1. Início
  2. UX/UI
  3. UX Writer: o que faz, quanto ganha e como se tornar um

UX Writer: o que faz, quanto ganha e como se tornar um

Não é novidade que a nossa vida tem se tornado cada vez mais digital. E o surgimento de novas profissões no mercado de trabalho, como a de UX Writer, são um reflexo direto deste movimento. 

Com as empresas investindo cada vez mais em soluções tecnológicas, nasceu também a demanda por pessoas que pudessem pensar em todo o percurso do usuário nessas plataformas digitais e empregar técnicas capazes de melhorar a experiência dele. 

Conquistaram espaço, então, os UX Writers: redatores que, basicamente, ficam responsáveis por toda a parte textual de um produto digital (que é visível para o usuário). 

Confira, na sequência, mais detalhes sobre o dia a dia deste profissional e o que é preciso para ingressar na área! 

O trabalho de ux writing está intimamente ligado ao de ux design

UX design e UX Writing: entenda a relação

Antes de detalhar o conceito de UX Writing, é preciso antes assimilar o significado de UX Design (ou Design de Experiência do Usuário, em português). Afinal, uma coisa está diretamente ligada à outra. 

Como explicamos em outro post, o UX Design é uma área que se dedica a conectar os interesses de um produto digital à experiência que o usuário terá ao entrar em contato com ele. 

A ideia, em outras palavras, é garantir que todas as etapas de um site, software ou aplicativo com as quais o público final terá interação, funcionem da melhor forma possível. E, para isso, é preciso de uma equipe que cuide de todos os detalhes. 

Como parte desse ecossistema está o UX Writer – o profissional do texto! É ele que, em parceria com quem cria o design e a interação de um produto digital, vai produzir os textos que melhor se encaixem e facilitem a experiência do usuário.

Na prática, a estratégia utilizada no UX Writing visa garantir uma navegação que seja simples, amigável e, principalmente, intuitiva. Dessa forma, a pessoa não se sentirá perdida ao utilizar a interface desenvolvida. 

Um ótimo exemplo disso são as redes sociais. Ao entrar na página do Instagram, Facebook ou LinkedIn, por exemplo, as pessoas sempre sabem o que devem fazer. As opções para acessar a conta, criar login ou recuperar a senha estão disponibilizadas de forma clara, demandando apenas uma leitura rápida.

Percebeu que não há como se perder? Pensar em tudo isso faz parte do dia a dia de um UX Writer!

Saiba o que atrai profissionais para a área de UX Writing

No universo do UX Writer, o grande atrativo costuma ser toda a tecnologia embutida na função que, ao mesmo tempo, carrega em seu DNA a necessidade de uma vocação para a escrita. 

Sendo assim, essa profissão costuma ser uma escolha perfeita para quem gosta de ler e escrever, quer desenvolver seu lado estratégico e, ao mesmo tempo, tem certo apreço pela área de TI. 

Não podemos deixar de mencionar, também, que essa é uma área bem atrativa do ponto de vista salarial. E um dos grandes motivos para isso é que ainda há poucos profissionais especializados no assunto.  

Veja, abaixo, algumas estimativas de quanto o UX Writer pode ganhar por mês no Brasil atualmente: 

  • UX Writer Júnior: R$ 3.943,00 
  • UX Writer Pleno: R$ 6.203,00 
  • UX Writer Sênior: R$ 8.761,00 

*Dados da pesquisa “Raio-X dos UX Writers Brasileiros 2021”, publicada no UX Colletive

Vale reforçar que essas são as médias salariais e que os valores podem mudar seguindo uma série de variações, entre elas a localidade de atuação de cada profissional e até mesmo o tamanho da empresa para a qual trabalha.

WX writing também pode ser conhecido como content design

Dicas para se tornar um UX Writer

Se você chegou até aqui é porque ficou, no mínimo, curioso sobre essa profissão. Então agora que o papel do redator UX já está claro, vamos trazer mais detalhes sobre o caminho a ser trilhado por quem sonha em se tornar um. 

Se você já é um profissional de redação, pesquisa ou design, pode começar criando um portfólio. Veja o passo a passo abaixo: 

  1. Coloque informações sobre você;
  2. Acrescente trabalhos que você tenha produzido anteriormente;
  3. Apresente estudos de casos de sucesso (sejam profissionais ou acadêmicos).

A segunda dica que temos para te dar se resume à palavra “estudar”. Aprenda o que puder a respeito de UX (experiência do usuário), mesmo que no conceito mais generalista. Isso vai te dar a base necessária para que o conhecimento mais específico seja adquirido!

A boa notícia é que há bastante conteúdo disponível sobre o assunto, seja em cursos online, vídeos no Youtube, ou livros. 

Um bom exemplo nesta frente é a obra “Redação Estratégica para UX: aumente engajamento, conversão e retenção com cada palavra”. Mas basta “dar um google” para encontrar muitas outras opções! 

A partir do conhecimento adquirido, você já conseguirá fazer pequenas experiências e até mesmo criar projetos para incluir no seu portfólio, tornando-o ainda mais direcionado para a área de UX. 

Lembre-se de que, quando se trata de escrever, o treino leva à perfeição!  

Quais outras habilidades um redator UX precisa desenvolver para ser bom? 

Uma vez dentro da área, há algumas características que ajudam um profissional do ramo a ser reconhecido como muito bom no que faz. Vamos às elas:

  • Familiaridade com a língua portuguesa; 
  • Domínio sobre técnicas de SEO; 
  • Conhecimento sobre a linguagem da empresa;
  • Habilidade de trabalho em equipe;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Habilidade para organização de fluxo de trabalho; 
  • Ter escuta ativa para entender as necessidades do consumidor;
  • Saber analisar concorrentes e criar estratégias para atingir o usuário da melhor maneira.

De modo geral, o trabalho do redator UX ainda demanda bastante empatia. É por meio dela que ele vai entender o que é preciso adaptar para o usuário da plataforma e, também, como trabalhar em harmonia com o restante da equipe de conteúdo.

A diferença do UX Writing para as demais escritas

Como você deve ter notado, a missão do UX Writer está longe de ser fácil. Afinal, o grande foco dessa modalidade de escrita é ser funcional.

Além de ser inteligível, o texto precisa deixar claro o que o usuário deve fazer ao mesmo tempo em que o incentiva a continuar sua experiência na plataforma. 

Sendo assim, o profissional da área faz algo a mais do que simplesmente comunicar: além de transmitir uma mensagem, ele também precisa criar sensações no ser humano do outro lado da tela – sensações, essas, que devem ser previstas antecipadamente pelo UX Writer.

O texto, de modo simplório, é o que vai guiar o usuário a fazer as escolhas que a empresa deseja dentro da interface do aplicativo ou site. Esse é o grande diferencial em relação às demais áreas da escrita! 

Existem diferenças entre conteúdo para UX e outras finalidades

As melhores vagas de UX Writer estão na GeekHunter!

A GeekHunter é um marketplace de recrutamento que tem como objetivo conectar profissionais de Tecnologia (de diferentes níveis de senioridade e áreas de atuação) às melhores oportunidades de trabalho do mercado.  

Nosso foco é elevar a transparência e velocidade, bem como simplificar e otimizar os processos de recrutamento e seleção de talentos tech.

Se você já trabalha como UX Writer ou está em busca da sua primeira oportunidade na área,  cadastre-se agora mesmo na Geek e comece a ser convidado para participar dos processos seletivos. Para candidatos, a ferramenta é totalmente gratuita!

Categorias

Leituras Recomendadas

Nenhum resultado encontrado.

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.