O que é Blockchain com Carlos LL Rischioto

O que é Blockchain e como usá-la para impulsionar sua carreira

Você tem interesse em saber o que é Blockchain? Quer saber como impulsionar a sua carreira por meio desta tecnologia que está revolucionando o dia a dia como conhecemos?

Convidamos um dos maiores especialistas sobre o assunto para a quinta edição da GeekStream, falando agora sobre o que é Blockchain e sua aplicação na carreira do desenvolvedor. 👨‍💻

Atuando desde 2016 com tecnologias de Blockchain, Carlos LL Rischioto hoje é Lider Técnico da Plataforma de Blockchain da IBM no Brasil, com mais de 20 anos de experiência, é formado em Ciência da Computação pela Universidade São Francisco e atua com tecnologias Java e Web desde 1998. 

Afinal, o que é Blockchain?

Segundo Carlos, Blockchain é um banco de dados contábil. Mas CALMA! Não é só isso!

É claro que tem muitas características diferentes do que estamos acostumados. Uma delas é que é imutável, ou seja, uma vez registrado, não tem como alterar ou deletar depois.

Também podemos dizer que Blockchain é uma tecnologia de comunicação porque abre portas para outras tecnologias entrarem em determinado projeto de desenvolvimento de software, podendo ter interfaces com big data, inteligência artificial e outras possibilidades.

Como funciona a rede Blockchain?

O funcionamento da rede acontece a partir de blocos encadeados. Ninguém poder alterar os dados, mas isso não é um ponto negativo! No final das contas, acaba sendo uma segurança para a empresa! Apesar de ser muito complexo, é um mal (ou bem) necessário.

Além de ter uma distribuição diferente. Isso acontece por ter nascido desenhado pensado para uma rede de empresas. Por exemplo, cada participante possui uma cópia dos dados, ou seja, evita alterações desnecessárias.

A transação de moeda virtual só é gravada se os participantes pré-definidos concordarem. Isso, definitivamente, poupa conflitos e problemas futuros.

As relações do Blockchain

Bitcoin

Como você já deve saber, Bitcon é uma criptomoeda que praticamente nasceu junto com a tecnologia Blockchain. Em alguns jogos, só é aceito o pagamento em Bitcoins para comprar itens. Hoje essa moeda está muito popularizada e segura para realizar qualquer transação!

IOT

Como pode haver uma relação entre eles? Através de rastreamento de contêineres! Por exemplo, com IOT no contêiner, eu posso localizá-lo, além de saber temperatura, vibrações e etc.

E todos esses dados são todos armazenados de forma muito segura! Como os dados são gravados com a permissão do participante responsável, isso faz com que aumente a precisão e a confiança dos dados.

IBM

Não vou dar muitos spoilers porque o Carlos explicou com maestria como a IBM utiliza essa tecnologia! Basicamente, a atuação da IBM segue quatro camadas:

  • Tecnologia pura, open source;
  • IBM Blockchain plataform;
  • Desenvolvimento voltado para o cliente;
  • Construção da rede com a sua operação.

Desenvolvedor Blockchain

Você pode seguir por vários caminhos: sistemas bancários, sistemas de saúde, rastreamentos e muitos outros. Atualemente há três grandes consórcios que desenvolvem tecnologias Blockchain:

Além disso, é preciso conhecer conexão de redes, segurança e certificação digital! Até porque, quando você vai desenvolver com essa stack, você pode ter dois níveis:

  • Camada de código, ou seja, que está dentro do Blockchain, como os smart contracts. Pode ser desenvolvido em três linguagens: Golang, JavaScript ou Java;
  • Camada de aplicação que consome a API do Blockchain. Possui bibliotecas para Golang, JavaScript, Java e Python.

A revolução para o mercado de trabalho

Após ter vivido muito preconceito, em 2020, podemos dizer que as empresas estão introduzindo essa tecnologia em seu leque de opções e partindo para projetos maiores e, consequentemente, mais complexos.

A demanda nessa tecnologia no Brasil é recente e, por isso, a comunidade está se construindo e se fortalecendo! Ou seja, a Blockchain tem um caminho muito promissor dentro da área de desenvolvimento de software!

Quer saber mais? Assista ao vídeo completo, na íntegra, e descubra de uma vez por todas sobre como impulsionar a sua carreira com Blockchain:

Compartilhar
You May Also Like