O Bootstrap é um framework web gratuito e open source capaz de oferecer padrões para o desenvolvimento HTML, CSS e JavaScript. Com esta tecnologia é possível criar sites responsivos e “mobile first” de forma rápida e profissional.
O que é Bootstrap e para que serve?
Para resolver os problemas de devs como você, que não tem mais paciência para as sintaxes de sempre do CSS, esse framework é uma ótima pedida.
Além disso, o Bootstrap, que se encontra em sua versão de número 4, ainda conta com uma ampla gama de plugins em JavaScript/JQuery que facilitam a implementação de coisas como menu-dropdown, modais, slides, entre outras coisas de forma simples, só com pequenas mudanças no código, sem precisar de uma salada de scripts.
Por que não usar um framework JavaScript que só simplifica o processo deixando tudo mais rápido e prático? É disso que se trata e para isso que serve o Bootstrap!
Como o Bootstrap surgiu?
Criado em 2010 pelos profissionais do Twitter, Mark Otto e Jacob Thornton, como uma solução para os desafios de padronização que eles enfrentaram durante o desenvolvimento da interface do usuário.
Curiosidade: antes de se tornar open source, o Bootstrap era conhecido como Twitter Blueprint.
Em 2011, foi lançado como código aberto e, desde então, só evoluiu até se tornar o framework de desenvolvimento front-end mais popular do planeta.
Mas, de uma forma bem direta, como é a base do funcionamento do Bootstrap?
Para quem é destinado?
No final das contas, é sobre simplicidade.
Se você já tem uma equipe de front-end/designers dedicados a fazer melhorias em seu site ou se você é um desenvolvedor que prima por construir uma plataforma com tempo de sobra para cuidar de cada detalhe, pode ser que o Bootstrap não seja o ideal para o seu modelo de trabalho.
Agora, se o seu negócio exige escalabilidade, processos rápidos e tem pouco tempo a perder ou você é um desenvolvedor sem tempo nem para ir ao banheiro, o Bootstrap pode ser uma excelente saída!
Lembrando que seu principal objetivo é economizar tempo do que não é prioridade e concentrar os esforços no que deve ser feito.
Agora que você já entendeu o básico, será se ainda vale usar o Bootstrap em 2020?
Por que usar o Bootstrap?
O número de sites criados usando o Bootstrap só aumenta. O framework se tornou muito popular e vamos falar agora sobre quais os principais motivos disso:
Fácil de Usar
Como diriam os antigos: é mel na chupeta!
Mexer com o Bootstrap não requer que você seja um gênio em computação, tudo nele é simples e a curva de aprendizado dele é bem suave.
Além disso, é bastante adaptável. Você pode usá-lo junto com o CSS, LESS ou também com Sass.
Responsividade
Agora, como diriam os mais novos: esse é responsa!
Com o passar dos anos, os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes em nossa rotina e para manter a audiência engajada em seu site é fundamental que ele seja responsivo.
Integração Simples
Pode ser simplesmente integrado, juntamente com outras plataformas e estruturas distintas, em novos sites ou em projetos já existentes.
Você também pode utilizar elementos específicos do Bootstrap junto com o seu CSS atual.
É rápido
A velocidade no desenvolvimento é um dos principais benefícios da utilização do Bootstrap.
Ao invés de codar do zero, esse framework permite que você use padrões prontos já pré-codificados. Isso sem contar que você pode até comprar temas de Bootstrap prontos e alterá-los para atender às suas necessidades, para desenvolver seu website o rápido possível.
É personalizável
Dependendo do seu projeto, você pode selecionar somente o que é fundamental para o seu caso.
Você só precisa marcar todos os utilitários, responsivos ou básicos e aspectos que não precisa:
- Tipografia (código, tabelas, botões, formulários, etc);
- Componentes (grupos de botões, tags, navs, navbar, etc);
- Componentes JS (menus, popovers, modais, carrosséis etc).
Você deixa o Bootstrap com a cara que você quiser, do seu jeito.
Saiba como customizar o Bootstrap.
Suporte ativo
A comunidade de suporte do Bootstrap é enorme.
Você vai receber ajuda até por pensamento, se duvidar. Inclusive, os criadores sempre mantêm o Bootstrap atualizado para a nossa alegria – e segurança.
JavaScript na veia
O Bootstrap conta com um pacote de componentes JavaScript facilitando a implementação de janelas modais e alertas, por exemplo.
Open Source
E o melhor de tudo, ele é 100% código aberto.
Como começar a usar o Bootstrap?
Antes de tudo, é essencial que se entenda o mínimo de de HTML, CSS e JavaScript.
Por mais que o Bootstrap facilita bastante o manuseio dessas tecnologias quando trabalhamos com ele, as linguagens são o ponto de partida do framework.
Se você ainda não domina HTML, CSS e JS, confira nossos conteúdos sobre e estude o assunto:
Dominando cada ponta desse triângulo, você vai desenvolver projetos incríveis com Bootstrap, pode apostar.
Além do mais, existe no site oficial, uma sessão onde você pode ver alguns exemplos criativos e funcionais do framework Bootstrap. Inspire-se!
E você? É um fã ou torce o nariz para o Bootstrap? Deixe a sua opinião nos comentários!