É de conhecimento geral que o Java Android surgiu, provavelmente, para tornar o desenvolvimento mobile mais confortável. Nos dias atuais, Java é a linguagem mais usada para comércio eletrônicos e aplicações simples para o sistema operacional Android, por isso essa junção.
Se você caiu de paraquedas neste artigo, busque estudar mais a fundo sobre a linguagem para se familiarizar com a sintaxe da linguagem de programação.
5 melhores linguagens de programação para Android
Meu início com Java Android
Com a experiência que tive com Android, foi complicado para mim entender a parte de importar bibliotecas, classes, estender, herdar-las e, até mesmo, entender por que utilizar Java?
Reforçando ainda, eu era apenas uma aprendiz e logo encantei pela ideia em fazer aplicativos para celulares ou explorar essa tecnologia para outros projetos, mas procurei estudar e aperfeiçoar o conhecimento, sempre tendo um mentor para me orientar.
Nessa fase de aprendiz, confesso que tive muitas dificuldades com a questão de IDE, até porque busquei dominar a linguagem antes e, logo mais, conheci o Android Studio.
Pesquisei suas funcionalidades e percebi que era tudo que precisava para compreender e aprofundar mais sobre esse mundo mobile.
O que é programação em Java?
O Java tem base na Linguagem C e é uma das linguagens mais eficazes no desenvolvimento de programas. Tudo que usamos nos dias atuais é em Java.
Na sua produção, o compilador gera bytecode, que são código fonte intermediário, e executa por uma Máquina Virtual (JVM). A Máquina Virtual é um programa que interpreta os bytecodes e logo efetua a compilação.
O desenvolvedor precisará compreender o objeto criado, junto com as operações que irão ocorrer e serão executadas.
A vantagem de Java é sua portabilidade porque pode ser executada em várias plataformas como Windows, Mac, Linux e outros derivados.
O que é o Android?
É um sistema operacional que foi desenvolvido numa colaboração de várias empresas (inclusive o Google), conhecida como OHA.
Primeiro foi trabalhado em um desenvolvimento de uma tecnologia nova e de grande porte, até que surgiu a iniciativa de criar uma interface baseada em manipulação direta para dispositivos móveis, através do toque sensível na tela. Mas, atualmente, o Android está em smartphones e tablets.
Se quiserem aprofundar mais sobre essa história, está num artigo chamado A história do sistema operacional Android.
O que eu preciso para desenvolver para o Android?
Ter conhecimento em programação, podendo desenvolver tanto no Windows, Linux e outros.
Não se assuste, a plataforma Android tem ferramentas gratuitas e disponíveis, para ajuda no desempenho da aplicação que deseja começar.
As tecnologias que você precisa instalar são:
- JDK – Java Development Kit;
- Android SDK;
- IDE, recomendo o Android Studio.
Não fique desesperado para ter um aparelho Android em mãos!
O SDK inclui um simulador para rodar as aplicações desenvolvidas, mas antes de postar no Google Play, verifique se o protótipo está de acordo com suas expectativas e sempre teste em algum smartphone.
Então, se achar difícil a programação ou erros em compilações, não desista do projeto, procure achar soluções ágeis para melhorar seu empenho, neste caso, veja tutoriais ou explicação sobre terminada função que está desenvolvendo.
Por que utilizar o Android Studio?
É a plataforma mais usadas para aprendizes que estão querendo ter conhecimento da área de mobile.
Existem pessoas que criticam o Android Studio por ser pesado e por incluir bibliotecas exageradas, já que precisa de um computador que aguente. A documentação é muito útil e pode te ajudar a entender melhor esses aspectos de otimização do ambiente porque explica os requerimentos de uma forma bem clara.
Quero destacar ainda que um passo inicial para alguém começar através deste sistema, precisa ter conhecimento em programação e claro, lógica.
Pois, na linguagem Java podemos trabalhar o polimorfismo e entender o ramo de estender classes e herdá-las, mas o principal mesmo é ter noção do que você está fazendo.
No meu caso, através do Android Studio, aprendi fazer app de games e coloquei toda minha criatividade na aplicação, mas, muitas vezes, travou e tive problemas com as bibliotecas.
O que eu fiz? Busquei entender, pesquisando e pedindo orientação. Acho útil começar por essa plataforma de início e, logo mais, avançar em outras tecnologias no mercado.
As tecnologias mais profundas são aquelas que desaparecem. Elas se entrelaçam com o cotidiano até que se tornem indistinguíveis dele
WEISER, 1991, p. 19
Essa analogia te faz pensar que qualquer plataforma que aprendemos desde o início, talvez não seja substituída, mas pode ter melhorias e se tornar uma ferramenta incrível.
O Android Studio facilita muito para aprendizagem, encaminhando xml com configurações e separado por pastas, visando o desempenho do usuário que irá mexer no software.
Qual é a importância do desenvolvimento de aplicativos em Java Android?
Quando se trata de desenvolvimento de um aplicativo, gera muita discussão sobre qual linguagem usar, certo?
Quando programamos em Java, incluímos o SDK para utilizar suas ferramentas disponíveis porque lá podemos colocar toda criatividade que temos.
Entretanto, abordando que Java é uma linguagem de programação que está em toda parte, seja no seu celular, em veículos, em pequenos robôs e em muito mais, podemos concluir que a linguagem está rodando em quase todo lugar.
Por que o Google usa Java Android? Porque é bem mais fácil aprender durante o desenvolvimento orientado a objetos e também ajuda a manter um sistema com flexibilidade e ainda extensível.
Na minha opinião, Java é melhor para lidar com aplicações Android, porque quase tudo nele está num celular, hardware e equipamentos eletrônicos.
Alguns desenvolvedores dizem que Java é lento, pesado e etc. Isso depende de qual aplicação irá fazer, aliás, faça o melhor, use a criatividade e se divirta nesse mundo mobile!
Até a próxima, turma! 😀