1. Início
  2. Back-end
  3. PHP ou Java: qual linguagem escolher?

PHP ou Java: qual linguagem escolher?

php ou java

Uma das discussões mais acirradas gira em torno de duas linguagens. A grande questão é: PHP ou Java?

Existe muito debate sobre qual linguagem é melhor, qual tem o melhor desempenho, qual é mais bonita, a mais cheirosa e por aí vai.

Ambas possuem suas vantagens e desvantagens, mas alguma pessoas acabam comprando essa “briga” ao tentar convencer as outras pessoas de que a linguagem que escolheu é a melhor.

Qual é a melhor: PHP ou Java?

Vou explicar, de forma resumida, como cada uma das duas linguagens funcionam e quais principais pontos a serem levados em consideração.

PHP

linguagem php
Podemos citar o facebook como o maior “garoto propaganda” do PHP

O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1994 e teve seu código fonte liberado em 1995.

Desde o início da sua história, a linguagem teve o foco no desenvolvimento Web, sendo utilizado no desenvolvimento de sites, e-commerce e sistemas online.

O WordPress é uma plataforma muito utilizada para criação de sites de notícias, blogs, e-commerce e portifólio.

Existem milhares de templates prontos para serem utilizados (alguns gratuitos). Também há a possibilidade de desenvolver seus próprios templates utilizando, advinha, PHP!

Quando o assunto é e-commerce, temos o Magento (um dos sistemas mais robustos que existe) e o Woocomerce (plataforma de vendas do WordPress).

Java

Linguagem de programação Java
Aplicações em web? JAVA!

A Sun Microsystems, buscando por inovação tecnológica, iniciou em 1991 um projeto que visava conectar os computadores com equipamentos e eletrodomésticos.

O projeto foi concluído em 1992 e chamado de “Star Seven”, posteriormente batizado de Oak (que quer dizer Carvalho). Mas foi descartado pela empresa poucos meses depois por conta da inviabilidade que existia na época.

James Gosling, um dos mentores do projeto Star Seven, ficou incumbido de adaptar a tecnologia desenvolvida para a internet. Assim, em 1995, nasceu o Java!

Na hora de estudar: PHP vs Java

Estudar uma linguagem nova é sempre um desafio, precisamos aprender sintaxe, estruturas da linguagem e muitas outras coisas.

Se você já tem uma boa base de lógica de programação, estudar PHP vai ser mamão com açúcar!

Tá, acho que exagerei…

O PHP tem uma sintaxe mais enxuta, sendo necessário poucas linhas de código para conseguir, por exemplo, imprimir um Hello World básico.

<?php
echo "Hello World";
?>

Entender como a linguagem funciona, assim como suas particularidades, também é mais fácil e requer um tempo relativamente pequeno para que se possa obter resultados.

O PHP também conta com alguns frameworks que ajudam no desenvolvimento de projetos, como:

  • Composer, que gerencia as dependências do projeto;
  • Laravel, um framework MVC que ajuda na hora de montar a estrutura do projeto e a manter tudo organizado.

Por ser uma linguagem fracamente tipada e por permitir que seja feito quase qualquer coisa, o PHP é considerado o pai da POG (Programação Orientada à Gambiarra).

O que realmente acontece é que essa facilidade em aprender e a trabalhar com PHP faz com que muitos programadores (se é que podemos chamar assim) não se aprofundem na linguagem e deixem de lado as boas práticas.

Então, se for estudar PHP, procure ir além do básico.

A comunidade PHP é muito grande e é possível aprender muita coisa legal em fóruns, além da documentação que é bem organizada e completa.

Ok, entendi… Mas e o Java?

Estudar Java não é uma tarefa fácil, isso porque a linguagem possui muitas particularidades e é necessário entender muito bem como tudo funciona antes de conseguir fazer alguma coisa legal.

Além de entender como as coisas funcionam, é preciso disposição para programar em Java, isso porque a sintaxe é bem mais extensa e complexa.

Para escrever o mesmo Hello World em Java, são necessárias 5 linhas de código e muito mais informação:

public class HelloWorld {

public static void main (String[] args) {
System.out.println ("Hello World");

}

}

Olha só a quantidade de informação que precisamos para imprimir um simples texto. A maioria das pessoas se assusta com isso e desiste logo do Java.

A curva de aprendizado do Java, comparada a do PHP, é muito maior. É preciso muito tempo e dedicação para alcançar bons resultados.

Eclipse (IDE de desenvolvimento Java)

Apesar da complexidade da linguagem, o Eclipse (IDE de desenvolvimento Java) te ajuda na hora de escrever o seu código.

Ele é “inteligente” o suficiente para entender quando, por exemplo, você está chamando uma classe ou um método e já te mostra a opção adequada.

Criar e configurar projetos também é bem simples quando se usa o Eclipse.

É possível definir, ao criar uma classe, por exemplo, à qual pacote ela pertence, qual classe ela estende, quais métodos devem ser criados, entre outras coisas.

Com o Eclipse o programador não precisa se preocupar com a estrutura (que muitas vezes é um trabalho repetitivo), ele tem que se preocupar apenas com o código.

Os frameworks do Java também foram pensados para agilizar o processo de desenvolvimento.

Dentre os inúmeros frameworks, podemos citar o Spring MVC, que monta toda a estrutura de um projeto Web, o Maven, que gerencia as dependências de um projeto, e o Hibernate, que cuida da persistência de dados.

Um ponto forte do Java é que com ele é possível desenvolver aplicações Desktop, Web e Mobile. Ou seja, é possível optar por qualquer uma dessas 3 frentes.

Quer desenvolver um sistema, que rode localmente, para uma loja ou empresa? Pode fazer em Java!

Quer criar uma aplicação Web? Faça em Java!

Então você quer desenvolver aplicativos para Android? Bem… Já sabe, né?

PHP ou Java: qual delas eu devo escolher?

A escolha agora é com você

Se o seu intuito for trabalhar apenas com Web, desenvolvendo aplicações não muito robustas, eu recomendo o PHP.

Ah! Mas você mencionou grandes projetos realizados em PHP, por que eu deveria escolher ele para projetos menores? Não posso querer criar um concorrente do Facebook?

Sim, você pode querer criar grandes projetos com PHP. Mas a maioria dos projetos em que trabalhamos com PHP não são, nem de longe, tão robustos quanto o Magento, por exemplo.

Agora, se você quer desenvolver para Desktop, Web e Mobile, com certeza você deve escolher o Java!

Aprender a base do Java leva tempo, requer disciplina e dedicação. Mas vale muito a pena.

Independente da linguagem que você escolher, o mais importante é estudar muito, programar mais ainda e ser feliz. Ah e não esqueça de dar uma olhada nas nossas vagas para desenvolvedor PHP e desenvolvedor java. Talvez você encontre algo que te interesse =)

Até a próxima!

Leituras Recomendadas

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.