programação mobile

Programação mobile: tudo para começar hoje

Seja pelo interesse em produzir o próximo aplicativo que será um sucesso no mercado ou pelos altos salários, a programação mobile está em alta.

Inclusive, o desenvolvedor mobile é um dos cargos com mais escassez de mão-de-obra na área de tecnologia. Se você gosta do setor, é uma área e tanto para evoluir profissionalmente.

Mas por onde começar?

Dependendo de sua situação atual e objetivos, existem alguns caminhos diferentes que você pode seguir.

Vou cobrir todos esses cenários ao longo deste guia completo para iniciantes em programação mobile.

Aqui está tudo o que você precisa saber, confira!

Salário de programador: quais cargos mais bem pagos em 2022

O que é programação mobile?

Programação mobile não se trata apenas de construir aplicativos para plataformas mobile, embora isso certamente seja uma grande parte dele.

Programação mobile é fazer qualquer tipo de desenvolvimento para qualquer tipo de dispositivo móvel.

Em suma, o desenvolvimento móvel engloba o desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets, smartwatches e todos os outros tipos de dispositivos wearables que executam algum tipo de sistema operacional móvel.

Também não significa necessariamente desenvolver aplicativos puramente móveis, uma vez que até os desenvolvedores da web hoje precisam pensar sobre como seus aplicativos serão usados ​​e acessados ​​em um dispositivo móvel.

O que faz um desenvolvedor mobile?

Um desenvolvedor mobile é alguém que projeta, desenvolve e implementa aplicativos móveis. Ou seja, são os responsáveis pelo desenvolvimento da programação mobile.

Responsabilidades de um desenvolvedor de aplicativos móveis

O desenvolvedor mobile deve se responsabilizar pela viabilidade técnica e como cumprir os guidelines dos operadores das respectivas apps stores.

A programação mobile deve estar integrada com outros times, por isso é importante que o desenvolvedor mobile se alinhe durante o projeto com UX designers, designers de interface e, inclusive, outros programadores.

Além disso, os desenvolvedores de aplicativos devem garantir que o lado funcional e técnico do aplicativo funcione corretamente.

Outra tarefa é desenvolver conceitos de aplicativos existentes. Mas não termina aqui. Também faz parte do perfil do trabalho criar uma estimativa detalhada de tempo e custo para um potencial projeto.

São tarefas de um desenvolvedor mobile:

  • Entender as necessidades do cliente e convertê-las em requisitos técnicos;
  • Desenvolvimento de interfaces de programação de aplicativos (APIs) para oferecer suporte à funcionalidade móvel;
  • Implementação de novidades e futuros desenvolvimentos de aplicativos já existentes;
  • Consulta ao cliente e equipe de desenvolvimento;
  • Garantir a coerência entre o lado funcional e o lado técnico;
  • Desenvolvimento de aplicativos (em colaboração com o resto da equipe de desenvolvimento);
  • Garantir a vinculação correta do back-end e front-end;
  • Manter-se atualizado com a terminologia, conceitos e melhores práticas para a codificação de aplicativos móveis;
  • Adaptar aplicativos da web para aplicativos mobile;
  • Trabalhar em estreita colaboração com colegas para inovar constantemente as funcionalidades e o design do aplicativo.

Quais as principais plataformas de desenvolvimento da programação mobile

O foco no desenvolvimento mobile começou a tomar um corpo considerável com o lançamento do iPhone em 2007.

Muitos tentaram batalhar nesta guerra, Palm, Microsoft, Blackberry, mas atualmente existem praticamente dois concorrentes principais e, em seguida, há o resto.

iOS

O iOS foi a plataforma que trouxe o desenvolvimento móvel para os dias modernos ao transformar completamente a ideia de um dispositivo móvel e software móvel.

A plataforma de aplicativos é desenvolvida pela Apple e funciona exclusivamente em produtos Apple.

Atualmente, o iOS roda em iPhones, iPods, iPads, Apple Watches e Apple TV.

O iOS em seu núcleo é muito parecido com o Unix; é baseado em Darwin (BSD) e OS X.

Ele compartilha algumas estruturas importantes com o OS X e sua interface de usuário é baseada na UI Cocoa da Apple, que é usada em aplicativos OS X, mas foi modificada e reprojetada para dispositivos de toque, a Cocoa Touch.

A Apple fornece aos desenvolvedores iOS várias ferramentas e bibliotecas nativas para desenvolver aplicativos iOS e, embora você não precise usar as ferramentas de desenvolvimento da Apple para construir seus aplicativos, você precisa ter um Mac executando o OS X para construir seu aplicativo.

Os aplicativos iOS são normalmente construídos utilizando Objective-C ou Swift, a linguagem de desenvolvimento mais popular para a plataforma.

