Por que não aprender como turbinar a sua carreira como desenvolvedor com quem é megacolaborativo com a comunidade? 🚀
Em primeira mão, convidamos o Andrei Calazans, mestre na arte do React, para trocar uma ideia e dar dicas de como alavancar na profissão fortalecendo a comunidade. 🤝
Numa conversa recheada de hacks, Andrei nos contou sobre como fez para chegar onde chegou: hoje ele faz parte da equipe de verificação técnica da G2i, responsável por verificar com entrevistas técnicas e revisões de código o conhecimento técnico dos engenheiros com base em sua experiência em React e React Native.
Sem mais delongas, vamos aos hacks:
Hack #01 – Estudar 📚
O primeiro hack de Calazans é ESTUDAR! É difícil se tornar desenvolvedor APENAS com a faculdade, então, aprenda a aprender. Leia os conteúdos do GeekBlog ou para quem está começando do zero, o Freecodecamp.org é outra fonte aberta e gratuita para você estudar.
O crescimento composto é muito importante porque isso, a longo prazo, tem um impacto muito grande na sua vida!
Este conceito, Andrei retirou do livro Hábitos Atômicos, de James Clear.
Crie o hábito de estudar diariamente o quanto antes. Além disso, pesquisar e buscar mentores é fundamental! Não tenha medo!
Hack #02 – Consumir conteúdo em inglês 🗣
Boa parte do mundo de desenvolvimento está em inglês e, se você se aprimorar no idioma, vai consumir o mais recente conteúdo da comunidade.
Existe um especialista em linguística chamado Stephen Krashen, professor emérito da University of Southern California, ele afirma que a forma mais eficaz de você aprender um novo idioma é por meio da leitura passiva, ou seja, você ler por conta própria.
Se você criar o hábito de ler em inglês e buscar entender aquilo, com o tempo você vai compreendendo tudo o que está contido no texto.
Além do mais, você vai poder seguir engenheiros e pessoas muito inteligentes que estão criando conteúdo novo em inglês. Assistir palestras em inglês, estudar em inglês e isso diretamente na fonte primária. Para Andrei esse foi um megahack!
Hack #03 – Investir em tecnologias novas 😎
Isto está bem alinhado com o hack #01: estudar (aprenda a aprender).
Dificilmente os desenvolvedores se tornarão seniors em novas linguagens logo após o seu surgimento, pois não há tempo hábil pra isso.
Como poucos profissionais saberão usar as novas tecnologias, é a chance de quem está começando ou tem menos experiência de se aproximar dos mais experientes.
Foi o que aconteceu com o Andrei. Ele começou na época do início do React e isso possibilitou-o a ser um especialista na linguagem com o passar do tempo e hoje é uma referência no assunto.
Foque em uma coisa e aprenda isso muito bem!
Hack #04 – Trabalhar em uma Startup 🤯
A Startup te possibilita ter um desafio, fazendo você desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas de uma maneira mais acelerada.
Pelo fato de Startups não ter muito recursos, o profissional deve se virar para resolver qualquer problema, é uma escola prática.
A mentalidade de resolver qualquer problema, mesmo que não saiba como resolver só existe em Startups, ao menos com a mesma dinâmica.
Numa Startup você vai aprender sobre produto, ferramentas e pessoas.
Hack #05 – Gerar um “Online Footprint” 👣
O que diabos é isso? Basicamente é uma pegada online, seu portfolio, um marco digital dizendo quem é você.
Hoje, para ser desenvolvedor, você precisa apresentar uma experiência, não necessariamente ser formado na área.
A sua presença online é essencial para a sua carreira e, com o tempo, você começa a ajudar muito a comunidade.
Você não precisa ser um expert no assunto para produzir conteúdo, você só precisa ser engajado e interessado para ter um diferencial.
E aí, qual hack foi o seu preferido? Deixe seu comentário, crie seu perfil em nossa página de vagas e compartilhe o conhecimento também com outros desenvolvedores!