gestor de tecnologia em um escritório

Como um desenvolvedor pode se tornar um Gestor de TI

A cada dia que passa parece que o mundo da tecnologia se reinventa. Novas stacks, novos produtos, novos conceitos, a velocidade que tudo isso acontece é incrível. 

No meio deste cenário completamente apaixonante para os amantes da tecnologia um universo muito vasto de possibilidades de carreira se abrem.

Uma destas possibilidades é trabalhar com gestão.

Então vamos tentar colocar aqui alguns pontos principais sobre este tipo de escolha, os desafios e os caminhos que você pode percorrer.

O que é um gestor de TI

Os gerentes de TI ocupam uma função única em qualquer organização porque além de atuar como líder estratégico, também desempenha uma função de apoio.

Ou seja, deve apresentar um perfil tanto técnico quanto administrativo.

Você implementará as orientações do chief information officer (CIO) e da equipe executiva, ao mesmo tempo que definirá a estratégia para a equipe que bota a mão na massa.

Suas responsabilidades são amplas – você determina os planos de TI, define e monitora metas departamentais, estabelece fluxos de trabalho da equipe, escolhe a tecnologia na qual investir e facilita a colaboração em toda a organização.

Resumindo, o trabalho que você faz mantém a equipe de TI e a organização em geral avançando.

No nível corporativo, você normalmente precisa de cinco a 10 anos de experiência no gerenciamento de grandes equipes e infraestrutura e ambientes complexos.

Qual o papel do gestor de TI

Como líder do departamento de TI e funcionário responsável por sistemas e informações em toda a organização, a descrição do cargo de Gerente de TI normalmente inclui as seguintes funções e responsabilidades:

  • Verificar regularmente a segurança da rede e dos dados;
  • Identificar oportunidades para melhorar e atualizar softwares e atuar sobre eles;
  • Desenvolver e implementar políticas de TI e guias de práticas recomendadas para a organização;
  • Elaborar programas de treinamento e workshops para a equipe;
  • Realizar auditorias regulares nos sistemas;
  • Executar e compartilhar relatórios regulares do sistema operacional com a equipe sênior;
  • Supervisionar e determinar prazos para grandes projetos de TI, incluindo atualizações de sistema, upgrades, migrações e interrupções;
  • Gerenciar e relatar sobre a alocação de orçamento de TI;
  • Fornecer orientação para os membros da equipe de TI.

Quanto ganha o gestor de Tecnologia da informação

Segundo dados da plataforma da GeekHunter, um gestor de TI no Brasil ganha em média R$9.000,00, mas os salários dependem muito da empresa e do regime de contratação, podendo ser menores que esse valor ou até muito maiores, chegando próximos de R$20.000,00.

Tudo isso vai depender do seu nível de experiência, do tamanho da empresa, do desafio que você terá pela frente e a sua capacidade de resolver problemas.

Como saber se devo me tornar um gestor de TI

homem mexendo no computador com uma tela de programacao

Então me diga, por que você quer ser um gestor? Bem eu posso já começar te dizendo quais seriam algumas motivações erradas:

  • Quero ganhar mais: Se você direcionar sua carreira para ser um especialista é bastante provável que você tenha uma remuneração igual ou até mais alta que a de um gestor, sem contar que existem mais cadeiras para especialistas do que para gestores.
  • Quero ser mais reconhecido: Sendo gestor, você deixa de executar as coisas, tudo o que for construído e entregue será feito da equipe e é o seu dever colocar o holofote neles, portanto seu time será mais reconhecido do que você (se você for um bom gestor, é claro).
  • Quero decidir as coisas como acho melhor: Quer dizer que você vai ser líder de um time de pessoas que estão menos preparadas do que você para tomar decisões? Boa sorte! Mas não vai dar certo. Os modelos autocráticos estão muito mais do que ultrapassados.
  • Cheguei no “topo” da carreira técnica: Não existe topo da carreira técnica, você sempre pode se especializar mais, conhecer mais tecnologias, ser mais produtivo, mais dinâmico, mais resolutor de problemas.
  • Não quero mais desenvolver: Só por isso não significa que você está tomando a decisão certa de ser gestor. Existem vários caminhos de carreira fora da gestão que podem te fazer feliz! Consultoria, Sucesso do Cliente, Relacionamento, Comercial, Analista de Dados…e por ai vai.

E o que seriam motivações mais saudáveis? Bem, na minha opinião:

  • Quero construir relações de qualidade com pessoas;
  • Quero contribuir com o desenvolvimento de pessoas;
  • Quero alcançar resultados ajudando outras pessoas;
  • Quero contribuir para a evolução do mercado.

As pessoas estão no centro de tudo. Se sua motivação estiver ligada a pessoas, a chance de você ser feliz e ter sucesso é muito grande.

E sobre a escolha? Você está escolhendo ser gestor ou o destino e outras pessoas estão decidindo por você? 

