Se você tem um bom currículo e está buscando vagas de emprego ativamente, é provável que seja convidado(a) para várias entrevistas.
E recusar uma nova oferta de trabalho nunca é fácil, mas é ainda mais difícil quando você realmente gostaria de aceitar a vaga de emprego.
Talvez a empresa fique em outro estado e, se você tem uma família, não queira se mudar abruptamente, ou fazer essa mudança não esteja no seu plano de carreira agora, mas daqui a um ano ou dois, sim.
Ou então você tenha acabado de abrir a sua consultoria e te doa muito recusar a vaga da empresa dos seus sonhos.
Como informar um recrutador sobre sua decisão em não aceitar uma oferta sem passar uma má impressão? Como voltar atrás em uma contratação que já está em andamento e manter as portas abertas? Estas e outras perguntas serão respondidas a seguir, confira!
Como me comportar nos processos seletivos?
Ao longo do processo de entrevista para uma vaga de emprego tech, seja sempre direto. É de se esperar que candidatos de alto nível recebam muitas ofertas. Então seu primeiro objetivo é mostrar ao entrevistador como você contribuirá para a missão da empresa e para torná-la melhor.
Se você está pensando em ficar onde está, conte aos seus entrevistadores, mas também diga o que seria necessário para você sair. Se você está avaliando outras oportunidades, diga isso também (sem citar nomes ou dar detalhes específicos).
Diga a eles por que você está animado e por que gostaria de fazer parte do time da empresa, mas assim que perceber que eles estão interessados também, deixe claro o que é que você está procurando. Dessa forma, se você acabar recusando, eles já sabiam desde o começo o que você procura em uma vaga de tecnologia.
Se uma das etapas do processo de seleção for um teste de habilidades técnicas de programação (que costuma ocorrer antes da entrevista com os gestores), aceite e dê o melhor de si, ou agradeça e não participe do processo (caso não tenha tempo para se dedicar ao projeto, por exemplo), pois entregar um projeto mal feito pode queimar a sua imagem com a empresa e impossibilitar uma contratação futura.
Como saber se eu devo dizer não?
Um plano de carreira vai te ajudar a selecionar melhor as vagas de emprego para as quais se candidatar e, quando se deparar com mais de uma oferta, vai te lembrar quais são os seus critérios para escolher a melhor entre elas.
Como o plano de carreira é algo que será definido entre você e uma equipe de profissionais especializados, ele será o teu guia para quando se sentir inseguro sobre os caminhos profissionais que você está trilhando.
Saiba mais sobre plano de carreira em Y: como funciona e para qual profissional é indicado!
Com um bom planejamento e acompanhamento de especialistas, você entenderá que uma vaga não se resume aos seus requisitos técnicos, mas cada vez mais é sobre fit cultural.
Quando informar a empresa?
É muito importante perguntar se você pode ter um tempo para pensar na proposta assim que recebê-la, caso já esteja esperando respostas de outras empresas.
Mas o mais importante é entrar em contato com as pessoas que participaram do seu processo de seleção assim que você souber que vai precisar recusar a oferta deles.
Isso demonstra profissionalismo e respeito por todo o trabalho que tiveram para encontrar o candidato ideal, e mostra que você entende que eles terão de dar pelo menos alguns passos para trás (se não começar tudo do zero) para contratar uma nova pessoa.
Como informar a empresa?
Existem várias formas de notificar o recrutador da sua decisão, como enviando um e-mail ou fazendo um telefonema.
Uma boa ideia é ter uma abordagem dupla: redigir um e-mail, mas antes de enviá-lo, ligar para a pessoa que te entrevistou e informá-la da tua decisão por telefone. Essa é mais uma maneira de demonstrar profissionalismo e respeito pela disponibilidade e atenção que recebeu no processo seletivo.
Independentemente da abordagem, a pergunta é: como começar e o que dizer?
Agradeça
Poder recusar uma vaga de emprego é também um ótimo sinal sobre sua posição no mercado, especialmente em tempos de alta competitividade, como agora. Mas não deixe isso subir à sua cabeça.
Agradeça sinceramente e diga o quanto você os valoriza por terem te escolhido para a vaga e lhe oferecido a oportunidade. Além disso, diga a eles algo que você realmente admira na empresa para não deixar a fala muito genérica.
Seja honesto
Muitas razões podem levar alguém a desistir de uma vaga de emprego e é importante que você seja honesto (e muito educado) ao informar os recrutadores sobre a sua motivação.
Pois eles podem tentar ajustar a proposta para que você aceite a oferta, mas como não sabem os verdadeiros motivos da sua desistência, farão um esforço na direção errada e você ficará numa situação ainda mais desconfortável.
Talvez você tenha recebido uma contraproposta no seu emprego anterior, ou tenha sido surpreendido, ao final do processo seletivo, por alguma informação com a qual você não contava (como ter que se mudar de estado, ou a oferta salarial era muito abaixo do que você esperava).
Talvez os horários não sejam flexíveis e você ainda esteja terminando alguma especialização importante, ou a empresa fique muito fora de mão e passar horas no transporte não compense nesse momento.
Outros motivos comuns para a recusa de ofertas de emprego são a falta de identificação com a equipe e com os desafios que a empresa propõe.
Se for o caso de, por exemplo, você não se dar bem com alguém que eles já têm no time, nunca cite nomes, apenas diga que você acredita que tem um fit cultural diferente do da equipe.
Mas talvez você acredite que precisa de outros desafios na sua carreira e que se eles tiverem uma outra vaga, no futuro, em que você se encaixe melhor, você terá o maior prazer em fazer parte da equipe.
Como manter contato?
Pode ser que a oportunidade nunca surja novamente, ou que eles não a segurem pra você, então é importante manter contato.
Pergunte se vocês poderiam se conectar pelo LinkedIn e realmente procure se manter lembrado: envie um artigo interessante quando encontrar um, indique um ou outro profissional para uma vaga para a qual eles estiverem recrutando (inclusive indicar um bom profissional para a vaga que você recusou pode ser uma ótima ideia de manter uma boa impressão).
Quem é visto é lembrado!
Quer saber como buscar uma nova oportunidade sem alarde? Leia o nosso artigo!
Como a GeekHunter pode ajudar você com vagas de emprego mantendo as portas abertas
Existem boas práticas dentro desse assunto para você que se cadastrou na plataforma da Geek e que garantem a integridade de seus dados e, principalmente, a sua privacidade.
Um bom exemplo disso é a possibilidade de manter o seu perfil invisível, garantindo que não seja importunado quando não estiver interessado em novas oportunidades de emprego.
Desta forma, você continua usufruindo dos benefícios de estar na plataforma da GeekHunter e pode retornar o seu perfil em modo visível quando for necessário.
“O ideal é que você sempre seja sincero. A sinceridade é a porta de entrada para qualquer processo seletivo. Mas o melhor a se fazer é ficar invisível e retornar quando quiser mudar de emprego porque as empresas não veem com bons olhos quem fica simplesmente especulando. Entretanto, se o candidato apenas não quer trabalhar lá, é interessante explicar o motivo, por exemplo: as tecnologias não são atraentes para o seu perfil ou que está buscando outro tipo de oportunidade”
Günther Weissböck [Coordenador de CS da GeekHunter]
Você pode saber tudo sobre o assunto na série de artigos sobre como ter um perfil de sucesso na GeekHunter.
E caso você procure por novas oportunidades, confira também as melhores vagas para profissionais de tecnologia com busca específica por tecnologia e conte sempre com o time de especialistas da Geek para tirar as suas dúvidas e te levar aonde você quer chegar.