Conheça os profissionais mais procurados na área de TI do país

Com crise ou sem crise, os avanços tecnológicos continuam ditando o ritmo das empresas, exigindo investimentos para aumentar a eficiência, a produtividade e, por consequência, a competitividade. Para tanto, é fundamental contar com os profissionais certos da área de TI para desenvolverem soluções adequadas ao mercado e que garantam o diferencial de uma empresa.

Na corrida pelo destaque, existem alguns perfis profissionais que são mais procurados — e melhor remunerados também. Que tal saber quais são eles e o que você precisa saber para garantir sua vaga no mercado de trabalho? Confira:

Os profissionais mais procurados na área de TI em 2016

1# Desenvolvedores

Responsáveis pela resolução de problemas por meio da tecnologia e desenvolvimento de softwares, esses profissionais correspondem a 40% das vagas na área de TI, de acordo com levantamento da Conquest One. Isso porque são os responsáveis pela criação de softwares, sistemas e aplicativos, recursos que alavancam qualquer negócio. A grande demanda está no desenvolvimento de soluções mobile e também sistemas orientados à Internet das Coisas (IoT).

2# Suporte técnico

Quem vive de tecnologia precisa de suporte o tempo todo, por isso, a área de suporte técnico também está em alta e deve registrar 30% das vagas em 2016, de acordo com a Computer World. Essa área de TI tem como principal desafio manter todo o parque tecnológico das empresas em perfeito funcionamento, mitigando riscos e resolvendo problemas.

3# DBA

Administradores de bancos de dados também figuram entre os profissionais mais procurados na área de TI. 26% das empresas alegam ter planos de contratar esses profissionais nos próximos meses devido à grande quantidade de informação gerada pelas empresas ao longo de suas trajetórias, e acordo com a pesquisa realizada pela Computer World.

Apesar do crescimento dessas áreas, conseguir boas oportunidades de carreira não é uma tarefa simples. É fundamental aprimorar constantemente seus conhecimentos e entender o que as empresas buscam de cada perfil profissional.

O que você precisa saber para se destacar

É importante destacar que as demandas mudam constantemente, então adaptabilidade é um dos pontos chaves no mercado de TI. Há oportunidades desde posições que exigem um forte embasamento teórico e de arquitetura de sistemas, onde brilham linguagens como C#, VBA, .NET e Python, até posições voltadas para Front-End que exigem conhecimentos em softwares específicos como Photoshop, Illustrator e alto senso estético.

O ideal é estudar as empresas com as quais você se identifica, conversar com profissionais que já ocupam cargos que você procura e trilhar uma carreira de constante crescimento e aprendizado, aprofundando-se nos conceitos que mais domina.

Para os desenvolvedores, segundo a base de dados da GeekHunter, as qualificações mais em procuradas por empresas hoje em dia no Brasil são as seguintes:

1# JavaScript

Soluções web mais sofisticadas e interativas dependem cada vez mais de Javascript, o usuário se acostumou a serviços de maior qualidade com funcionalidades muitas vezes não tão triviais e o desenvolvedor deve estar preparado para essa demanda. Aprimorar seus conhecimentos na linguagem certamente o colocará em evidência para muitas empresas, especialmente as Millennials.

2# HTML/CSS

Bases da internet, HTML e CSS são altamente requisitados pelo mercado. Mesmo empresas tradicionais contam com equipes internas para manutenção de seus sistemas ou páginas. Com a expansão de plataformas integradas, como as que oferecem serviços na nuvem (SaaS), é natural que os profissinais de TI tenham que se especializar nestas linguagens de programação. A dica é manter um portfólio sempre atualizado e online para mostrar a possíveis empregadores.

3# Android

A proliferação dos aplicativos como ferramentas de interação entre empresas e clientes também está demandando dos profissionais de TI conhecimentos em desenvolvimento para o sistema operacional Android, que detém 78% do mercado de smartphones. Ter um app publicado conta muito, especialmente se tiver obtido um bom sucesso nos downloads.

Para melhorar ainda mais o seu currículo

Não se esqueça de que, na área de TI, é vital buscar certificações profissionais em cada uma das áreas em que você se especializar. São as certificações que enriquecerão seu currículo e trarão mais oportunidades de trabalho. Se você quiser saber quais são as certificações mais demandadas no mercado de trabalho, confira nosso post Conheça as 8 certificações em TI mais requisitadas no Brasil​ e comece a se planejar!

Outro diferencial é não ficar apenas na área técnica, mas buscar capacitação e certificações na área de gestão, como é o caso de governança em TI e gerenciamento de projetos. Uma certificação PMP, por exemplo, abre portas para que você se torne líder de projetos na empresa e avance ainda mais na carreira.

Você já atua em alguma dessas áreas de TI? Quais conhecimentos considera indispensáveis para se tornar um bom profissional? Deixe seu comentário!

Entre para a elite de desenvolvedores

Veja também

Comentários

Um comentário em “Conheça os profissionais mais procurados na área de TI do país

Comentários desabilitados.