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Metodologia Lean: o que é e como usar na gestão?

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A Metodologia Lean — ou gestão enxuta — é um processo que foi criado na Toyota nos anos 80, com o objetivo de otimizar fluxos produtivos. O grande objetivo da metodologia é reduzir o desperdício de recursos, que podem ser tempo, mão de obra, materiais, ferramentas, entre outras coisas. Em resumo, ao empregar a metodologia, deseja-se manter a qualidade, mas diminuir os recursos.

Priorizando a integração de profissionais e departamentos, o método Lean vem ganhando adaptações para ser utilizado em diversos setores do mercado, como TI, gestão e até mesmo no marketing.

Vamos entender um pouco melhor sobre a metodologia e saber como utilizá-la na gestão do seu time de TI ou desenvolvimento. Continue acompanhando!

O que é Metodologia Lean?

A Metodologia Lean é uma das metodologias de gestão mais importantes e utilizadas atualmente. Em uma época em que a eficiência e produtividade são buscas constantes das empresas, os métodos de trabalho que valorizam uma gestão dinâmica se destacam.

Apesar de ter ganhado ainda mais espaço e até mesmo novas “roupagens” na era da transformação digital das empresas, a metodologia Lean não é propriamente nova.

Podendo ser traduzida do inglês para “Metodologia enxuta”, ela se baseia nos princípios da filosofia Lean Manufacturing, criada nos anos 1980 para o Sistema Toyota de Produção, e que tinha como objetivo resolver problemas eliminando desperdícios, ampliando a eficiência e reduzindo custos.

Muitas vezes ligada às metodologias ágeis, a Lean propõem o uso apenas dos recursos necessários para agilizar e dar mais leveza ao processo de desenvolvimento, enquanto se aumenta o valor agregado para o cliente.

>> Leitura recomendada:
Quer saber mais sobre os métodos ágeis complementares ao Lean? Leia nosso artigo sobre!

Metodologia Lean no Desenvolvimento de Software

Os princípios da metodologia Lean estão sendo cada vez mais aplicado no gerenciamento de TI e no desenvolvimento de softwares e aplicações.

O foco da atuação com o método está na eliminação de tarefas, processos e funcionalidades que não gerem valor ao cliente e na potencialização do que for mais interessante ao usuário e lucrativo para o negócio.

Os resultados costumam ser o desenvolvimento de soluções com maior valor agregado em um processo mais simples e econômico.

>>Leitura Recomendada:
Dicas essenciais para
Gestão de Projetos em T.I

Principais vantagens do sistema Lean Manufacturing

Como podemos ver até agora, a metodologia lean oferece diversas vantagens para diversos setores do mercado, tanto os que produzem bens físicos, como é o caso da Toyota, tanto aqueles que produzem bens digitais. Elencamos as principais para você conferir:

1. Mais eficiência nos processos

A multiplicidade dos serviços ou a quantidade de processos dentro de uma corporação é um dos aspectos que causam ineficácia nas entregas.

Para combater isso, a cultura Lean enxuga o excesso de elementos nas etapas de produção e evita procedimentos não estratégicos e burocráticos, criando soluções para integrar plataformas e fluxos em um só objetivo.

2. Aumento da produtividade

Uma das maiores vantagens da metodologia Lean é o aumento da produtividade sem perder na qualidade.

Para isso, o princípio é que as soluções sejam empregadas de acordo com as demandas, desenvolvendo um sistema de alto desempenho que dá mais segurança aos colaboradores e define um ciclo produtivo

3. Redução de custos

Com o enxugamento de processos, a redução de custos é uma das principais consequências. Um fator que pode ser fundamental para empresas que estão começando ou que estão perdendo espaço no mercado.

O Lean revê toda a cadeia de produção para localizar os desperdícios e diminuir os gastos excessivos, atualizando e simplificando processos com opções mais modernas e automatizadas.

4. Foco na experiência do cliente

O mundo corporativo está mudando e promover o bem-estar e a melhor experiência do cliente passou a ser o principal objetivo das empresas. Nesse sentido, a metodologia Lean é ideal, já que promove o fluxo de valor.

Para chegar nesse fluxo, o método indica que se identifique as falhas na experiência do cliente e implemente as estratégias para eliminar esses inconvenientes.

Mas e como aplicar a metodologia Lean?

OK, já vimos o que é Lean, de onde ela vem e quais são as suas principais vantagens. Mas como fazer para começar a implementá-la também na sua gestão? Veja as principais técnicas Lean:

1. Descubra o que é “valor” para seu cliente

O primeiro passo da metodologia lean pode ser o de identificar o que realmente gera valor ao seu usuário. Assim, você poderá avaliar os procedimentos e ações usados para gerar esse valor e eliminar tudo o que for desnecessário.

2. Identifique os maiores desperdícios

Após mapear a geração de valor para seu cliente, você deverá identificar os maiores gargalos do processo produtivo. Geralmente na gestão de produtos ou mesmo de desenvolvimento em TI, as principais falhas estão nos seguintes pontos:

Fluxo de processos

Como as tarefas são passadas de um profissional ou departamento para outro? Todos têm clareza do que e como deve ser feito para evitar perda de tempo ou de recursos?

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A junção do Behavior Driven Development e metodologia ágil

Sem integração

Quando profissionais trabalham de forma separada e específica dos demais colegas ou departamentos, a comunicação sofre ruídos e invariavelmente há perda de tempo;

Tarefas paradas e acumuladas

Um profissional sobrecarregado acaba gerando atrasos em todo o fluxo e as tarefas se acumulam, fazendo perder valor agregado;

Superprodução

O que você está desenvolvendo realmente tem valor para o seu cliente? Produzir sem clareza disso, gerará perda de tempo e recursos com algo que não deveria ser prioridade no momento.

3. Use os métodos ágeis

Complementar ao lean – que vai realizar transformações em todos os processos do negócio – as metodologias de desenvolvimento ágil, como o Scrum, tornam o processo de desenvolvimento mais eficiente, interativo e voltado ao cliente.

>> Leitura recomenda:
Aqui está um artigo nosso sobre a metodologia ágil Scrum, caso queira se aprofundar no tema.

4. Crie ou configure um sistema para enxugar

Existem diversas ferramentas no mercado que ajudam a colocar a metodologia lean em prática. Um sistema de controle ou de empuxo serve para facilitar e controlar o início de uma tarefa após a conclusão de outra.

5. Calcule o custo da baixa qualidade

COPQ – Cost Of Poor Quality ou custo da baixa qualidade é todo o gasto extra que a empresa têm sem a aplicação do lean nos processo, sistemas, fluxos e serviços atuais. Ou seja, é o quanto você reduzirá de gastos quando tudo estiver otimizado!

Para chegar nesse cálculo, você precisa identificar o problema e entender a fundo os efeitos e causas desse erro até a origem dele.

Geralmente, a ponta do problema representa apenas aquilo que você consegue enxergar (10%), mas os efeitos reais ficam “invisíveis” (90%).

Artigo escrito pela equipe de conteúdo da Impacta Treinamentos.

Agora que você já entendeu um pouco melhor a metodologia Lean, que tal conhecer as práticas e métodos ágeis para implementar na sua gestão? Conheça mais aqui!

 

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