Skip to main content

Saiba como estar preparado para receber propostas do mercado

O mercado de TI ainda é um dos únicos que não se abalam tanto com a crise. Apesar da grande oferta de empregos e profissionais disponíveis, ainda vemos muitas vagas não serem preenchidas por falta de profissionais qualificados. Se as vagas existem e existem também profissionais disponíveis, como fazer para esses profissionais receberem propostas?

Neste texto vamos falar sobre como despertar atenção dos recrutadores, estando empregado ou a procura de uma nova oportunidade.

 

Não procure, seja procurado

Claro que o “não procure” não se aplica àqueles que estão desempregados, mas procure certo. Envie currículo só para vagas que atendam ao seu perfil. Siga também as dicas que serão dadas aqui. Assim será muito provável que receba ofertas sem pedir.

Mas como faço para ser procurado? Resumindo em uma frase: mantenha-se ativo e sendo visto e notado pelas pessoas. Nos próximos tópicos daremos mais detalhes de como fazer isso.

 

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social com o objetivo de conectar profissionais das mais diversas áreas. Atualmente, mais de 50 mil empresas possuem cadastro na rede e, muitas delas, utilizam as soluções corporativas da rede, isto é, ferramentas pagas que facilitam o trabalho dos recrutadores. Uma das principais ferramentas é a busca avançada por candidatos.

Em 2015, o LinkedIn já contava com mais de 23 milhões de brasileiros. Ser encontrado entre todas essas pessoas requer algumas técnicas. Uma delas é o uso das palavras-chave.

Recrutadores e empregadores utilizam palavras-chave para encontrar potenciais contratados. Com isso, não utilize em seu perfil jargões específicos ou o nome do seu cargo na última ou atual empresa, algo como “Tec Dev Lead III”. Prefira nomes genéricos como “Líder Técnico de Desenvolvimento”. Suas chances de ser encontrado serão maiores.

Outra maneira de ser visto no LinkedIn é utilizar o LinkedIn Pulse, ferramenta que permite os usuários escreverem artigos. Escreva sobre suas experiências profissionais, problemas que resolveu e até mesmo seus erros. Pense em quem lerá seus posts e escreva direcionado para sua audiência, seja ela executivos e pessoas mais experientes, ou iniciantes que podem aprender com você como se tornar um melhor profissional.

Interaja, tire dúvidas, ofereça ajuda. Quanto mais atividade na rede você tiver, mais visível se tornará, incluindo recrutadores. Mas sempre seja positivo. Reclamar ou falar mal de pessoas ou da situação do país não ajudará a fazer uma boa imagem sua.

 

Medium

Criado em setembro de 2012 pela Obvious, empresa onde trabalham os criadores do Twitter e do Blogger, o Medium “é um novo lugar na internet para as pessoas compartilharem ideias e histórias”, como dito em seu post de apresentação. Possui uma interface enxuta, focada na escrita e para que você não se preocupe com formatações. É só escrever!

O Medium se tornou muito popular. Você pode encontrar diversas pessoas escrevendo sobre os mais diversos assuntos na plataforma. Muitas pessoas influentes, não só mundialmente como em pequenos nichos, escrevem lá, incluindo assuntos de tecnologia.

Uma das vantagens é que o Medium utiliza essa diversidade conectando artigos com o mesmo tema. Se você escreve sobre desenvolvimento de software por exemplo, o Medium pode sugerir seu post para pessoas que leem sobre o assunto, fazendo uma parte da divulgação do seu texto.

O Medium é um ótimo lugar para expor suas ideias e conhecimentos, ter a possibilidade de atingir uma grande audiência e ser encontrado por pessoas que se interessem pelo seu conteúdo.

 

GitHub

O GitHub é um repositório de controle de versão de arquivos para web. Funciona como uma rede social colaborativa, onde programadores e empresas colocam seus projetos para o desenvolvimento do código. A rede já se tornou um dos, senão o maior armazém de códigos na nuvem.

Para o desenvolvedor que deseja mostrar suas habilidades, o GitHub é um excelente canal de divulgação. Assim como o Flickr ou Instagram para fotógrafos, o GitHub funciona perfeitamente como um portfólio para desenvolvedores. Se você for iniciante, colocar seus estudos e projetos pessoais nele é uma das maneiras de mostrar o que você sabe fazer.

 

GeekHunter

A GeekHunter é um site/serviço que tem como um dos objetivos juntar os melhores profissionais de TI em um só lugar, facilitando a busca das empresas por candidatos que se adequam às suas vagas disponíveis.

Uma das grandes vantagens da GeekHunter é que as empresas buscam os candidatos, não o contrário. Ao se cadastrar e fazer os testes, seu perfil ficará disponível para as empresas cadastradas no site. Veja os depoimentos dos candidatos e das empresas a respeito do serviço. Mais histórias de sucesso você encontra nos posts Diário de uma mudança aqui no blog.

 

Outras mídias

Nos sites acima você tem seu próprio perfil e as pessoas encontram diretamente você, mas há outros lugares onde você também pode ser visto. Contribuir com o esclarecimento de dúvidas no Stack Overflow, participar de fóruns e debates são outros meios de se tornar visível na comunidade. Procure por aqueles que você mais se identifique.

 

Recebi a proposta, o que fazer?

Agora é hora de analisar a proposta e suas vantagens. Salário, benefícios, horário flexível e possibilidade de home office são alguns quesitos que devem ser levados em conta, principalmente se você estiver empregado no momento. Neste caso, pense bem se você realmente quer sair da sua empresa atual e o porquê. Possibilidade de progressão de carreira e cultura da nova empresa são outros quesitos que devem ser considerados também.

Investigue a empresa. O site Love Mondays mostra salários e avaliações de diversas companhias feitas pelos próprios funcionários. É uma boa base para fundamentar sua decisão.

Se for pelo salário mais alto, existe uma “regra” que diz que vale a pena você considerar a oferta a partir de 30% de aumento real. Muitos aceitam uma oferta por um salário mais baixo, mas com aumento da qualidade de vida, como o horário flexível e possibilidade de trabalhar de casa, mesmo que não seja todos os dias.

De qualquer modo, sempre tente negociar valores e benefícios antes de aceitar a oferta, inclusive na sua empresa atual. Um aumento de salário imediato mas com pouca possibilidade de progressão pode não ser uma boa escolha a longo prazo.

 

Para finalizar, mantenha-se ativo nas redes. Estude novos assuntos, faça contatos, seja visto. Assim suas chances de receber nova propostas aumentam muito. Caso esteja empregado e pensa em mudar de emprego, leia também o artigo Como buscar uma nova oportunidade sem alarde.

 

banner-candidato

Veja também

Comentários

comentários

Cancelar