Swift

Desenvolvimento iOS com Swift: tudo para você começar do jeito certo!

O desenvolvimento mobile é um dos setores da programação mais aquecidos do mercado. Pensando nisso, preparei este artigo para você desenvolvedor(a) que quer começar a trabalhar na área e quer saber mais sobre o desenvolvimento iOS com Swift.

Confira tudo para você começar da melhor forma possível:

Qual é a linguagem de programação do iOS?

Até 2014, a linguagem de programação usada para iOS era a Objective-C (criada no início dos anos 80 e mais tarde adquirida pela Apple). Ela continua sendo usada, só não é mais considerada a favorita para essa tarefa.

Na WWDC de 2014 foi apresentada a Swift, essa nova linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple (pelo Chris Lattner e com a colaboração de outros programadores da empresa, claro), e de lá pra cá ela só cresceu no gosto do povo e até passou de uma licença proprietária para a Apache 2.0 (licença de software livre).

Então, para programar para iOS os caminhos mais tomados são o Objective-C e o Swift (existe o caminho das linguagens cross-plataform também, para se publicar em iOS e Android). E como Swift foi criada pela própria Apple, é essencial para programadores mobile iOS.

O que é o Apple Swift

apple swift

Segundo o site da própria Apple, em tradução livre:

“Swift é uma linguagem de programação robusta e intuitiva criada pela Apple para a construção de aplicativos para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch. Ela foi projetada para oferecer mais liberdade do que nunca aos desenvolvedores. Swift é fácil de usar e de código aberto, então qualquer pessoa com uma ideia pode criar algo incrível.”

Além disso, como o desenvolvimento da linguagem foi inspirado na Objective-C (além de outras linguagens mais modernas como a Python, Ruby, Rust e outras), ela foi criada para poder ser tranquilamente incorporada em códigos já desenvolvidos em Objective-C.

Então, se você já tem apps nessa linguagem, não precisa sofrer nem ficar com medo. Elas conversam entre si numa boa.

Aliás, segundo a Stack Overflow, a Swift ficou em primeiro lugar na categoria Linguagem de Programação Mais Amada de acordo com uma pesquisa com desenvolvedores em 2015 (Stack Overflow Developer Survey 2015) e em segundo lugar em 2016 (Stack Overflow Developer Survey 2016 Results).

Linguagem Swift: Vantagens e Desvantagens

Bom, já dei um spoiler ali em cima quando disse que Swift pode ser incorporada ao código em Objective-C, certo?

Como muitos desenvolvedores reclamavam que a Objective-C (antes da criação da Swift) tem uma sintaxe complicada e difícil de debugar, esse é um dos problemas que a Swift veio resolver, pois ela é mais fácil e, segundo o site da própria Apple, “sua sintaxe é concisa mas expressiva”.

Como assim ela é mais simples e mais moderna? Vamos dar uma olhada no código que é necessário para completar o exercício inicial “hello world” nas duas linguagens:

Vantagens e Desvantagens swift

Fonte: https://imasters.com.br

Então, além de ser mais fácil de aprender, ela é mais fácil de ensinar. Mas a Apple reforça a cada passo que essa simplicidade não diminui a o poder dessa linguagem. Como ela já existe há alguns anos, isso já pôde ser verificado e atestado pelos desenvolvedores.

Ela inclui Closures e Generics também, cuja falta era usada como argumento para alguns programadores não migrarem para o ecossistema de desenvolvimento da Apple.

É uma linguagem rápida, como o nome sugere, segura, escalável, com gerenciamento automático de memória e por ser muito fácil de ser lida, facilita também que novos desenvolvedores entrem no time com o projeto em andamento.

O que é preciso para programar para iOS

Você vai precisar de criar uma conta de desenvolvedor na Apple, com ela você vai poder baixar o Xcode IDE no site deles mesmo e precisa estar usando um computador da Apple que tenha configuração adequada para usar o programa (para saber como desenvolver para iOS num computador de outra marca, dê uma olhada no item 7). Naturalmente, você vai precisar de uma boa conexão com a internet.

Quanto tempo para aprender Swift

Eu sei que não é a resposta que você quer ler, mas como a linguagem é considerada fácil, isso vai depender muito mais de você. É possível aprender a brincar de bambolê super rapidinho, fazer movimentos básicos e se satisfazer com eles, ou continuar se esforçando de maneira consistente e fazer coisas que ninguém imaginava serem possíveis.

Como aprender a programar Swift

Não tem segredo, você precisa estudar bastante e dedicar seu tempo, e quanto melhor for o seu inglês, mais fácil será o seu acesso a materiais de qualidade.

A parte boa é que você não precisa gastar dinheiro (nada além da conexão de internet que você já tem e de um computador que suporte os programas que você vai precisar usar –gratuitos também, como disse no item 4).

Você pode pagar por um curso ou comprar um livro, é claro, mas não precisa. Existem ótimos cursos e tutoriais online.

Tenha em mente que essa é uma tecnologia que exige atualização constante (como o ramo da ciência da computação em geral), então para conseguir boas vagas você vai precisar se manter em dia.

Como programar Swift no Windows

Esse seria um artigo à parte, então vou dar uma explicação resumida e apontar um caminho mais completo na sequência, ok?

Primeiramente, o Xcode IDE, onde você vai usar para construir e publicar os apps, roda apenas em um OS da Apple. Ele não vai rodar no Windows, mas pode rodar em um computador da marca que você tiver. “Uai, como assim?”

Basicamente, você vai precisar de uma máquina virtual (VirtualBox, VMware etc) para poder acessar o macOS no seu computador. Aí sim será possível desenvolver para iOS sem ter um Mac.

Onde aprender a programar linguagem Swift

Existem cursos, livros e tutoriais online, inclusive cursos gratuitos de Swift (como parte da iniciativa “Todo Mundo Pode Programar”) e tutoriais gratuitos de SWIFTUI (o novo framework de interface). Ambos estão em inglês. Aliás, a maioria dos materiais de estudo, tutoriais, vídeos e cursos online está em inglês.

Como existem poucos profissionais no mercado qualificados para trabalhar com iOS (e especialmente com Swift) e a demanda para esse tipo de trabalho é crescente, isso gera algumas consequências no mercado, como a alta liquidez de vagas, os altos salários (entre os mais altos em tecnologia, você pode chegar a ganhar R$15.000 para trabalhar remotamente quando for sênior) e um grande interesse das empresas em apoiar o funcionário (com oferta de bolsas em cursos) que quiser se capacitar nessa direção.

Então vamos a alguns exemplos de como aprender a programar Swift:

Existem muito mais recursos de aprendizado, esses são apenas alguns, então se você estiver usando algum legal, compartilhe aqui com a gente <3

Já que você se animou para saber sobre essa linguagem, aproveite e espie as vagas que a GeekHunter tem na área, pois são as melhores vagas para Swift e com os melhores salários. Bora?

Compartilhar
You May Also Like