Skip to main content
homem olhando para vários post its

Scrum Master: quem é e o que faz?

O Scrum Master (SM) não é uma figura exclusiva da área de TI. Apesar do framework scrum ser massivamente utilizado em equipe de desenvolvimento, a figura do SM pode estar presente em equipes de Marketing, Engenharia, Responsabilidade Técnica, entre outros.

Em resumo, o SM é bem-vindo em qualquer empresa que precisa de entregas ágeis, sem perda de desempenho. Para ter uma ideia da importância, no Brasil, o salário do SM varia de R$ 6 mil até R$ 20 mil (em grandes corporações). 

Mas por que tanta popularidade em TI?

O fato é que, em TI, a produtividade é o que manda. Imagine agora a priorização de demandas em um time razoavelmente enxuto. Daí que vem a o crescimento da demanda por Scrum Masters em equipes de desenvolvimento de tecnologia do mundo.

É um profissional de alto impacto, que só ganhará importância nos próximos anos. Mas, o que faz essa figura, quais suas habilidades natas e suas responsabilidades? Como ser um Scrum Master?

Leia o artigo 🙂

‘O que é’ um Scrum Master, afinal?

O Scrum Master pode receber muitas definições, mas uma que com certeza combina muito é “Dono do Scrum”. Ah, tudo o que você precisa saber sobre o método scrum está aqui.

Na equipe Scrum, o SM é o parceiro do Product Manager (PO) e o “facilitador” dos DEVs. Não pode ser tido como um líder de equipe, mas pode ser tido como um líder de operação, afinal, conhece como ninguém os problemas mais recorrentes do workflow.

Ele também deve prezar pelo desenvolvimento e pelo bem-estar da equipe

Por ter essa característica de ponte entre DEVs (operação) e PO (negócios), o Scrum Master é também a pessoa que absorve todas as dores do mercado e dos clientes e transforma isso em operação. É o guardião dos OKRs.

O SM também é o processador e o tradutor: ele ou ela, conhece bem o objetivo do produto, pela ligação com o PO e, por isso, tem a imcumbência de fazer acontecer, usando todos os recursos que tem a mão.

>>Leitura Recomendada:
Agile, Scrum ou Kanban: tudo o que você precisa saber!

Scrum Master: responsabilidades

homem colando post its na janela

Um bom Scrum Master não é apenas um gestor de operação, mas também um amigo do time de desenvolvimento. Por isso é tão comum que o Scrum Master seja alguém que já integrou o time de desenvolvimento, na parte da operação mesmo.

Para ser um bom Scrum Master, o profissional precisa ter uma habilidade muito distinta: a de congregar pessoas e fazê-las caminhar para um objetivo comum.

Confira as principais responsabilidades do Scrum Master:

Avaliação da execução das atividades

O SM é responsável por fiscalizar se as tasks estão sendo bem desempenhadas ou não, se estão alinhadas com as expectativas do PO e, claro, se estão sendo finalizadas as cada sprint.

Se ainda não conhece bem o método scrum, talvez não entenda de cara o que quer dizer sprint. Pois bem, sprint nada mais é do que os ciclos de cumprimento de tasks. O sprint pode ser semanal ou mensal.

O Scrum Master também deve avaliar o rumo que o projeto está tomando. O Scrum Master pode se perguntar:

    1. “Será que o que estamos fazendo resolverá os problemas que temos?”
    1. “Será que nossa priorização deve mudar ou não?”
  1. “O que será que está nos impedindo de cumprir totalmente os últimos sprints?”

Desenvolvimento de equipe

O Scrum Master também é o responsável por desenvolver a equipe. Como esse profissional é responsável pelo desempenho da operação, parece inteligente para o trabalho dele desenvolver pessoas, certo?

O Scrum Master pode ser relacionado a um treinador de futebol. Ele é tanto tático, como motivador.

Por ser um representante do Desenvolvimento, o Scrum Master deve ter uma ótima relação com a equipe e estar sempre atento(a) às suas necessidades, tanto físicas, mentais e emocionais como profissionais.

Remove impedimentos

Se pudéssemos elencar a atividade de maior responsabilidade do SM, seria essa. Mexeu com a produtividade, mexeu com o Scrum Master.

Isso porque o Scrum trata-se de uma metodologia ágil e seu objetivo central é produzir mais sem perder a qualidade. Isso é especialmente importante quando falamos de desenvolvimento de softwares e aplicações.

Para ilustrar melhor, alguns exemplos de impedimentos: computador estragou, falta na equipe, desentendimentos entre pessoas, problemas em infraestrutura, enfim, tudo que impeça o projeto de andar.