Confira as vagas para desenvolvedor Objective-C e vagas para programador Swift disponíveis na plataforma da GeekHunter

Android

android programação mobile

O Android é o outro jogador dominante neste jogo de programação mobile.

O Android chegou um pouco mais tarde no jogo, sendo lançado pela primeira vez em setembro de 2008, quase um ano depois do iOS, mas ainda conseguiu ganhar uma fatia muito grande do mercado móvel.

Tecnicamente, o Android é o sistema operacional móvel com a maior e mais dominante parcela do mercado, com cerca de 80% de participação em comparação com os 18% do iOS.

Porém, o Android é um mercado fragmentado, que consiste em muitos dispositivos diferentes feitos por fabricantes diferentes, executando diferentes versões do sistema operacional Android.

Essa é a principal diferença entre iOS e Android.

5 melhores linguagens de programação para Android

O Android, apoiado pelo Google, é open source. Já o iOS, apoiado pela Apple, não é.

Qualquer pessoa pode construir um dispositivo Android, e ele é projetado para funcionar em uma variedade de plataformas de hardware e dispositivos diferentes, com fatores de forma e recursos muito diferentes.

O iOS foi projetado para funcionar, e só funciona em, um conjunto específico de dispositivos Apple.

O Android é baseado no kernel Linux e o código-fonte do Android, como já dito, é lançado como código aberto pelo Google.

Assim como a Apple, o Google fornece algumas ferramentas nativas para desenvolvimento Android, mas, novamente, você não é obrigado a usá-las.

A plataforma de desenvolvimento nativa para aplicativos Android OS é Java Android.

Confira as vagas para desenvolvedor Java (Android) disponíveis na plataforma da GeekHunter

Por que você quer se tornar um desenvolvedor de aplicativos móveis?

Você provavelmente está ciente de como os aplicativos móveis são populares, certo?

Mas quantos aplicativos existem?

Segundo os dados da Statista em 2017, o Google Play era o grande vencedor na questão de quantidade, sendo seguido de perto pela APP Store, da Apple.

E pela quantidade, você consegue ver que é um universo imenso, por isso é importante que você tenha um objetivo claro antes de se tornar um desenvolvedor mobile. Para onde você quer ir?

Dependendo do seu destino, é importante que você saiba o que estudar. É o seu próximo passo!

Firebase: o que é e quando usar no desenvolvimento mobile?

O que estudar para desenvolver aplicativos?

Para ter sucesso como desenvolvedor em programação mobile, você precisa estar muito familiarizado com os vários sistemas operacionais móveis.

Bases de back-end e front-end e linguagens híbridas

É recomendado entender um pouco do ambiente de servidores, manjar o fundamental de HTML, CSS e JavaScript; linguagens híbridas como Flutter, React Native ou Ionic; PhoneGap e Mobile Web Apps; além de estudar as técnicas conforme a sua plataforma de especialização:

Objective-C ou Swift

  • Se iOS for o sistema operacional de sua escolha, você deve estudar Objective-C ou Swift.

Java (Android) ou Kotlin

  • Como desenvolvedor Android, Java e o popular IDE Eclipse fazem parte de sua caixa de ferramentas do dia a dia. Mas a linguagem Kotlin também é altamente recomendada, visto que é integrada à estrutura do Google.

Um requisito básico para o seu trabalho é o pensamento analítico e estruturado. Suas habilidades de comunicação também são importantes, saiba se expressar e seja hábil em entender o que os outros querem dizer.

Se você for muito iniciante, é recomendado ainda que você dê alguns passos para trás e aprenda ou reforçe os fundamentos básicos de programação mais importantes na programação mobile, são eles:

Lógica de programação

O termo lógica de programação tem suas raízes no avanço da ciência da computação. Os computadores básicos desenvolveram maneiras de lidar com números e estados lógicos, aplicando operadores específicos que levam a resultados precisos.

Ou seja, a lógica de programação é um paradigma de programação de computador em que as declarações do programa expressam fatos e regras sobre problemas dentro de um sistema lógico.

Confira este vídeo superdidático sobre lógica de programação e entenda de uma forma ainda mais simples e lúdica:

Paradigmas de programação

Paradigma de programação é uma abordagem usada para resolver problemas usando alguma linguagem de programação.

Também podemos dizer que é um método usado para resolver um problema usando ferramentas e técnicas que estão disponíveis para nós seguindo alguma abordagem.

Existem muitos paradigmas para atender as mais variadas situações, já falamos bastante sobre isso neste artigo sobre quais são os paradigmas de programação mais importantes.

Gostou do artigo? Sentiu falta de algo específico para ser um bom desenvolvedor em programação mobile? Deixe seu comentário e contribua com a comunidade Geek!

Crie um perfil na GeekHunter e receba propostas alinhadas ao seu perfil. São mais de 1000 vagas abertas, inclusive de Vagas Mobile.

Compartilhar
You May Also Like