livros de programação

10 livros de programação que vão mudar sua carreira

Como desenvolvedor, você deve encontrar novos desafios diariamente, certo? Mas como você busca ajuda quando precisa?

Você pode encontrar um recorte da solução num vídeo rápido ou em um artigo numa rede social, por exemplo, mas a base que concretiza o conhecimento está cimentada nos livros e neste caso, nos livros de programação.

A leitura é importante porque desenvolve a mente, inclusive, os cientistas defendem que é preciso manter constantemente a atividade dos neurônios, as células nervosas do órgão responsável pelo raciocíonio. Assim, o cérebro fica afiado e não atrofia, como um músculo quando não é utilizado.

E aí, vamos exercitar a mente com uma lista recomendada de livros de programação que todo desenvolvedor deve ler?

1- Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software

livros de desenvolvimento

Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode gerar problemas.

Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal desenvolvido. Mas não precisa ser assim segundo Robert C. Martin, autor do livro.

Você será um programador mais eficiente se praticar o conteúdo do livro com afinco.

O livro “Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software” está divido em três partes:

1- Princípios, padrões e práticas para criar um código limpo;

2- Estudos de caso e exercícios práticos;

3- Uma lista de heurísticas reunidas durante a criação dos estudos de caso.

O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.

Após ler este livro, você será capaz de:

  • Distinguir um código bom de um ruim;
  • Saber como escrever códigos bons e como transformar um ruim em um bom;
  • Criar boas funções, bons objetos e boas classes;
  • Formatar o código para ter uma legibilidade máxima;
  • Implementar completamente o tratamento de erro sem obscurecer a lógica;
  • Aplicar testes de unidade e praticar o desenvolvimento dirigido a testes.

Este é um clássico dos livros de programação e todo desenvolvedor seja iniciante ou não deveria ler seu conteúdo na íntegra ao menos uma vez na vida.

Saiba também como começar a práticar Código Limpo

2- Trabalho Eficaz com Código Legado

livros para programadores

Escrito por Michael C. Feathers, a obra trata do desenvolvimento ágil de software, com foco na criação de códigos limpos e em como o desenvolvimento incremental é importante na indústria de software.

Ideal para desenvolvedores que atuam com debugging, manutenção e também desenvolvem códigos do zero.

O livro “Trabalho Eficaz com Código Legado” aponta stratégias completas para um trabalho mais eficaz com bases de código legadas grandes e não testadas.

Partindo do material que criou para seus famosos seminários na Object Mentor, Michael C. Feathers apresenta todas as técnicas que usou para ajudar centenas de desenvolvedores, gerentes técnicos e testadores a manter seus sistemas legados sob controle.

Os principais tópicos abordados no livro são:

  • Mecânica de alteração de softwares: inclusão de recursos, correção de bugs, melhoria do design, otimização do desempenho;
  • Passagem do código por um framework de testes;
  • Criação de testes que protejam contra a introdução de novos problemas;
  • Técnicas que podem ser usadas com qualquer linguagem ou plataforma – com exemplos em Java, C++, C e C#- Identificação precisa de onde devem ser feitas alterações no código
  • Manipulação de sistemas legados não orientados a objetos;
  • Manipulação de aplicativos que pareçam não ter estrutura.

Confira nosso Guia Completo de como lidar com software legado.

3- Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos

livros de desenvolvimento

Mais uma obra clássica entre os livros de programação e referência de assunto, no caso sobre Padrões de Projeto (Design Patterns).

O livro “Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos” foi escrito por um time de peso: Ralph Johnson, Erich Gamma, John Vlissides e Richard Helm. Quatro arquitetos de sistemas orientados a objetos.

No livro constam os 23 padrões de design para sistemas com soluções simples e objetivas para os problemas mais comuns de engenharia de software.

4- Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes

livro de refatoração

O livro “Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes” é uma obra fundamental para entender conceitos sobre refatoração, um dos princípios mais importantes de uma das metodologias ágeis mais famosas e populares no mundo

E não poderia ser por menos, o material foi escrito por Martin Fowler em parceria com Kent Beck, um dos fundadores do Extreme Programming.

O ponto central do livro é ensinar você sobre como refatorar códigos de forma adequada e extrair o máximo do software.

5- But How Do It Know? – The Basic Principles of Computers for Everyone

livro sobre programação para desenvolvedores

Não sei se existe alguma versão deste livro em português, ao menos nunca entrei no mercado editorial brasileiro.

Mas a obra é fantástica e vale a indicação mesmo em outro idioma.

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, sonhou com alguma tecnologia capaz de transferir o conhecimento de uma pessoa para outra, sem muito esforço, certo?

Talvez isso nunca venha a existir, mas o mais próximo disso é o livro “But How Do It Know? – The Basic Principles of Computers for Everyone“.