O Scrum é um mediador e organizador

O SM não é só o mediador de reuniões, não. O SM é elo entre o P.O e a equipe de planejamento. Aí você pode até questionar:

Um P.O pode ser um SM?

Na verdade, poder até pode, mas com essa conjuntura perde-se eficiência. O P.O terá que sair um pouco de pesquisas de mercado e de otimização do produto, para partir para um trabalho mais de gestão, que é o caso do SM.

É por isso que a parceria P.O e SM é tão necessária. É de toda a bagagem que o P.O traz que o SM extrai tasks para os próximos sprints.

E assim o ciclo vai construindo-se.

Mas se liga: Importante dizer também que o Scrum Master não é um líder de equipe, mas um parceiro do desenvolvimento, pois os representa e ajuda na execução do seu trabalho. O Scrum Master nunca demitirá alguém, mas pode participar da decisão.

As habilidades Scrum Master

O Scrum Master é um profissional com perfil muito distinto. É alguém naturalmente bom em administrar relações, mas também é alguém que sabe acelerar um projeto.

Vamos às principais características profissionais de um Scrum Master:

Bom ouvinte e coach

Por ser quase sempre alguém como uma personalidade apaziguadora e atraente, o Scrum Master desempenha papel de Coach muitas vezes. Apesar de existir uma figura específica para isso, o Agile Coach, não é toda empresa que opta por ter um.

Essa imcumbência, de ser um bom desenvolvedor de pessoas e ouvinte, fica quase sempre na mão do Scrum Master, pela sua característica de remover impedimentos e ajudar a equipe a produzir bem, acima de tudo.

Bom negociador e político

O Scrum Master não é só um cara (ou uma cara) bonzinho/boazinha. O Scrum Master também é alguém que sabe negociar e que sabe fazer política. 

Como esse profissional é a ponte entre P.O e DEVs, precisa ouvir ambas as partes, absorver suas necessidades e traçar sprints que atendam a todos.

Sim, nem sempre é possível agradar a todos, mas quem é SM, invariavelmente, vai ter que tentar. Um bom jogo de cintura é essencial!

Um ótimo problem solving

Um Scrum Master também é alguém ótimo em resolver problemas. E, claro, também é alguém que gosta disso. Gosta de desafios.

O Scrum Master passará a maior parte do seu tempo tentando remover impedimentos de um projeto e assistindo pessoas. Entende por que essa habilidade é 500% necessária?

Não à toa o salário do Scrum Master é um dos que mais cresce ano a ano. A habilidade de problem solving não é comum a todos os profissionais, na realidade é bem raro encontrar alguém realmente bom nisso. Mas SM é e por isso é tão valorizado.

Alta inteligência emocional

Essa característica está diretamente ligada às 3 anteriores. Sem inteligência emocional você não consegue fazer quase nada, apesar de que todo mundo tem seus níveis. Para ser SM você precisa, sim, ter um nível bem alto de I.E.

Se você for SM, deverá invariavelmente saber lidar com pressões, prazos apertados, reclamações, pessoas irritadas, e por aí vai…

Então, se quiser investir na carreira Scrum Master e não souber por onde começar, desenvolver sua Inteligência Emocional pode ser um bom ponto de partida.

Se você não sabe lidar com suas emoções, dificilmente será um bom político, negociador, ouvinte, coach e tampouco será bom em resolver problemas. Isso é um fato.

Humildade acima de tudo

O SM não é exatamente um líder. Como falamos, ele tem skills de líder, mas seu trabalho é fazer com que o Projeto ande e que os DEVs tenham tudo o que precisam para isso.

O SM também toma decisões estratégicas, porém mais relacionadas à operação. Quem toma as decisões de negócios e mais ligadas ao produto em si é o P.O.

Logicamente, o SM pode trazer visões de operação que o P.O não tem e, com isso, fazer valer suas hipóteses. No entanto, quem está mais ligado ao mercado e aos clientes é o P.O, o que faz com que as decisões de maior impacto saiam desse profissional.

Ao mesmo passo que absorve as decisões estratégicas do P.O, o SM também precisa ouvir os DEVs, sem empurrar demandas, apenas debater.

É preciso muito jogo de cintura, humildade e bom-papo para fazer negociações e, principalmente, fazer de um projeto uma história de sucesso.

E aí, o que achou da carreira de Scrum Master? Se você conhece alguém que busca vaga na área, apresente a Geek para ele. São mais de 2 mil vagas abertas 🙂

Scrum Master: quem é e o que faz?
5 (100%) 2 votes