para o frontend

Servidores de aplicação

 

Mercado de trabalho – no Brasil e no exterior

 

A demanda por Java continua crescente. Há oportunidades em sustentação de aplicações já desenvolvidas e em novos projetos de desenvolvimento. Por contar com várias ferramentas gratuitas e de excelente produtividade e desempenho, a plataforma Java é democrática atingindo desde grandes empresas até startups iniciantes.

O Java é uma linguagem universal e nesse momento milhares de projetos estão sendo executados ao redor do mundo usando essa tecnologia. Um bom conhecimento da linguagem – associado a conhecimentos em metodologias de desenvolvimento e desenvoltura em outros idiomas – pode garantir uma oportunidade de trabalho fora do Brasil. Hoje em dia é alta a demanda por profissionais Java em várias metrópoles de todo o mundo, mas isso é tópico para uma outra conversa.

 

Certificações

 

Uma boa forma de comprovar conhecimento na linguagem Java é através das certificações. As certificações Java são reconhecidas mundialmente e podem alavancar boas oportunidades de carreira. Assim como outras certificações, é importante conciliar conhecimento teórico e com experiência profissional prática. Para maiores detalhes sobre o mapa das certificações, consulte o site da academia Oracle.

 

Conclusão

 

A plataforma Java está consolidada no mercado há muitos anos. Todo esse tempo de experiência trouxe maturidade para a linguagem. Esse amadurecimento é muito bem visto pelas empresas – segurança e confiabilidade são fatores cruciais para que as empresas encaminhem seus projetos e operações.

O resultado desse cenário é uma linguagem com grande aceitação pelo mercado e pelos desenvolvedores. O elo se fecha com um bom reconhecimento profissional em termos de oportunidades e remuneração. Se você conhece Java, provavelmente não terá problemas para se colocar profissionalmente em uma boa oportunidade.

Silvio Mendes

Silvio Mendes

Content Manager em GeekHunter
Silvio Mendes

Últimos posts por Silvio Mendes (exibir todos)

Veja também

Comentários

comentários