Existem vários casos de excelentes desenvolvedores que foram alçados para uma posição de gestão e conseguiram ter sucesso, mas também muitos que seguiram este rumo acabaram falhando.

As decisões de carreira, quanto mais conscientes forem, mais chance tem de dar certo.

Veja algumas Soft Skills que são fundamentais para desenvolvedores(as) e gestores(as) de TI!

Caminhos para trabalhar com gestão

equipe de TI programando

Agora que você decidiu o que quer ser e tem a motivação correta, vamos falar dos destinos possíveis.

Como já falei acima, existem muitas possibilidades de carreira no mundo da tecnologia.

O caminho natural para gestão é você iniciar pela carreira técnica e, em algum momento, planejar a virada.

Falando em gestão temos algumas possibilidades, por exemplo:

  • Gestão de TI em uma empresa/indústria
  • Gestão de Infraestrutura
  • Gestão em empresa de TI (Desenvolvimento, engenharia, qualidade, suporte, CS, relacionamento, infra, arquitetura, etc)
  • Gestão de escritório de projetos

Qual destino você vai escolher? Bem, isso depende de como está construindo sua carreira.

Falando para desenvolvedores especificamente, o caminho já tradicional de programador -> analista -> gerente pode ser uma boa.

Mas lembre-se da sua escolha e da sua motivação!

Como começar

imagem de um caminho

As metodologias ágeis de gestão trouxeram alguns novos papéis para o jogo: Scrum Master, Product Manager (ou owner) são alguns exemplos.

E podem ser um bom início para passar para uma carreira de gestão, isso porque você vai precisar exercitar algumas competências essenciais para a lidar com os desafios que a posição exige, principalmente a comunicação, o planejamento, organização e a negociação.

Em uma trajetória mais tradicional, você pode em algum momento passar a gerenciar projetos, ou liderar algumas frentes de trabalho isoladas.

Já vi acontecer muitos profissionais se especializarem como analista de negócios de um segmento específico, ganharem notoriedade e autoridade e depois receberam uma oportunidade de gerir um time.

Habilidades de um gestor de TI

A maioria dos gestor(a) de TI tem experiência prática com codificação e usa as mesmas ferramentas que a equipe de TI.

Mesmo que sua função exija menos trabalho tático do que um colaborador individual, você precisa manter suas habilidades técnicas para ajudar a orientar a equipe.

Como gestor(a) de TI, você será chamado para liderar e orientar colegas de equipe, gerenciar a trajetória e relatar o desempenho da equipe. Habilidades que irão ajudá-lo a se destacar em gerenciamento de TI incluem:

  • Robusto histórico técnico ou de programação – com contribuições no GitHub;
  • Experiência no projeto e implantação de infraestrutura e aplicativos de TI;
  • Excelentes habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico;
  • Capacidade de vincular a estratégia de alto nível aos projetos do dia a dia;
  • Experiência em gerenciamento de orçamentos e acompanhamento de KPIs;
  • Habilidades de liderança, com experiência em facilitar o trabalho multifuncional;
  • Ótimas habilidades de gerenciamento de projetos.

Os(as) gestores(as) de TI normalmente têm um bacharelado ou mestrado em sistemas de informação de gestão, tecnologia da informação, ciência da computação ou uma área similar. Outros adquirem habilidades práticas – a experiência no trabalho como pessoa desenvolvedora, analista ou gerente pode ser tão útil quanto um diploma em TI.

Como chegar a Gestor de TI

gestor de tI numa cadeira

Reserve um tempo para entender em que momento da carreira você está.

  • Qual é sua posição atual?
  • Em que segmento da tecnologia você está inserido?
  • Quais são as oportunidades atuais?

Depois olhe ao seu redor, que caminho as pessoas que trabalham com você estão tomando, como a empresa que você trabalha está contribuindo para isso e, novamente, que oportunidades podem surgir para você.

Analise se você consegue traçar uma linha da onde você está para onde você quer chegar.

Perceba o que falta você desenvolver ou aperfeiçoar em suas competências para alcançar seu objetivo. Se tiver alguém para tomar como referência, é ótimo.

Não perca a oportunidade de conversar com esta pessoa e pedir dicas de como conseguir trilhar um caminho parecido.

Se você não consegue enxergar essa possibilidade de evolução, é uma boa hora para pensar em trocar de ares, mas se lembre da sua motivação principal!

Mantenha o foco

Uma vez decidido que você quer trabalhar com gestão, acredite, fica muito mais fácil tomar suas decisões de carreira.

Se pergunte sempre: “esse caminho vai me aproximar do seu objetivo ou não?

Essa pergunta aparentemente simples te ajudará a tomar decisões cada vez melhores.

Lembre-se: gerir uma equipe de desenvolvimento é um desafio bastante diferente de desenvolver soluções, são outros tipos de problemas e outras formas de resolvê-los, mas, pelo menos para mim, é tão gratificante quanto.

Se quiser saber como foi a minha trajetória pessoal, dê uma olhada no meu medium.

Compartilhar
You May Also Like