1. Início
  2. Big Data
  3. 5 ferramentas de Big Data para você conhecer

5 ferramentas de Big Data para você conhecer

imagem roxa com texto branco

Você com certeza já sabe o que é Big Data, certo? Agora que tal conhecer algumas ferramentas de Big Data que te permitem colocar a mão na massa?

Calma aí, isto não é uma receita de bolo! Mas, as 5 ferramentas escolhidas no texto podem ser utilizadas em conjunto e são capazes de fornecer resultados importantes durante o ciclo de vida de um projeto em Big Data.

Primeira ferramenta: Anaconda

imagem roxa com 5 ferramentas big data para você aprender e logo da anaconda

Anaconda é definida como uma distribuição das linguagens Python e R para computação científica, utilizada por milhões de usuários ao redor do mundo.

Ela foi classificada entre as melhores plataformas para Data Science e Machine Learning.

Possui pacotes específicos para Ciência de Dados que podem ser instalados em diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux e MacOS).

Também pode ser considerada uma plataforma de desenvolvimento pois, ao optar por sua utilização em um projeto de Big Data, todos os pacotes mais utilizados em Ciência de Dados e Machine Learning são instalados em conjunto.

Além disso, sua instalação disponibiliza uma interface Web que permite o uso de aplicações nativas como Jupyter Lab, com isso os usuários podem criar e compartilhar documentos que combinam live code com texto narrativo.

Além disso, conta com equações matemáticas, visualizações e outros tipos de interação.

Outras bibliotecas muito utilizadas em conjunto com a plataforma são: Scrapy (coleta dados da Internet), NumPy (manipula arrays e matrizes multidimensionais), Pandas (fundamental para realizar a análise dos dados) e Matplotlib (visualização de dados).

>>Leitura Recomendada:
Big Data: Quais são os melhores softwares?

Segunda ferramenta Big Data: Splunk

imagem roxa com 5 ferramentas big data para você aprender e logo da splunk

Esse software é muito interessante e muito útil em tempos de IOT, pois agrega em uma única solução as funcionalidades de coleta, pesquisa, monitoramento e análise de grandes volumes de dados gerados por máquina, por meio de uma interface Web.

É mantido pela empresa que dá nome à ferramenta e disponibilizado em uma versão free, com algumas limitações.

O software permite, em poucos passos, iniciar a geração de relatórios a partir de grandes volumes de dados, sem que seja necessário desenvolver código.

Também é interessante para aplicações de Big Data, quando há necessidade de gerar alertas em tempo real.

Em resumo, Splunk é uma ferramenta de monitoração que vai desde análise de logs até redes sociais e pode ser usada tanto para times de TI que querem monitorar serviços e sistemas quanto pelo pessoal de marketing que deseja acompanhar as postagens nas redes sociais de uma empresa.

Terceira ferramenta: Spark

imagem roxa com 5 ferramentas big data para você aprender e logo da spark

Desenvolvido na Berkeley University, Spark é um framework para computação distribuída mantido pela renomada Apache Software Foundation, permitindo o processamento de dados em paralelo.

Por priorizar o processamento de dados in-memory, garante muita velocidade de processamento e capacidade de operação em grandes volumes de dados.

Também possui tolerância a falhas e um módulo que permite a integração com a linguagem SQL para aplicações Big Data.

Outra característica importante é o processamento de Streaming de Dados, o que faz dessa ferramenta ser utilizada por grandes players como a Netflix (veja aqui a apresentação de um case no evento Spark + AI Summit 2019).

O framework também é compatível com as linguagens Python, Java e Scala, além de possuir outros módulos para Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.

>>Leitura Recomendada:
Os 5 melhores frameworks de Python

Quarta ferramenta Big Data: Knime

imagem roxa com 5 ferramentas big data para você aprender e logo da knime

Knime é uma plataforma open source e gratuita para manipulação e análise de dados (e também mineração de dados), que permite a criação de relatórios a partir da integração entre diferentes fontes de dados.

A ferramenta permite que você crie data flows (ou pipelines), guiando os passos para a análise de dados que deseja realizar.

A partir de blocos que são “encaixados”, há a possibilidade de integração com scripts e extensões para Big Data e Aprendizado de Máquina, possibilitando que você crie seus fluxos de dados em uma modelagem visual, de fácil compreensão.

A partir daí, basta clicar em “Execute” e deixar os resultados fluírem na sua tela.

Destaca-se também a possibilidade de realizar análise preditiva, que é a parte mais importante de qualquer projeto de análise de dados (depois de tratar e preparar os dados, é claro!).

E ainda é possível escolher entre diversos tipos de algoritmos a serem usados. Se você quer explorar essa ferramenta veja este curso gratuito, na plataforma Coursera.

Quinta ferramenta Big Data: MongoDB

imagem roxa com 5 ferramentas big data para você aprender e logo da mongo db

The database for modern applications”, é assim que o próprio desenvolvedor o define!

É um dos principais bancos de dados NoSQL (Not Only SQL) disponíveis no mercado, open source e disponível para Windows, Linux e MacOs.

Se você está interessado em atuar na área de Ciência de Dados ou com projetos de Big Data, essa ferramenta é muito indicada para armazenamento de dados não estruturados.

Ela funciona como um banco de dados orientado a documentos, com grande desempenho, tanto para operações de escrita, quanto leitura.

Além de possibilitar, de forma simples, a construção de consultas em ambientes de computação distribuída.

Um ponto determinante em Bancos de Dados é a propriedade conhecida pela sigla ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), a qual foi incluída no MongoDB a partir da sua versão 4.0.

Você ficou curioso sobre de onde vem o nome MongoDB? É por causa da sua escalabilidade e capacidade de tratar grandes volumes de dados. O nome vem da palavra “Humongous”, que significa imenso.

Conclusão

imagem roxa com conclusao escrito

Então, que tal arregaçar as mangas e botar a mão na massa? Ainda existem muitas ferramentas disponíveis para diferentes objetivos, mas focar em algumas lhe permitirá conhecer melhor os conceitos de Big Data e aumentará seus skills para os próximos passos na área.

Categorias

Leituras Recomendadas

Quer receber conteúdos incríveis como esses?

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do universo de TI e carreiras tech.