1. Início
  2. Full stack
  3. Google Tagmanager: Instalação e importância

Google Tagmanager: Instalação e importância

fundo roxo com logo do google tagmanager e da geehunter

O Google Tagmanager (GTM) é uma ferramenta poderosa e nossa aliada, sobretudo quando usada em conjunto com um time de Performance (Google Ads, mídias sociais, afiliados, etc).

Através dela, podemos centralizar o tracking dos eventos e abastecer os vários parceiros e ferramentas auxiliares, sendo o Google Analytics o mais comum neste caso.

Apesar do seu poder, nem sempre o GTM recebe a atenção que merece, podendo inclusive proporcionar um impacto negativo ao seu negócio.

Vamos falar especificamente dos cuidados relativos ao SEO, como o GTM pode influenciar negativamente nesse quesito e quais os cuidados a serem tomados durante a instalação para que tudo corra bem.

cta

O Google TagManager e a performance

fundo roxo com logo do google tagmanager e da geehunter


A palavra-chave de fato é performance, mas de funcionamento.

Ao analisarmos as métricas, principalmente do Pagespeed Insights (PSI), é possível notar os vários pontos de melhoria para alcançar o tão sonhado 100/100 (coisa que é bem difícil de manter mas não é impossível).

Naturalmente uma das dúvidas que podem surgir é:

 “O GTM tem impacto negativo  na performance do meu site?”

você, agora

Não existe uma resposta simples, mas alguns artigos tratam bem do assunto e vale a pena analisar mais a fundo caso a caso.

Nas minhas pesquisas e batalhas contra o PSI consegui focar em um dos pontos que “deixava mais de lado”: a instalação do Tagmanager.

Apesar da documentação do GTM ser bem clara e direta ao ponto, nem todo mundo utiliza mais HTML puro, com o nascimento do React e Vuejs, por exemplo, as coisas ficaram um pouco diferentes.

Tratarei da instalação utilizando esses frameworks em um segundo momento e com dicas para quem usa Nuxt + VueJs também 😜.

Mas vamos às boas práticas, pois essas devem permanecer sempre, independente da tecnologia escolhida!

cta

Boas práticas de instalação do Google TagManager

fundo roxo com logo do google tagmanager e da geehunter

Vou aqui falar algumas dicas que acho importante de serem repassadas acerca da instalação do GTM.

Fique de olho no PageSpeed

O PageSpeed pode indicar que o GTM está sendo inserido como “Render-blocking JavaScript

Durante o processo de criação do DOM, quando o navegador encontra um script ou precisa fazer o download de um arquivo JS externo, ele para o que está  fazendo para interpretar o script, e em seguida, continuar a renderização.

Isso vai afetar diretamente o tempo de carregamento da página. Confira a documentação do Google sobre o assunto.

Cuidado onde e como você instala o GTM

Uma das principais características que você precisa manter do Tagmanager é a ordem de disparo dos eventos. 

Por que, Igor?”, você deve estar se perguntando.

A ordem dos eventos interfere diretamente no funcionamento das tags.

Se Dom Ready vier antes do Pageview ,por exemplo, estamos dizendo que os elementos da página apareceram antes do usuário ver o primeiro carregamento (entrar na página de fato).

Outra dica é que: Usar plugins para resolver o problema pode funcionar, mas lembre-se de verificar a ordem dos eventos disparados.

Verifique o impacto da instalação com o GTM ainda vazio

Você pode utilizar o Chrome para avaliar se o GTM está causando impacto negativo na performance do site através do “Audits”.

Ele simula o PSI e traz algumas métricas e cenários que podem ser simulados, mas não se empolgue, o resultado final do PSI deve ser avaliado no site em produção, que geralmente sofre alterações conforme a experiência dos usuários nos últimos 30 dias.

Portanto, fique de olho

fundo roxo com logo do google tagmanager e da geehunter

O impacto no SEO estará diretamente ligado ao bom funcionamento do GTM, da instalação cautelosa das tags e da constante manutenção dos scripts inseridos no site, principalmente quando são de terceiros.

Procure controlar com frequência a performance do site, sobretudo quando a sua pontuação do PageSpeed Insights no Mobile estiver ruim.

Tenha em mente que o Mobile-first index pode fazer cair a autoridade e relevância do seu site.

Espero que com essas dicas você consiga atingir melhores resultados.

Por favor, se tiverem sugestões de melhorias e outras dicas sagazes não deixem de registrar, vai ser bom trocar experiências sobre o assunto.

Até a próxima!

Categorias

Leituras Recomendadas

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.