É como se você pudesse ir absorvendo toda a experiência de alguém que já vivenciou de tudo na profissão.

Este livro expõe os maiores segredos da computação para todos os desenvolvedores. Mas principalmente se você estiver iniciando na profissão.

Foi escrito por um veterano de 40 anos que busca em cada página desvendar o mistério por trás do desenvolvimento de software e permitir que você obtenha uma compreensão plena das situações.

No fim das contas, é um dos livros de programação sobre reflexão que mais deve surpreender você.

6- Domain-Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software

domain-driven design para programadores

Eu sei que já falamos de Padrões de Projeto, mas aqui o foco é DDD: Domain Driven Design, ou projeto orientado à domínio.

Uma arquitetura de software muito procurada, o DDD não é uma leitura ideal para iniciantes, mas obrigatória para quem pretende se desenvolver como um engenheiro de software profissional.

Reunindo práticas de design e implementação, o livro “Domain-Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software” incorpora vários exemplos baseados em projetos que ilustram muito bem quanto à pratica.

Com este livro em mãos, você irá aprender:

  • Teoria e conceitos importantes sobre DDD;
  • Criar modelos de domínio valiosos e úteis;
  • Transformar modelos em implementações de softwares e de alta qualidade.

7- O Mítico Homem-mês: Ensaios Sobre Engenharia de Software

livro para programar

Não poderia faltar um dos livros mais clássicos dentre os livros de programação sobre Gestão de Projetos de Software, correto?

E dentro do assunto, ano após ano, desde 1975, o livro “O Mítico Homem-mês: Ensaios Sobre Engenharia de Software” tem sido usado como referência.

O argumento base da obra é o de que grandes projetos de programação sofrem de problemas de gestão cuja natureza difere dos projetos pequenos em função da divisão das tarefas.

Com uma rica mistura de fatos sobre engenharia de software e opiniões que provocam reflexões, Frederick Brooks oferece sua visão para todos aqueles que lidam com a gestão de projetos complexos.

Os ensaios deste livro vêm diretamente de experiências pessoais de Frederick como gerente de projetos para empresas como a IBM, por exemplo.

8- Algoritmos: Teoria e Prática

livro sobre algortimo

Popularmente conhecida como a bíblia dos algoritmos, é uma obra obrigatória para todas as bibliotecas de tecnologia.

Usado por profissionais, pesquisadores e professores tanto para uso teórico quanto consultivo, o livro “Algoritmos: Teoria e Prática“, é referência mundial no assunto.

Thomas Cormen é autoridade máxima no assunto e neste livro ele reuniu tudo o que é mais relevante para você aprender sobre algoritmos.

O livro ainda contém exercícios práticos e resolvê-los é um grande desafio que vai fazer você se desenvolver ainda mais na sua profissão como desenvolvedor.

9- O Programador Pragmático – De Aprendiz A Mestre

programador pragmático livro

O livro “O programador pragmático – De Aprendiz A Mestre” é um dos livros mais comentados sobre programação.

E não é em vão. Ele é repleto de dicas profissionais práticas que podem ajudar você em seus projetos e a transformá-lo num desenvolvedor melhor.

Mesmo atualmente, depois de mais de 20 anos de lançamento, a obra continua extremamente relevante.

Com o livro você irá aprender principalmente:

  • Responsabilidades profissionais;
  • Desenvolvimento de carreira;
  • Técnicas arquitetônicas de software.

O livro é direto e divertido de ser lido. Os capítulos e seções são bem curtos, o que proporciona uma leitura agradável. Se você ainda não leu, vai adorar!

10- Cracking the Coding Interview: 189 Programming Questions and Solutions

livro entrevista programador

Mais um livro em inglês na lista, infelizmente também não encontrei lançado no Brasil em nosso idioma, mas o que não deve ser nenhum problema para você, certo?

Este é um livro fundamental para quem quer entender um pouco mais sobre entrevistas técnicas de desenvolvedores e, claro, como se sair bem numa.

O livro “Cracking the Coding Interview: 189 Programming Questions and Solutions” é o resultado de centenas de entrevistas do autor, Gayle Laakmann McDowell, com engenheiros de software.

No folhear das páginas, você irá descobrir detalhes ocultos de uma pergunta, saber como dividir um problema em partes gerenciáveis, desenvolver técnicas para se desvencilhar de problemas, aprender (ou re-aprender) os principais conceitos de ciência da computação e praticar como se estivesse sendo entrevistado.

Confira também algumas dicas para gabaritar na entrevista de emprego como desenvolvedor.

Curtiu a lista? Qual seu livro de programação favorito? Qual faltou nesta lista? Deixe seu comentário!

Compartilhar
You May Also Like