back-end e front-end

Back-end e Front-end: Principais diferenças!

Fala galera, beleza? GeekHunter e Diego Alencar mais uma vez com vocês e, dessa vez, para batermos mais um papo sobre um assunto de total relevância no mundo da tecnologia: desenvolvimento back-end e desenvolvimento front-end e as suas principais diferenças.

Então, sem mais delongas, vamos nessa!

O que é Back-end e Front-End?

Back-end e front-end são as partes fundamentais do desenvolvimento de software.

Os sites que você acessa e navega, os aplicativos presentes em seus dispositivos móveis, os sistemas web os quais você interage comprando ou vendendo alguma coisa, todos eles possuem essas duas principais partes que se encarregam de entregar o produto ou serviço esperado.

O que é um desenvolvedor Front-end

Você acessou o site da GeekHunter e visualizou toda a página com os principais artigos organizados, menu de navegação categorizado e layout definido com as cores branco e roxo como principais? Maravilha!

Você visualizou e interagiu com o front-end do site da Geek.

Ou seja, tudo aquilo que o usuário consegue visualizar, clicar ou ter algum outro tipo de interação, o front-end é o responsável por fazer isso acontecer.

Capacidade de resposta e desempenho são dois objetivos principais do front-end.

O desenvolvedor deve garantir a responsividade, ou seja, que ele apareça corretamente em dispositivos de todos os tamanhos, nenhuma parte do site deve se comportar de maneira anormal, independentemente do tamanho da tela.

Todo detalhe é importante, visto que o usuário que está acessando um site ou aplicativo está desde consumindo conteúdo que ele julga relevante ou até realizando uma compra, por exemplo.

Nada pode ser mais desagradável que uma interface nada amigável e que faça o usuário desistir de deixar um pouco dos dois maiores ativos que ela possui: tempo e dinheiro.

Vagas para desenvolvedor front-end

Linguagens de Front-end:

São exemplos de linguagens front-end:

HTML

HTML significa Hyper Text Markup Language. Ele é usado para projetar a parte do front-end de páginas da web com sua linguagem de marcação e hipertexto.

O hipertexto define o link entre as páginas da web e a linguagem de marcação é usada para definir a documentação de texto dentro da tag que define a estrutura das páginas da web.

Tudo sobre HTML para front-ends

CSS

CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis.

Ele permite que você aplique estilos a páginas da web e que você faça isso independentemente do HTML.

Editor HTML, CSS e JavaScript: qual você deve usar em 2020

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de programação usada para provocar a interação do usuário junto a um site ou aplicativo. Ele é quem permite implementar jogos legais e software baseado na web.

Confira este guia para iniciantes na linguagem JavaScript.

Hoje ela é a linguagem mais utilizada e é suportada por todos os grandes navegadores do mercado sem que o usuário tenha que instalar nenhum plug-in para tal.

10 frameworks e bibliotecas JavaScript mais importantes do mercado

O que é um desenvolvedor Back-end

Por outro lado, o back-end é a parte que ninguém está vendo, ou seja, tudo que roda no servidor atrelado a inteligência do site ou aplicativo para entregar o que o front-end usa, é o back-end que executa.

De certa maneira, o back-end trabalha para o front-end e, com a junção das duas partes, o resultado é atingido e a entrega do produto ou serviço é concluída para o usuário final.

Importante frisar que, dentre algumas atribuições técnicas, é nessa parte que é definido como o servidor irá se comunicar com o banco de dados da aplicação bem como tratar a comunicação do front-end com o servidor utilizado.

Além disso, também deve definir se existirá ou não uma camada de cache informando para o navegador o que ele pode guardar localmente e o que ele precisa retornar constantemente para o servidor, configuração de servidor de e-mail utilizado etc.

Também, aqui a comunicação dever objetiva de tal maneira que seja identificado o que funciona, o que não funciona, e como tratar os erros minimizando a possibilidade de retorno desses problemas.

Vagas para desenvolvedor back-end

Linguagens de Back-end:

São exemplos de linguagens de back-end:

PHP

O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor projetada especificamente para desenvolvimento web.

Programar em PHP: como começar?

Java

Java é uma das linguagens e plataformas de programação mais populares e amplamente utilizadas. É famosa também por ser altamente escalonável.

Desenvolvedor Java: porque você precisa saber o que eu sei

Python

Python é uma linguagem de programação que permite trabalhar rapidamente e integrar sistemas com mais eficiência. Muito popular e feita para ser simples e prática.

10 livros de Python que todo dev especialista deve ler

Qual a diferença entre front-end e back-end

front-end e back-end diferenças

O desenvolvimento do front-end e do back-end são bastante diferentes um do outro, mas, ainda assim, são dois aspectos do iceberg, uma parte você vê e outra não, mas ambas estão lá.

Ou seja, o front-end é o que os usuários veem e interagem, e o back-end é a base que sustenta tudo.

Digamos ainda que front-end é a parte do site que os usuários podem ver e interagir, como a interface gráfica do usuário (GUI) e a linha de comando, incluindo o design, menus de navegação, textos, imagens, vídeos etc.

E back-end, ao contrário, é a parte do site os usuários não podem ver e interagir.

Para nunca mais esquecer a diferença aí vai uma dica: Front-end trata de sensibilidade e back-end de comunicação. 😉

Lembre-se: Parado leia, andando ouça, mas nunca pare de aprender!

Compartilhar
You May Also Like